Processo de formação profissional do Agente Comunitário de Saúde no contexto cearense: plano de curso e referências curriculares da ETSUS-CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Francélia Maria Almeida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/19482
Resumo: Trabalhar cotidianamente, com o processo de formação do profissional Agente Comunitário de Saúde (ACS), nos proporcionou não só um convívio mais direto com a sua labuta diária, como também, mobilizou-nos para investigar o ser e o fazer desse trabalhador no Estado do Ceará. Procura-se articular dois tópicos que vêm sendo alvo de inúmeros debates, que entraram em evidência na fala dos movimentos sindicais e de empregadores do setor: as políticas que norteiam o processo formativo e o perfil desse trabalhador, considerado por muitos, como fundamental na política de reorganização da Atenção Básica. Dessa forma, acredita-se na relevância de estudos que documentem a situação atual, no que tange a formação desse profissional, seu perfil socioeconômico e educacional, pois, a partir da apropriação e análise dessas informações, se pode perceber os encontros e desencontros entre o disposto nos diplomas oficiais e a realidade vivenciada em cada Estado. No Estado do Ceará, essa formação vem sendo desenvolvida desde o ano de 2005, pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), supostamente em consonância com os Referenciais Curriculares Nacionais do Ministério da Saúde (MS), e com as novas propostas curriculares, que desde a década de 1990, foram inseridas nas políticas educacionais brasileiras. Considerando o exposto, e por entendermos que o perfil de conclusão referendado pelo MS elabora um desenho do profissional que se pretende formar, anunciando explicitamente as finalidades da formação, defendemos que a mesma deve estar em consonância não só com os objetivos a que se propõe, mas, sobretudo, estar adequada ao perfil das atribuições do profissional que se quer formar, assegurando-se assim a validade e coerência pedagógica do processo formativo. Temos, portanto, como objetivos desse estudo de caráter bibliográfico: analisar como o Currículo do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde da ESP-CE expressa as tendências das Políticas Públicas desse trabalhador da Saúde; identificar a existência ou não de possíveis divergências entre o plano de curso de formação do ACS da ESP-CE, o Referencial Curricular Nacional e as atribuições dos ACS do Estado do Ceará; delinear o processo de incorporação do ACS no Estado do Ceará e suas atribuições; analisar o processo de formação do ACS no Estado, bem como, discutir a proposta curricular do ACS na ESP-CE. Pontuamos que enquanto pesquisadora buscou-se ao máximo, seguir os princípios da dialética, considerando que todas as coisas se relacionam e se transformam (totalidade e movimento), não em um processo circular de eterna repetição, mas, pode ocorrer pela acumulação quantitativa (mudança qualitativa) e só sendo possível na contradição, entendida aqui, como unidade e luta dos contrários, em que essa transformação só é possível porque no seu próprio interior coexistem forças dicotômicas.
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spelling Sales, Francélia Maria AlmeidaRamos, Marise NogueiraPontes, Ana Lúcia de MouraReis, José Roberto FrancoReis, José Roberto Franco2017-06-22T12:06:11Z2017-06-22T12:06:11Z2016SALES, Francélia Maria Almeida. Processo de formação profissional do agente comunitário de saúde no contexto cearense: plano de curso e referenciais curriculares da ETSUS-CE. 2016, 147 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro, 2016.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/19482Trabalhar cotidianamente, com o processo de formação do profissional Agente Comunitário de Saúde (ACS), nos proporcionou não só um convívio mais direto com a sua labuta diária, como também, mobilizou-nos para investigar o ser e o fazer desse trabalhador no Estado do Ceará. Procura-se articular dois tópicos que vêm sendo alvo de inúmeros debates, que entraram em evidência na fala dos movimentos sindicais e de empregadores do setor: as políticas que norteiam o processo formativo e o perfil desse trabalhador, considerado por muitos, como fundamental na política de reorganização da Atenção Básica. Dessa forma, acredita-se na relevância de estudos que documentem a situação atual, no que tange a formação desse profissional, seu perfil socioeconômico e educacional, pois, a partir da apropriação e análise dessas informações, se pode perceber os encontros e desencontros entre o disposto nos diplomas oficiais e a realidade vivenciada em cada Estado. No Estado do Ceará, essa formação vem sendo desenvolvida desde o ano de 2005, pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), supostamente em consonância com os Referenciais Curriculares Nacionais do Ministério da Saúde (MS), e com as novas propostas curriculares, que desde a década de 1990, foram inseridas nas políticas educacionais brasileiras. Considerando o exposto, e por entendermos que o perfil de conclusão referendado pelo MS elabora um desenho do profissional que se pretende formar, anunciando explicitamente as finalidades da formação, defendemos que a mesma deve estar em consonância não só com os objetivos a que se propõe, mas, sobretudo, estar adequada ao perfil das atribuições do profissional que se quer formar, assegurando-se assim a validade e coerência pedagógica do processo formativo. Temos, portanto, como objetivos desse estudo de caráter bibliográfico: analisar como o Currículo do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde da ESP-CE expressa as tendências das Políticas Públicas desse trabalhador da Saúde; identificar a existência ou não de possíveis divergências entre o plano de curso de formação do ACS da ESP-CE, o Referencial Curricular Nacional e as atribuições dos ACS do Estado do Ceará; delinear o processo de incorporação do ACS no Estado do Ceará e suas atribuições; analisar o processo de formação do ACS no Estado, bem como, discutir a proposta curricular do ACS na ESP-CE. Pontuamos que enquanto pesquisadora buscou-se ao máximo, seguir os princípios da dialética, considerando que todas as coisas se relacionam e se transformam (totalidade e movimento), não em um processo circular de eterna repetição, mas, pode ocorrer pela acumulação quantitativa (mudança qualitativa) e só sendo possível na contradição, entendida aqui, como unidade e luta dos contrários, em que essa transformação só é possível porque no seu próprio interior coexistem forças dicotômicas.Working daily, with the training of the professional Community Health Agent (ACS), has not only provided us with a more direct contact with his daily toils, but also mobilized us to investigate the being and the doing of this worker in the State of Ceará. It seeks to articulate two topics that have been the subject of numerous debates, which have come to the fore in the speech of trade union and employers' movements in the sector: the policies that guide the formation process and the profile of this worker, considered by many, as fundamental in politics Reorganization of Primary Care. Thus, it is believed that studies that document the current situation regarding the formation of this professional, their socioeconomic and educational profile, are important because, from the appropriation and analysis of this information, one can perceive the meetings and disagreements between the The official diplomas and the reality lived in each State. In the State of Ceará, this training has been developed since 2005 by the Ceará Public Health School (ESP-CE), supposedly in line with the National Curricular Frameworks of the Ministry of Health (MS), and with the new proposals Curricula, which since the 1990s have been inserted into Brazilian educational policies. Considering the above, and because we understand that the completion profile endorsed by the MS elaborates a design of the professional that is intended to form, explicitly announcing the purposes of the training, we defend that it should be in harmony not only with the objectives it proposes, But, above all, to be adequate to the profile of the professional's duties to be trained, thus ensuring the pedagogical validity and coherence of the training process. Therefore, the objectives of this bibliographic study are: to analyze how the curriculum of the Technical Course of Community Health Agent of ESP-CE expresses the trends of the Public Policies of this health worker; To identify the existence or not of possible divergences between the training course plan of the ACS of the ESP-CE, the National Curricular Framework and the attributions of the ACS of the State of Ceará; To outline the process of incorporation of ACS in the State of Ceará and its attributions; To analyze the process of formation of the ACS in the State, as well as, to discuss the curricular proposal of the ACS in the ESP-CE. We point out that as a researcher we have sought as much as possible to follow the principles of the dialectic, considering that all things are related and transformed (totality and movement), not in a circular process of eternal repetition, but can occur by quantitative accumulation Qualitative) and only being possible in the contradiction, understood here, as unity and struggle of opposites, in which this transformation is possible only because dichotomous forces coexist within.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, BrasilporEPSJVAgente Comunitário de SaúdePerfil ProfissionalFormação TécnicaCommunity Health AgentProfessionalTechnical TrainingAgentes Comunitários de SaúdeCompetência ProfissionalPrática ProfissionalEducação Profissional em Saúde PúblicaProcesso de formação profissional do Agente Comunitário de Saúde no contexto cearense: plano de curso e referências curriculares da ETSUS-CEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2016-12-22Coordenação de Pós-Graduação em Educação Profissional em SaúdeFundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim VenâncioMestrado ProfissionalRio de Janeiro, RJPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82991https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/19482/1/license.txt5a560609d32a3863062d77ff32785d58MD51ORIGINALFrancelia_Sales_EPSJV_Mestrado_RETSUS_2016.pdfFrancelia_Sales_EPSJV_Mestrado_RETSUS_2016.pdfapplication/pdf1210118https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/19482/2/Francelia_Sales_EPSJV_Mestrado_RETSUS_2016.pdf14d2813b4aeefdbb1a8ad8ecdf027a0bMD52TEXTFrancelia_Sales_EPSJV_Mestrado_RETSUS_2016.pdf.txtFrancelia_Sales_EPSJV_Mestrado_RETSUS_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain374592https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/19482/3/Francelia_Sales_EPSJV_Mestrado_RETSUS_2016.pdf.txt197da84cb5aae5c469a1bfb576fd9a93MD53icict/194822018-08-15 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