O cidadão e a ouvidoria geral do SUS: análise das demandas protocoladas no disque saúde em 2011

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Theophilo, Rebecca Lucena
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Alves, Sandra Mara Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42612
Resumo: Numa gestão democrática participativa, a Ouvidoria aparece com um espaço de escuta dos cidadãos, assim este trabalho apresenta uma análise das demandas protocoladas no Disque Saúde, um setor do departamento da Ouvidoria Geral do SUS, responsável em atender os cidadãos para disseminar informações de saúde e também registrar reclamações, elogios, denúncias e sugestões. Através de uma pesquisa quali-quantitativa, foi utilizado na coleta de dados, procedimentos de pesquisa documental e bibliográfica. Concluindo que a importância da participação cidadã consolida cada vez mais a gestão a fim de tornar as politicas públicas em saúde mais efetivas.
id CRUZ_43aa99317d6df23b2265ab85503f7fad
oai_identifier_str oai:www.arca.fiocruz.br:icict/42612
network_acronym_str CRUZ
network_name_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
repository_id_str 2135
spelling Theophilo, Rebecca LucenaAlves, Sandra Mara Campos2020-08-10T13:57:20Z2020-08-10T13:57:20Z2013THEOPHILO, Rebecca Lucena; ALVES, Sandra Mara Campos. O cidadão e a ouvidoria geral do SUS: análise das demandas protocoladas no disque saúde em 2011. Tempus: Actas de Saúde Coletiva, Brasília, v. 7, n. 1, p.41-54, abr. 2013.1982-8829https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4261210.18569/tempus.v7i1.1273Numa gestão democrática participativa, a Ouvidoria aparece com um espaço de escuta dos cidadãos, assim este trabalho apresenta uma análise das demandas protocoladas no Disque Saúde, um setor do departamento da Ouvidoria Geral do SUS, responsável em atender os cidadãos para disseminar informações de saúde e também registrar reclamações, elogios, denúncias e sugestões. Através de uma pesquisa quali-quantitativa, foi utilizado na coleta de dados, procedimentos de pesquisa documental e bibliográfica. Concluindo que a importância da participação cidadã consolida cada vez mais a gestão a fim de tornar as politicas públicas em saúde mais efetivas.In a democratic participatory management, the Ombudsman appears with a space for listening to the citizens. This paper presents an analysis of the claims filed in the “Disque Saúde”, a sector of the Ombudsman Department of SUS that is responsible to attended citizens. This Departament disseminates health information and also registers complaints and suggestions. It was made a qualitative and quantitative research by a collecting data, researching procedures and documenting literature. Concluding that the importance of citizen participation consolidates increasingly managing to make public health policies more effective.En una gestión participativa democrática, el Defensor del Pueblo aparece con un espacio para escuchar a los ciudadanos, por lo que este artículo se presenta un análisis de las alegaciones presentadas en la Línea de la Salud, un sector del Departamento de Ombudsman SUS, ciudadanos responsables a servir en la difusión de información sobre la salud y también registrar quejas, felicitaciones, quejas y sugerencias. A través de un estudio cualitativo y cuantitativo se utilizó para recopilar datos, protocolos de investigación y la literatura documental. Concluyendo que la importancia de la participación ciudadana consolida cada vez más la gestión para que las políticas de salud pública más eficaz.Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Programa de Pós-graduação em Direito Sanitário. Brasília, DF, Brasil / Ministério da Saúde. Departamento de Ouvidoria Geral do SUS. Brasília, DF, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.porUniversidade de Brasília. Núcleo de Estudos de Saúde Pública. Unidade de Tecnologias da Informação e Comunicação em SaúdePublic HealthCommunity ParticipationPatient AdvocacyDemocraciaPolíticas públicasParticipação cidadãDemocracyPublic policiesCitizen participationDemocraciaPolíticas públicasParticipación ciudadanaSistema Único de SaúdeDefesa do PacienteParticipação da ComunidadeO cidadão e a ouvidoria geral do SUS: análise das demandas protocoladas no disque saúde em 2011The citizen ombudsman and SUS: review of claims filed in health disque in 2011El defensor del pueblo y ciudadano SUS: examen de reclamaciones, presentadas en disque salud en 2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83074https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/42612/1/license.txtd3e717dbb24bfc607ede047f44d29a0eMD51ORIGINALve_Sandra_Alves_etal.pdfve_Sandra_Alves_etal.pdfapplication/pdf571240https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/42612/2/ve_Sandra_Alves_etal.pdfea49da011971624d50898e3d8f0d9015MD52TEXTve_Sandra_Alves_etal.pdf.txtve_Sandra_Alves_etal.pdf.txtExtracted texttext/plain30831https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/42612/3/ve_Sandra_Alves_etal.pdf.txte30e35de77573608433e863b316defd8MD53icict/426122020-08-12 02:04:54.132oai:www.arca.fiocruz.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352020-08-12T05:04:54Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O cidadão e a ouvidoria geral do SUS: análise das demandas protocoladas no disque saúde em 2011
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The citizen ombudsman and SUS: review of claims filed in health disque in 2011
El defensor del pueblo y ciudadano SUS: examen de reclamaciones, presentadas en disque salud en 2011
title O cidadão e a ouvidoria geral do SUS: análise das demandas protocoladas no disque saúde em 2011
spellingShingle O cidadão e a ouvidoria geral do SUS: análise das demandas protocoladas no disque saúde em 2011
Theophilo, Rebecca Lucena
Public Health
Community Participation
Patient Advocacy
Democracia
Políticas públicas
Participação cidadã
Democracy
Public policies
Citizen participation
Democracia
Políticas públicas
Participación ciudadana
Sistema Único de Saúde
Defesa do Paciente
Participação da Comunidade
title_short O cidadão e a ouvidoria geral do SUS: análise das demandas protocoladas no disque saúde em 2011
title_full O cidadão e a ouvidoria geral do SUS: análise das demandas protocoladas no disque saúde em 2011
title_fullStr O cidadão e a ouvidoria geral do SUS: análise das demandas protocoladas no disque saúde em 2011
title_full_unstemmed O cidadão e a ouvidoria geral do SUS: análise das demandas protocoladas no disque saúde em 2011
title_sort O cidadão e a ouvidoria geral do SUS: análise das demandas protocoladas no disque saúde em 2011
author Theophilo, Rebecca Lucena
author_facet Theophilo, Rebecca Lucena
Alves, Sandra Mara Campos
author_role author
author2 Alves, Sandra Mara Campos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Theophilo, Rebecca Lucena
Alves, Sandra Mara Campos
dc.subject.mesh.pt_BR.fl_str_mv Public Health
Community Participation
Patient Advocacy
topic Public Health
Community Participation
Patient Advocacy
Democracia
Políticas públicas
Participação cidadã
Democracy
Public policies
Citizen participation
Democracia
Políticas públicas
Participación ciudadana
Sistema Único de Saúde
Defesa do Paciente
Participação da Comunidade
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Democracia
Políticas públicas
Participação cidadã
dc.subject.en.pt_BR.fl_str_mv Democracy
Public policies
Citizen participation
dc.subject.es.pt_BR.fl_str_mv Democracia
Políticas públicas
Participación ciudadana
dc.subject.decs.pt_BR.fl_str_mv Sistema Único de Saúde
Defesa do Paciente
Participação da Comunidade
description Numa gestão democrática participativa, a Ouvidoria aparece com um espaço de escuta dos cidadãos, assim este trabalho apresenta uma análise das demandas protocoladas no Disque Saúde, um setor do departamento da Ouvidoria Geral do SUS, responsável em atender os cidadãos para disseminar informações de saúde e também registrar reclamações, elogios, denúncias e sugestões. Através de uma pesquisa quali-quantitativa, foi utilizado na coleta de dados, procedimentos de pesquisa documental e bibliográfica. Concluindo que a importância da participação cidadã consolida cada vez mais a gestão a fim de tornar as politicas públicas em saúde mais efetivas.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-10T13:57:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-10T13:57:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv THEOPHILO, Rebecca Lucena; ALVES, Sandra Mara Campos. O cidadão e a ouvidoria geral do SUS: análise das demandas protocoladas no disque saúde em 2011. Tempus: Actas de Saúde Coletiva, Brasília, v. 7, n. 1, p.41-54, abr. 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42612
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-8829
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.18569/tempus.v7i1.1273
identifier_str_mv THEOPHILO, Rebecca Lucena; ALVES, Sandra Mara Campos. O cidadão e a ouvidoria geral do SUS: análise das demandas protocoladas no disque saúde em 2011. Tempus: Actas de Saúde Coletiva, Brasília, v. 7, n. 1, p.41-54, abr. 2013.
1982-8829
10.18569/tempus.v7i1.1273
url https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília. Núcleo de Estudos de Saúde Pública. Unidade de Tecnologias da Informação e Comunicação em Saúde
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília. Núcleo de Estudos de Saúde Pública. Unidade de Tecnologias da Informação e Comunicação em Saúde
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
collection Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/42612/1/license.txt
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/42612/2/ve_Sandra_Alves_etal.pdf
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/42612/3/ve_Sandra_Alves_etal.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d3e717dbb24bfc607ede047f44d29a0e
ea49da011971624d50898e3d8f0d9015
e30e35de77573608433e863b316defd8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.arca@fiocruz.br
_version_ 1798324645837930496