A construção do instrumento de avaliação de satisfação do usuário como um dos critérios para avaliação da qualidade do atendimento nos serviços de Urgência/Emergência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Renata Florêncio
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/30049
Resumo: Os procedimentos e mecanismos para garantir e manter a qualidade existem há muito tempo. A novidade do movimento contemporâneo é de colocar em primeiro plano a opinião do usuário como um aspecto determinante no julgamento da qualidade, e com isso, surgem diversas abordagens metodológicas para mensurar a satisfação do usuário. No entanto, não há ainda, estratégias metodológicas válidas e confiáveis que sejam de consenso dos pesquisadores. É a partir desta realidade que se torna importante o objetivo deste estudo, elaborar um instrumento que avalie a satisfação de usuários quanto ao atendimento dos serviços de urgência/emergência. A metodologia utilizada foi composta por discussões em grupo e revisão bibliográfica que dessem base às definições. O processo de elaboração do instrumento seguiu 4 etapas: definição das dimensões a serem avaliadas; construção de uma matriz de análise das dimensões e elaboração das perguntas a serem respondidas; organização do instrumento (definição do formato e escala a ser utilizada); e por fim, a elaboração final do instrumento. A construção deste instrumento partiu do pressuposto que apesar da importância da estrutura física e tecnológica do hospital na avaliação da qualidade, o enfoque deveria ser dado às relações interpessoais do usuário (relação médico paciente, acolhimento realizado pela instituição, concretização dos seus direitos), buscando o conhecimento da opinião dos usuários quanto a esses aspectos. O diferencial do instrumento elaborado é a possibilidade de avaliar a satisfação do usuário segundo diversos enfoques em um dos espaços mais críticos da atenção à saúde, as urgências/emergências. No entanto, devido à complexidade da assistência de urgência/emergência é necessário que outros tipos de avaliação venham complementar a avaliação de satisfação do usuário, buscando desvendar os grandes segredos deste tipo de atendimento
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No entanto, não há ainda, estratégias metodológicas válidas e confiáveis que sejam de consenso dos pesquisadores. É a partir desta realidade que se torna importante o objetivo deste estudo, elaborar um instrumento que avalie a satisfação de usuários quanto ao atendimento dos serviços de urgência/emergência. A metodologia utilizada foi composta por discussões em grupo e revisão bibliográfica que dessem base às definições. O processo de elaboração do instrumento seguiu 4 etapas: definição das dimensões a serem avaliadas; construção de uma matriz de análise das dimensões e elaboração das perguntas a serem respondidas; organização do instrumento (definição do formato e escala a ser utilizada); e por fim, a elaboração final do instrumento. A construção deste instrumento partiu do pressuposto que apesar da importância da estrutura física e tecnológica do hospital na avaliação da qualidade, o enfoque deveria ser dado às relações interpessoais do usuário (relação médico paciente, acolhimento realizado pela instituição, concretização dos seus direitos), buscando o conhecimento da opinião dos usuários quanto a esses aspectos. O diferencial do instrumento elaborado é a possibilidade de avaliar a satisfação do usuário segundo diversos enfoques em um dos espaços mais críticos da atenção à saúde, as urgências/emergências. No entanto, devido à complexidade da assistência de urgência/emergência é necessário que outros tipos de avaliação venham complementar a avaliação de satisfação do usuário, buscando desvendar os grandes segredos deste tipo de atendimentoFundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.porSatisfação dos usuáriosAvaliação em SaúdeConstrução de instrumentoSatisfação dos ConsumidoresAvaliação em SaúdeServiços Médicos de EmergênciaA construção do instrumento de avaliação de satisfação do usuário como um dos critérios para avaliação da qualidade do atendimento nos serviços de Urgência/EmergênciaThe construction of the instrument to evaluate user satisfaction as a criterion for assessing the quality of care in the Emergency Servicesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2007Departamento de Saúde ColetivaInstituto Aggeu MagalhãesRecife/PEPrograma Residência Multiprofissional em Saúde Coletivainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZORIGINAL757.pdfapplication/pdf359687https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/30049/1/757.pdf45add9972dee231204713e3d7878125aMD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/30049/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT757.pdf.txt757.pdf.txtExtracted texttext/plain147730https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/30049/3/757.pdf.txt52c958814ccbe5361bbff4c6696c3f41MD53icict/300492018-11-17 02:00:29.56oai:www.arca.fiocruz.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352018-11-17T04:00:29Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
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