A política de educação permanente na V Regional de Saúde de Pernambuco: o papel da CIES
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/26695 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi analisar a implementação da Política de Educação Permanente na V regional de saúde de Pernambuco. A metodologia baseou-se na análise de documentos da V regional de PE, dos Planos Estaduais de Saúde de PE, do Plano de Ação Regional de Educação Permanente em Saúde da V regional de PE, dos Relatórios Anuais de Gestão da Saúde de PE e de atas de reunião da CIES da V regional. Ao final foi realizada uma análise de política parcial, focando em um aspecto específico do ciclo da política: a implementação. A análise baseou-se nos modelos clássicos top down e bottom up: no primeiro tem-se uma visão objetiva e concreta da política, centra-se na questão de mecanismos de controle sobre os agentes implementadores para que os objetivos da política sejam atingidos; no bottom up o processo de negociação mantém-se durante a fase de implementação, provocando efeitos de baixo para cima, modificando a própria concepção de partida. Utilizou-se uma abordagem integrada dos dois modelos clássicos por considerar que ambos contribuem para a compreensão do processo de Implementação. Constatou-se que a implementação da política não está concluída, ela está em processo, diante disso é preciso que se dê atenção aos seguintes pontos para que os desafios sejam superados: descentralização da Política de Educação Permanente em relação aos recursos financeiros e à gestão, maior apoio técnico da Secretaria Estadual de Saúde de PE e fortalecimento das CIES regionais. |
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Gonzaga, Amanda Wanderley Lopes GarciaMedeiros, Kátia Rejane deSantos, Francisco de Assis da SilvaAcioli, Raquel Moura LinsMedeiros, Kátia Rejane de2018-06-01T12:55:32Z2018-06-01T12:55:32Z2018GONZAGA, Amanda Wanderley Lopes Garcia. A Política de Educação Permanente na V Regional de Saúde de Pernambuco: o papel da CIES. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde Pública) – Instituto Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, Recife, 2018.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/26695O objetivo do estudo foi analisar a implementação da Política de Educação Permanente na V regional de saúde de Pernambuco. A metodologia baseou-se na análise de documentos da V regional de PE, dos Planos Estaduais de Saúde de PE, do Plano de Ação Regional de Educação Permanente em Saúde da V regional de PE, dos Relatórios Anuais de Gestão da Saúde de PE e de atas de reunião da CIES da V regional. Ao final foi realizada uma análise de política parcial, focando em um aspecto específico do ciclo da política: a implementação. A análise baseou-se nos modelos clássicos top down e bottom up: no primeiro tem-se uma visão objetiva e concreta da política, centra-se na questão de mecanismos de controle sobre os agentes implementadores para que os objetivos da política sejam atingidos; no bottom up o processo de negociação mantém-se durante a fase de implementação, provocando efeitos de baixo para cima, modificando a própria concepção de partida. Utilizou-se uma abordagem integrada dos dois modelos clássicos por considerar que ambos contribuem para a compreensão do processo de Implementação. Constatou-se que a implementação da política não está concluída, ela está em processo, diante disso é preciso que se dê atenção aos seguintes pontos para que os desafios sejam superados: descentralização da Política de Educação Permanente em relação aos recursos financeiros e à gestão, maior apoio técnico da Secretaria Estadual de Saúde de PE e fortalecimento das CIES regionais.The purporse of this study was to analyze the implementation of Policy on Permanent Education in the V regional health of Pernambuco. The methodology was based on the analysis of documents from V Regional of PE, State Health Plans of PE, Regional Plan of Permanent Education in Health of the Regional V of PE, Annual Health Management Reports of PE and minutes of meeting of CIES of Regional V. At the end a partial policy analysis was carried out, focusing on a specific aspect of the policy cycle: the implementation. The analysis was based on the classic top-down and bottom-up models: the first one has an objective and concrete view of the policy, focuses on the issue of mechanisms of control over the implementing agents so that the objectives of the policy are achieved; in the bottom up the negotiation process remains during the implementation phase, taunting effects from the bottom up, modifying the starting conception itself. An integrated approach of the two classic models was used because they both contribute to the understanding of the Implementation process. It was found that the implementation of the policy is not complete, it is in process, in front of this it is necessary to pay attention to the following points so that the challenges are overcome: decentralization of the Permanent Education Policy in relation to financial resources and management, greater technical support from the State Health Department of PE and strengthening of regional CIES.2019-03-26Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.porEducação em SaúdeEducação ContinuadaDescentralizaçãoRegionalizaçãoPolíticas Públicas de SaúdeHealth EducationEducation ContinuingDecentralizationRegional Health PlanningPublic Health PolicyEducação em SaúdeEducação ContinuadaDescentralizaçãoRegionalizaçãoPolítica de SaúdePolíticas Públicas de SaúdeBrasilHumanosA política de educação permanente na V Regional de Saúde de Pernambuco: o papel da CIESThe policy of permanent education in the Regional V of Health of Pernambuco: the role of CIESinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2018-02-02Departamento de Saúde ColetivaFundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães.Mestrado AcadêmicoRecife/PEPrograma de Pós-Graduação em Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83092https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/26695/1/license.txt447f2497af1ef5cf99b5c07f6fa18dceMD51ORIGINALDissertação completa_FINAL_Amanda.pdfDissertação completa_FINAL_Amanda.pdfapplication/pdf992271https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/26695/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20completa_FINAL_Amanda.pdfcb4096808e435ac6be87789dbb3790ecMD52TEXTDissertação completa_FINAL_Amanda.pdf.txtDissertação completa_FINAL_Amanda.pdf.txtExtracted texttext/plain336852https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/26695/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20completa_FINAL_Amanda.pdf.txt1582802922a2b64db61e48868efb5752MD53icict/266952023-10-03 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