Análise das matérias de saúde bucal veiculadas na mídia impressa no Espírito Santo, nos anos de 2004 a 2009

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavaca, Aline Guio
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42134
Resumo: Esta dissertação é apresentada sob a forma de artigos. Os trabalhos apresentados neste estudo analisaram as matérias de saúde bucal veiculadas na mídia impressa no Espírito Santo, nos anos de 2004 a 2009. O primeiro artigo é um estudo quantitativo que objetiva delinear as principais características das matérias sobre saúde bucal, a fim de analisar e comparar os assuntos, as abordagens e a relevância jornalística relacionadas à temática priorizados pelos jornais A Tribuna e A Gazeta. O segundo artigo trata-se de um estudo qualitativo que visa compreender de que maneira as informações sobre saúde bucal são veiculadas pela mídia impressa no ES, a fim de analisar se a potência midiática está explorando de forma crítica a educação, a promoção da saúde e o consumismo em saúde bucal. O primeiro estudo verificou que os assuntos abordados compreenderam desde informações sobre políticas de saúde bucal, serviços prestados à comunidade e prevenção às doenças bucais, até as tendências estéticas do sorriso, divulgação de novas tecnologias e das especialidades odontológicas; houve um predomínio de páginas pares, poucas chamadas na primeira página e a veiculação em página inteira, o que significa uma valorização moderada desses assuntos; os projetos editoriais distintos, aliados à diferença de público alvo determinaram o padrão jornalístico e houve o predomínio de fonte especialista. Dessa forma, apesar das matérias de saúde bucal não apresentarem furos jornalísticos, podem ser trabalhadas, através de uma prática jornalística consciente, de maneira a evocar o extraordinário do ordinário, dando origem a matérias com relevância social em ambos os periódicos. O segundo artigo realizou uma análise de conteúdo do material empírico, dando origem a nove categorias analíticas: responsabilização do indivíduo, realidades extremas, acesso aos serviços público/privado, imaginário popular do dentista e do consultório dentário, patologização da halitose, valorização estética, determinantes da saúde bucal, hábitos de higiene e alimentação e prevenção. Concluiu-se que a abordagem midiática da saúde bucal perpassa uma complexidade de fatores sociais, culturais, políticos, biológicos e econômicos que destaca a importância de uma comunicação contextualizada com os interesses da sociedade, interativa e dialógica que explore sua potência crítica na educação e promoção da saúde e que veicule de maneira consciente o consumismo em saúde bucal.
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O segundo artigo trata-se de um estudo qualitativo que visa compreender de que maneira as informações sobre saúde bucal são veiculadas pela mídia impressa no ES, a fim de analisar se a potência midiática está explorando de forma crítica a educação, a promoção da saúde e o consumismo em saúde bucal. O primeiro estudo verificou que os assuntos abordados compreenderam desde informações sobre políticas de saúde bucal, serviços prestados à comunidade e prevenção às doenças bucais, até as tendências estéticas do sorriso, divulgação de novas tecnologias e das especialidades odontológicas; houve um predomínio de páginas pares, poucas chamadas na primeira página e a veiculação em página inteira, o que significa uma valorização moderada desses assuntos; os projetos editoriais distintos, aliados à diferença de público alvo determinaram o padrão jornalístico e houve o predomínio de fonte especialista. Dessa forma, apesar das matérias de saúde bucal não apresentarem furos jornalísticos, podem ser trabalhadas, através de uma prática jornalística consciente, de maneira a evocar o extraordinário do ordinário, dando origem a matérias com relevância social em ambos os periódicos. O segundo artigo realizou uma análise de conteúdo do material empírico, dando origem a nove categorias analíticas: responsabilização do indivíduo, realidades extremas, acesso aos serviços público/privado, imaginário popular do dentista e do consultório dentário, patologização da halitose, valorização estética, determinantes da saúde bucal, hábitos de higiene e alimentação e prevenção. Concluiu-se que a abordagem midiática da saúde bucal perpassa uma complexidade de fatores sociais, culturais, políticos, biológicos e econômicos que destaca a importância de uma comunicação contextualizada com os interesses da sociedade, interativa e dialógica que explore sua potência crítica na educação e promoção da saúde e que veicule de maneira consciente o consumismo em saúde bucal.This dissertation is presented in the form of articles. The work presented in this study analyzed the oral health materials broadcast in print media in Espírito Santo, in the years 2004-2009. The first paper is a quantitative study that aims to delineate the main characteristics of the materials on oral health broadcast in print media of Espírito Santo from 2004 to 2009, in order to analyse and compare the issues, approaches and journalistic relevant related to the thematic priority in the newspapers A Tribuna e A Gazeta. The second article is a qualitative study that aims to understand how the informations about oral health are broadcast on press media in ES, to examine if the power of media is exploiting a critical education, health promotion and consumerism in oral health. The first study found that issues discussed included from information about oral health policies, community service and prevention of oral health diseases, to the “aesthetic tendencies” of smile, the dissemination of new technologies and dental specialities; there was a predominance of even-numbered pages, fewer calls in the first page and broadcast in full-page, which means a moderate appreciation of these issues; different editorial projects, plus the difference in audience determined the journalistic standart and predominated source specialist. Despite the oral health news not shows “scoops”, they can be worked through a conscious journalism practice, in order to evoke the extraordinary from ordinary, giving rise to news of social relevance in both newspapers. The second article conducted a content analysis of empirical data, resulting in nine analytical categories: accountability of the individual, extreme conditions, access to public / private services, popular imagination of the dentist and dental office, pathologizing of halitosis, aesthetic value, determinants of oral health, hygiene and nutrition habits and prevention. It was concluded that the media approach of oral health cuts across a complex of social, cultural, political, biological and economic factors, which highlights the importance of communication in context with the interests of society, interactive and dialogue, which explore their critical power in education and health promotion, and relays a conscious consumerism in oral health.Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.porSaúde bucalComunicação em saúdeComunicação em saúdeSaúde públicaOdontologia em saúde públicaOral healthHealth communication;Mass mediaPublic healthPublic health dentistrySaúde BucalAnálise das matérias de saúde bucal veiculadas na mídia impressa no Espírito Santo, nos anos de 2004 a 2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2011Centro de Ciências da SaúdeUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado AcadêmicoVitóriaPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletivainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83074https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/42134/1/license.txtd3e717dbb24bfc607ede047f44d29a0eMD51ORIGINAL2009_Aline Guio Cavaca_dissertacao mestrado.pdf2009_Aline Guio Cavaca_dissertacao 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