Institucionalização das políticas informadas por evidências no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sandra Maria do Valle Leone de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bento, Andressa de Lucca, Valdes, Gabriel, Oliveira, Saú Tavares Pereira de, Souza, Albert Schiaveto de, Barreto, Jorge Otávio Maia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/45441
Resumo: Objetivo. Avaliar capacidades, arranjos organizativos e barreiras à implementação dos Núcleos de Evidências (NEvs) da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet) no Brasil. Métodos. Realizou-se um estudo exploratório de casos múltiplos, descritivo-analítico, com abordagem mista. Os coordenadores dos NEvs em atividade no país responderam um instrumento com três partes: caracterização do respondente, avaliação da capacidade de “adquirir, avaliar, adaptar e aplicar” evidências (4A) e questões abertas abordando arranjos organizativos e barreiras à implementação dos NEvs. Resultados. Participaram da pesquisa 15 NEvs, concentrados no Centro-Oeste; 73,3% estavam sediados em universidades e 20% em secretarias estaduais/municipais ou no Ministério da Saúde. Dos coordenadores participantes, 100% possuíam pós-graduação lato e/ou strictu sensu e 80% referiram experiência de 1 a 5 anos em políticas informadas por evidências (PIE) e proficiência em inglês. Nenhum coordenador atuava exclusivamente no NEv. As equipes incluíam profissionais de saúde, estudantes (graduação/pós-graduação), docentes de universidades e servidores efetivos em secretarias de saúde. Foram identificadas alta capacidade para “adquirir” e “avaliar” e baixa capacidade para “adaptar” e “aplicar” evidências. Quanto a atividades e produtos, prevaleceu a média de três por ano, com destaque para produtos de tradução do conhecimento (sínteses de evidência e diálogos deliberativos) e capacitação para profissionais de saúde, gestores e alunos de graduação/pós-graduação. Cinco categorias de barreiras foram descritas: 1) financiamento, 2) integração da rede, 3) institucionalização das demandas, 4) capacidade de adaptação e 5) habilidades de comunicação de pesquisa para recomendar ações no nível local. Conclusões. Existem recursos humanos capacitados, vinculados a instituições de pesquisa e ensino, para apoiar as PIE. No entanto, a sustentabilidade dos NEvs depende de ações coordenadas para garantir a capacidade de adaptar e aplicar evidências.
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Foram identificadas alta capacidade para “adquirir” e “avaliar” e baixa capacidade para “adaptar” e “aplicar” evidências. Quanto a atividades e produtos, prevaleceu a média de três por ano, com destaque para produtos de tradução do conhecimento (sínteses de evidência e diálogos deliberativos) e capacitação para profissionais de saúde, gestores e alunos de graduação/pós-graduação. Cinco categorias de barreiras foram descritas: 1) financiamento, 2) integração da rede, 3) institucionalização das demandas, 4) capacidade de adaptação e 5) habilidades de comunicação de pesquisa para recomendar ações no nível local. Conclusões. Existem recursos humanos capacitados, vinculados a instituições de pesquisa e ensino, para apoiar as PIE. No entanto, a sustentabilidade dos NEvs depende de ações coordenadas para garantir a capacidade de adaptar e aplicar evidências.Objective. To evaluate capacities, organizational arrangements, and barriers to the implementation of Evidence Centers (NEvs) as part of Brazil’s Evidence-Informed Policy Network (EVIPNet). Method. A mixed methods descriptive-analytical, multiple-case exploratory study was performed. Coordinators of active NEvs answered a questionnaire in three parts: participant characteristics, assessment of the capacity to “acquire, assess, adapt, and apply” evidence (4A), and open questions addressing organizational arrangements and barriers to the implementation of NEvs. Results. The study included 15 NEvs, mostly from the Midwest; 73.3% were based in universities, while 20% were installed in state/city health departments or in the Ministry of Health. All coordinators had completed graduate training and 80% reported 1 to 5 years’ experience with evidence-based policies as well as proficiency in English. None of the participants worked exclusively as NEv coordinator. NEv teams included health care professionals, students (undergraduate/graduate), professors, and civil servants from health departments. The data revealed high capacity to “acquire” and “assess” evidence, and low capacity to “adapt” and “apply” evidence. On average, three activities or products were developed yearly by each NEv, especially knowledge translation initiatives (systematic reviews and deliberative dialogues) and training for health care professionals, managers and undergraduate/graduate students. Five barrier categories were described: 1) financing, 2) network integration, 3) institutionalization of demands, 4) adaptive capacity, and 5) research communication skills to recommend actions at the local level. Conclusions. Trained human resources associated with academic and research institutions are available to support evidence-informed policies. However, the sustainability of NEvs depends on coordinated action to ensure the capacity to adapt and apply evidence.Objetivo. Evaluar la capacidad, los arreglos organizativos y los obstáculos existentes para la aplicación de los núcleos de evidencia (NEv) de la Red de Políticas Informadas por Evidencia (EVIPNet) en Brasil. Métodos. Se realizó un estudio descriptivo, analítico y exploratorio de casos múltiples, con un enfoque mixto. Los coordinadores de los NEv activos en el país respondieron a un instrumento dividido en tres partes: caracterización de la persona encuestada, evaluación de la capacidad de “adquirir, evaluar, adaptar y aplicar” evidencia (conocidas como 4A por su sigla en portugués) y temas de discusión abierta en los cuales se abordaron los arreglos organizativos y los obstáculos existentes para la aplicación de los NEv. Resultados. Participaron en la investigación 5 NEv concentrados en la región Centro-Oeste; 73,3% tenían su sede en universidades y un 20% en secretarías estatales/municipales o en el Ministerio de Salud. Todos los coordinadores participantes tenían título de posgrado en sentido amplio o estricto y 80% afirmaron que tenían experiencia de 1 a 5 años en políticas informadas por evidencia (PIE) y que dominaban el inglés. Ningún coordinador trabajaba exclusivamente en el NEv. Los equipos incluían profesionales de salud, estudiantes (de grado/posgrado), profesores universitarios y empleados en comisión de servicio en las secretarías de salud. Se determinó que tenían gran capacidad para “adquirir” y “evaluar” y poca capacidad para “adaptar” y “aplicar” evidencias. En cuanto a actividades y productos, prevaleció la media de tres al año, con hincapié en los productos de traducción del conocimiento (la síntesis de la evidencia y los diálogos deliberantes) y la capacitación para profesionales de salud, gestores y alumnos de grado/posgrado. Se describieron cinco clases de obstáculos: 1) financiamiento, 2) integración de la red, 3) institucionalización de las demandas, 4) capacidad de adaptación y 5) habilidades de comunicación de las investigaciones para recomendar la adopción de medidas en el nivel local. Conclusiones. Existen recursos humanos capacitados, vinculados a instituciones de investigación y enseñanza, para apoyar las PIE. Sin embargo, la sostenibilidad de los NEv depende de la adopción de medidas coordinadas para garantizar que existe la capacidad de adaptar y aplicar evidencia.Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS, Brasil.Governo Municipal Campo Grande. Secretaria Municipal de Saúde. Campo Grande, MS, Brasil.Governo Municipal Campo Grande. Secretaria Municipal de Saúde. Campo Grande, MS, Brasil.Governo Municipal Campo Grande. Secretaria Municipal de Saúde. Campo Grande, MS, Brasil.Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.porOrganização Pan-Americana da SaúdePolicy MakingTranslational Medical ResearchEvidence-Based MedicineTradução do conhecimentoPolíticas informadas por evidênciasInstitucionalizaçãoFormulação de políticasBrasilCOVID-19Evidence-informed policyInstitutionalizationPolicy makingBrazilCOVID-19Política informada por la evidenciaInstitucionalizaciónFormulación de políticasBrasilCOVID-19Pesquisa Médica TranslacionalPolítica Informada por EvidênciasInstitucionalizaçãoFormulação de PolíticasInstitucionalização das políticas informadas por evidências no BrasilInstitutionalizing evidence-based policies in BrazilInstitucionalización de las políticas informadas por evidenciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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