Suicídio na área urbana de São Gabriel da Cachoeira: estudo com autópsias psicossociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Adriana Duarte de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/31848
Resumo: Objetivo: Analisar os significados atribuídos por indígenas, aos suicídios ocorridos na área urbana de São Gabriel da Cachoeira. Metodologia: Foram selecionados os casos de suicídio ocorridos na área urbana de São Gabriel da Cachoeira no período de 2001 a 2014. Agentes Comunitários de Saúde mediaram o contato com os familiares dos casos selecionados. Aos familiares foi aplicado um roteiro de entrevista semiestruturado chamado Autópsia Psicossocial, por meio do qual foram extraídas narrativas dos familiares sobre o suicídio dos casos selecionados. As entrevistas, realizadas após obtenção do termo de consentimento livre e esclarecido, foram gravadas e transcritas. Após a transcrição, foi realizada a leitura compreensiva das narrativas para a identificação das categorias empíricas, as narrativas foram então decompostas em recortes de trechos para que fossem identificadas tanto as ideias explícitas, quanto as implícitas presentes no texto. Para finalizar, foi realizada a síntese interpretativa das narrativas, privilegiando os sentidos mais amplos presentes em cada caso, através da articulação entre os objetivos propostos, o referencial teórico e os dados empíricos. A Autópsia Psicossocial foi utilizada de duas maneiras: com a finalidade de reconstruir os discursos proferidos durante as narrativas e como meio de elencar as categorias utilizadas na análise. Resultados: Os suicidas em sua maioria eram jovens do sexo masculino e que não costumavam apresentar comportamento violento. O método preferencial utilizado para cometer o suicídio foi o enforcamento. Identificou-se através das Autópsias Psicossociais que os parentes associaram os suicídios aos conflitos familiares existentes, ao consumo elevado de álcool e outras drogas ou, ainda devido a algum feitiço xamânico, como “sopro” ou “estrago”, motivado pela inveja de uma outra pessoa. Destaca-se ainda a preocupação dos parentes em saber o que ocorreu com o suicida após a sua morte. Conclusão: Os familiares por meio de suas narrativas buscam compreender o suicídio de seus parentes por meio de um complexo sistema de causalidade no qual se articulam conflitos familiares, uso de substancias e feitiços, que em última análise remetem a um contexto relacional. Tal modelo não se prende ao modelo biomédico clássico que tende a associar o suicídio a problemas psiquiátricos ou psicológicos individuais. Ademais a narrativa da morte não termina com a morte em si, preocupações com o post-mortem permeiam as aflições dos familiares. Tais aspectos deveriam ser considerados a se buscar estratégias tanto de prevenção, como de pósvenção ao suicídio.
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Aos familiares foi aplicado um roteiro de entrevista semiestruturado chamado Autópsia Psicossocial, por meio do qual foram extraídas narrativas dos familiares sobre o suicídio dos casos selecionados. As entrevistas, realizadas após obtenção do termo de consentimento livre e esclarecido, foram gravadas e transcritas. Após a transcrição, foi realizada a leitura compreensiva das narrativas para a identificação das categorias empíricas, as narrativas foram então decompostas em recortes de trechos para que fossem identificadas tanto as ideias explícitas, quanto as implícitas presentes no texto. Para finalizar, foi realizada a síntese interpretativa das narrativas, privilegiando os sentidos mais amplos presentes em cada caso, através da articulação entre os objetivos propostos, o referencial teórico e os dados empíricos. A Autópsia Psicossocial foi utilizada de duas maneiras: com a finalidade de reconstruir os discursos proferidos durante as narrativas e como meio de elencar as categorias utilizadas na análise. Resultados: Os suicidas em sua maioria eram jovens do sexo masculino e que não costumavam apresentar comportamento violento. O método preferencial utilizado para cometer o suicídio foi o enforcamento. Identificou-se através das Autópsias Psicossociais que os parentes associaram os suicídios aos conflitos familiares existentes, ao consumo elevado de álcool e outras drogas ou, ainda devido a algum feitiço xamânico, como “sopro” ou “estrago”, motivado pela inveja de uma outra pessoa. Destaca-se ainda a preocupação dos parentes em saber o que ocorreu com o suicida após a sua morte. Conclusão: Os familiares por meio de suas narrativas buscam compreender o suicídio de seus parentes por meio de um complexo sistema de causalidade no qual se articulam conflitos familiares, uso de substancias e feitiços, que em última análise remetem a um contexto relacional. Tal modelo não se prende ao modelo biomédico clássico que tende a associar o suicídio a problemas psiquiátricos ou psicológicos individuais. Ademais a narrativa da morte não termina com a morte em si, preocupações com o post-mortem permeiam as aflições dos familiares. Tais aspectos deveriam ser considerados a se buscar estratégias tanto de prevenção, como de pósvenção ao suicídio.Objective: To analyze meanings attributed by indigenous to suicides occurred in the urban area of São Gabriel da Cachoeira city. Methodology: Cases of suicide were selected on the urban area of São Gabriel da Cachoeira city in period 2001 to 2014. Community Health Agents mediate contact with the families of the selected cases. To family members were applied a semi-structured interview guide called Psychosocial Autopsy, through which were drawn family narratives about the suicide of the selected cases. The interviews, conducted after obtaining the free and informed consent, were recorded and transcribed. After transcription, comprehensive analysis of the narratives was performed for the identification of empirical categories, the narratives were divided into sections so both were identified explicit ideas as implied in the text. The Psychosocial Autopsy was employed in two ways: in order to reconstruct the speeches made during the narratives and as a means of listing the categories used in the analysis. Results: Suicidal were mostly young males and used not to show violent behavior. The preferred method used to commit suicide was hanging. It was identified through the Psychosocial Autopsies that relatives associated suicides existing family conflicts, the high consumption of alcohol and other drugs, or even due to a shamanic witchery, as "blowing" or "damage" poisoning, motivated by envy of another person. It also highlights the concern of relatives to know what happened to the suicidal after his death. Conclusion: Family through their narratives seek to understand the suicide of their relatives through a complex system causality in which articulate family conflicts, use of substances and witchery, which ultimately leads to a relational context. This model does not relate to classic biomedical model that tends to associate suicide to individual psychiatric or psychological problems. In addition the narrative of death does not end with death itself, concerns the post-mortem permeate the afflictions of the family. These aspects should be considered when seeking strategies both prevention and post event to suicide.Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAMFundação Oswaldo Cruz. Instituto Leônidas e Maria Deane. Manaus, AM, Brasil / Universidade Federal do Amazonas. Manaus, AM.porSuicidioAutópsias psicossociaisPovos indígenasSuicidePsychosocial autopsiesIndigenous peoplesSuicídio na área urbana de São Gabriel da Cachoeira: estudo com autópsias psicossociaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2016-12-22Universidade Federal do AmazonasMestrado AcadêmicoManaus, AMPrograma de Pós-Graduação em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazôniainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83082https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/31848/1/license.txt43cf57123dace9a28c9f6b2c996fa81bMD51ORIGINALDissertação Adriana Duarte Sousa.pdfDissertação Adriana Duarte Sousa.pdfapplication/pdf1096991https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/31848/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Adriana%20Duarte%20Sousa.pdfda8da100fb2a808f8f87866c498e9b4fMD52TEXTDissertação Adriana Duarte 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