As Políticas de Educação Profissional em Saúde no Contexto da Dengue: a perspectiva dos agentes de combate às endemias
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/49044 |
Resumo: | A partir de um caráter multiprofissional e interdisciplinar, constitutivo da problemática da dengue, este trabalho tem por objetivo principal analisar os aspectos que constituem a qualificação profissional dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), bem como suas vivências relacionadas à sua formação e práticas de trabalho. A partir de uma abordagem qualitativa, o percurso metodológico estruturou-se conforme as seguintes etapas: (1) Análise documental das diretrizes e programas de formação profissional voltados para os ACE no que se refere ao tema da dengue; (2) Análise dos processos de construção de identidades dos ACE relacionados a sua formação e práticas de trabalho, a partir de grupos focais. Considera-se que ações e políticas mais integradas e intersetoriais podem auxiliar nas práticas de formação e de trabalho do ACE, auxiliando-o a se reconhecer como pertencente a uma categoria profissional, com espaço específico para sua organização e mobilização político-institucional. Verificou-se, ainda, que uma minoria dos ACE que participaram na pesquisa recebeu formação precípua. Todos desconheciam o protocolo de execução de suas atividades e, definiam por si mesmos os processos de trabalho em seu cotidiano. Os agentes apresentaram dificuldade de se identificarem como pertencentes à categoria “trabalhadores da saúde”. Essas condições dificultaram o seu reconhecimento por parte da sociedade e pelo próprio setor da saúde, tornando-os “invisíveis” ou “não identificados”. Assim, as identidades possíveis construídas pelos ACE são aquelas alicerçadas no vínculo afetivo e social com os moradores e com o seu cotidiano de trabalho. Conclui-se que a institucionalização de uma política de educação profissional sólida e direcionada aos ACE, bem como o fortalecimento das identidades profissionais desses agentes, podem contribuir para um avanço significativo na prevenção e no controle de vetores e da dengue. |
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Evangelista, Janete GonçalvesPimenta, Denise NacifReis, Débora D’AvilaCarmo, Rose FerrazCarvalho, Fabiano DuartePimenta, Denise Nacif2021-09-08T18:42:56Z2021-09-08T18:42:56Z2017EVANGELISTA, Janete Gonçalves. As Políticas de Educação Profissional em Saúde no Contexto da Dengue: a perspectiva dos agentes de combate às endemias. 2017. 136 f. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Instituto René Rachou, Fundação Oswaldo Cruz, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Belo Horizonte, 2017.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/49044A partir de um caráter multiprofissional e interdisciplinar, constitutivo da problemática da dengue, este trabalho tem por objetivo principal analisar os aspectos que constituem a qualificação profissional dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), bem como suas vivências relacionadas à sua formação e práticas de trabalho. A partir de uma abordagem qualitativa, o percurso metodológico estruturou-se conforme as seguintes etapas: (1) Análise documental das diretrizes e programas de formação profissional voltados para os ACE no que se refere ao tema da dengue; (2) Análise dos processos de construção de identidades dos ACE relacionados a sua formação e práticas de trabalho, a partir de grupos focais. Considera-se que ações e políticas mais integradas e intersetoriais podem auxiliar nas práticas de formação e de trabalho do ACE, auxiliando-o a se reconhecer como pertencente a uma categoria profissional, com espaço específico para sua organização e mobilização político-institucional. Verificou-se, ainda, que uma minoria dos ACE que participaram na pesquisa recebeu formação precípua. Todos desconheciam o protocolo de execução de suas atividades e, definiam por si mesmos os processos de trabalho em seu cotidiano. Os agentes apresentaram dificuldade de se identificarem como pertencentes à categoria “trabalhadores da saúde”. Essas condições dificultaram o seu reconhecimento por parte da sociedade e pelo próprio setor da saúde, tornando-os “invisíveis” ou “não identificados”. Assim, as identidades possíveis construídas pelos ACE são aquelas alicerçadas no vínculo afetivo e social com os moradores e com o seu cotidiano de trabalho. Conclui-se que a institucionalização de uma política de educação profissional sólida e direcionada aos ACE, bem como o fortalecimento das identidades profissionais desses agentes, podem contribuir para um avanço significativo na prevenção e no controle de vetores e da dengue.In the contexts of dengue epidemics, this work is based on a multiprofessional and interdisciplinary perspective and its main objective is to analyze the aspects that constitutes the professional qualification of Community Health Workers (CHW), as well as their experiences related to training and work practices. Based on a qualitative approach, the methodology is structured according to the following steps: (1) Document analysis of guidelines and professional training programs about dengue directed towards CHW; (2) Focus groups were conducted in order to analyze CHW identity building processes regarding their training and work practices. The work found that more integrated and intersectoral actions and policies may facilitate CHW training and work practices. This may assist them in recognizing themselves as belonging to a professional category, with specific territorial organization and political-institutional mobilization. The study also found that only a minority of the CHWs, which participated in the research, received a higher education. All were unaware of work protocol regarding the execution of their activities, which they defined themselves as they went by their daily deeds. The CHWs had difficulty identifying themselves as belonging to the category "health workers". These conditions hinder their recognition by society and by the health sector itself, making them "invisible" or "unidentified" workers. Thus, the identities developed by these CHWs are those based on the possibilities of affectionate and social bonds with the people in which they interact in their daily work. This study concludes that the institutionalization of a solid training and education policy directed towards CHWs, as well as the strengthening of their professional identities, may contribute to a significant advance in the prevention and control of dengue and its vectors.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.porFormação Profissional em SaúdeQualificação ProfissionalIdentidade ProfissionalAgente de Combate às EndemiasDengueProfessional Health TrainingProfessional QualificationProfessional IdentityCommunity Health WorkersDengueAs Políticas de Educação Profissional em Saúde no Contexto da Dengue: a perspectiva dos agentes de combate às endemiasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis2017Fundação Oswaldo Cruz. Instituto René Rachou. Belo Horizonte, MG, BrasilUniversidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, BrasilEscola de Saúde Pública de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, BrasilBelo Horizonte, MG, BrasilPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletivainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83082https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/49044/1/license.txt9193a7c197bc67acd023525e72a03240MD51ORIGINALT_2017_Janete Gonçaves Evangelista.pdfT_2017_Janete Gonçaves Evangelista.pdfapplication/pdf2859580https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/49044/2/T_2017_Janete%20Gon%c3%a7aves%20Evangelista.pdf97ad6f57eb90657eab2f22f493d53212MD52TEXTT_2017_Janete Gonçaves Evangelista.pdf.txtT_2017_Janete Gonçaves Evangelista.pdf.txtExtracted texttext/plain259268https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/49044/3/T_2017_Janete%20Gon%c3%a7aves%20Evangelista.pdf.txt541bc3f0d18741d591e727e903d03572MD53icict/490442021-09-12 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