Mutirão é Partilha é Alegria de Contribuir com o Povo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/52626 |
Resumo: | Os conflitos agrários vêm sendo bem acirrados na história dos brasileiros, porém, o surgimento de movimentos sociais no campo e entidades de representação dos camponeses na luta por uma maior igualdade social como as ligas camponesas. Neste contexto se fundamenta a necessidade de planejamento e organização permanente, e com o a ajuda dos mutirões, se desenvolve, planeja e organiza os assentamentos, como forma de possibilitar a consolidação ativa dos assentados. O mutirão, possibilita além da ocupação da terra, a organização de ações de educação, saúde, manejo de produção agrícola e preservação do meio ambiente, bem como, ajuda a entender a necessidade do processo de coletividade, solidariedade e construção de autonomia como princípio de organização e produção dos moradores desse território. Diante disso, o objetivo do presente trabalho consiste em analisar a forma como ocorre a organização dos assentados/as nos trabalhos coletivos na convivência diária desses trabalhadores. Trata-se de uma reflexão sobre o método mutirão utilizado pelo o MST nos assentamentos em área de Reforma Agrária, visualizando minhas experiências como profissional nas Escolas do Campo, Maria Nazaré de Souza no Assentamento Maceió, em Itapipoca, na Escola José Fideles de Moura, em Santana do Acaraú e na Escola Francisca Pinto dos Santos, em Ocara e no Assentamento Antonio Conselheiro, todos no estado do Ceará, bem como o registro de diversos atores participantes de mutirões promovidos pelo movimento. Os registros sobre o tema mutirão destes participantes mostram a centralidade e a essência da ferramenta metodológica como: organização, solidariedade, educação, respeito, força de trabalho, valores humanos e conquista. Assim, é bastante recomendado a prática do mutirão para ações e conquistas necessárias em cada espaço, seguindo as etapas de conhecer coletivamente as necessidades, organizar, realizar e avaliar o mutirão e as conquistas. Com os mutirões é possível a construção de espaços e oportunidades de qualidade de vida e convivência coletiva. Foi possível observar que a mutirão une mais os assentados, oportunizando sua colaboração e intervenções nas políticas públicas, para lutarem por seus direitos nessa sociedade tão injusta e desigual. |
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Rocha, Raimunda Nonata Sousa daBarbosa, Lia PinheiroBarbosa, Francisco Flávio PereiraTeixeira, Ana Claúdia de AraujoZuliani, Daniela Queiroz2022-05-11T19:47:02Z2022-05-11T19:47:02Z2021https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/52626Os conflitos agrários vêm sendo bem acirrados na história dos brasileiros, porém, o surgimento de movimentos sociais no campo e entidades de representação dos camponeses na luta por uma maior igualdade social como as ligas camponesas. Neste contexto se fundamenta a necessidade de planejamento e organização permanente, e com o a ajuda dos mutirões, se desenvolve, planeja e organiza os assentamentos, como forma de possibilitar a consolidação ativa dos assentados. O mutirão, possibilita além da ocupação da terra, a organização de ações de educação, saúde, manejo de produção agrícola e preservação do meio ambiente, bem como, ajuda a entender a necessidade do processo de coletividade, solidariedade e construção de autonomia como princípio de organização e produção dos moradores desse território. Diante disso, o objetivo do presente trabalho consiste em analisar a forma como ocorre a organização dos assentados/as nos trabalhos coletivos na convivência diária desses trabalhadores. Trata-se de uma reflexão sobre o método mutirão utilizado pelo o MST nos assentamentos em área de Reforma Agrária, visualizando minhas experiências como profissional nas Escolas do Campo, Maria Nazaré de Souza no Assentamento Maceió, em Itapipoca, na Escola José Fideles de Moura, em Santana do Acaraú e na Escola Francisca Pinto dos Santos, em Ocara e no Assentamento Antonio Conselheiro, todos no estado do Ceará, bem como o registro de diversos atores participantes de mutirões promovidos pelo movimento. Os registros sobre o tema mutirão destes participantes mostram a centralidade e a essência da ferramenta metodológica como: organização, solidariedade, educação, respeito, força de trabalho, valores humanos e conquista. Assim, é bastante recomendado a prática do mutirão para ações e conquistas necessárias em cada espaço, seguindo as etapas de conhecer coletivamente as necessidades, organizar, realizar e avaliar o mutirão e as conquistas. Com os mutirões é possível a construção de espaços e oportunidades de qualidade de vida e convivência coletiva. Foi possível observar que a mutirão une mais os assentados, oportunizando sua colaboração e intervenções nas políticas públicas, para lutarem por seus direitos nessa sociedade tão injusta e desigual.Agrarian conflicts have been very intense in the history of Brazilians, however, the emergence of social movements in the countryside and entities representing the peasants in the struggle for greater social equality such as the peasant leagues. In this context, the need for permanent planning and organization is founded, and with the help of the joint efforts, the settlements are developed, planned and organized, as a way of enabling the active consolidation of the settlers. The task force, in addition to the occupation of the land, enables the organization of education, health, management of agricultural production and preservation of the environment, as well as, better helps to understand the need for the process of collectivity, solidarity and the construction of autonomy as a principle of organization and production of the inhabitants of that territory. Therefore, the objective of the present work is to analyze the way in which the organization of settlers in collective work occurs in the daily coexistence of these workers. It is a reflection on the collective effort method used by the MST in the settlements in the area of Agrarian Reform, visualizing my experiences as a professional in the Schools of the Field, Maria Nazaré de Souza in the Maceió Settlement, in Itapipoca, in the José Fideles de Moura School, in Santana do Acaraú and in the Francisca Pinto dos Santos School, in Ocara and in the Antonio Conselheiro Settlement, as well as the registration of several actors participating in joint efforts promoted by the movement. The records of these participants show the centrality and the essence of the methodological tool such as: organization, solidarity, education, respect, workforce, human values and achievement. Thus, it is highly recommended to practice the task force for actions and necessary achievements in each space, following the steps of collectively knowing the needs, organizing, carrying out and evaluating the task force and the achievements. With joint efforts it is possible to build spaces and opportunities for quality of life and collective coexistence. It was possible to observe that the task force unites the settlers more, providing opportunities for their collaboration and interventions in public policies, to fight for their rights in this society so unfair and unequal.Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Ceará. Eusébio, CE, Brasil.porRocha, Raimunda Nonata Sousa da. Mutirão é Partilha é Alegria de Contribuir com o Povo. Fundação Oswaldo Cruz, Eusébio, CE, 2021.Ação coletivaOrganicidadeExperiências vividasEducação PopularSemiárido brasileiroCollective actionOrganicityExperiences livedPopular EducationBrazilian semi-aridMutirão é Partilha é Alegria de Contribuir com o Povoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-01Fundação Oswaldo CruzEusébio,CE.Especialização em Educação Popular e Promoção de Territórios Saudáveis na Convivência com o Semiáridoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83062https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/52626/1/license.txt0bd5a657cc2100c254ea82d7b23bbe73MD51ORIGINALTERMO Raimunda Nonata Sousa da Rocha.pdfTERMO Raimunda Nonata Sousa da 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