Efeitos da música: terapia musical e cultura da sensibilidade da França (1750-1789)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, João Luiz Garcia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/31015
Resumo: Este estudo se destina a analisar o verbete “Efeitos da Música”, de autoria do médico francês Jean-Joseph Ménuret de Chambaud (1739 –1815). Ménuret nasceu em Montélimar, pequena cidade no sul da França, e se formou em medicina pela Universidade de Montpéllier em 1757, com 19 anos. O verbete em questão surgiu da sua colaboração com a Encyclopédie de Diderot e d’Alembert, onde colaboraram também diversos médicos de Montpéllier, que à época integravam uma doutrina médica que a historiografia vem chamando de “vitalismo”. Acompanhando o percurso acadêmico de Ménuret, buscamos compreender como o clima cultural da capital do Reino, onde se encontrava durante sua colaboração, pode ter influído nas suas ideias sobre o poder dos sons sobre a saúde humana. Para tanto, reconstruímos as mudanças socioculturais e intelectuais que ocorreram tanto no campo da prática musical quanto no campo da medicina. Concluímos, a partir disso, que o jovem médico reúne tanto considerações teórico-musicais quanto críticas estéticas para elaborar um conhecimento sobre a música que ressalta as associações dessa arte com a ordem e o bom regime passional, ao mesmo tempo que, aderindo às mudanças no gosto contemporâneo, deplora o estado da música francesa. Ressaltamos, igualmente, o papel da sensibilidade na fisiologia de Ménuret, que dá conta das diferentes influências entre as partes do corpo, diferenciando o modelo médico que ele seguia dos demais disponíveis. A sensibilidade, enquanto característica do ser vivo em oposição ao inanimado, é a propriedade mais importante para entender os efeitos da música sobre o homem.
id CRUZ_54ed84893c8697fb911d57710940993c
oai_identifier_str oai:www.arca.fiocruz.br:icict/31015
network_acronym_str CRUZ
network_name_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
repository_id_str 2135
spelling Guimarães, João Luiz GarciaEdler, Flavio Coelho2019-01-14T16:42:58Z2019-01-14T16:42:58Z2018GUIMARÃES, João Luiz Garcia. “Efeitos da música”: terapia musical e cultura da sensibilidade da França (1750-1789). 2018. 179 f. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) - Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2018.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/31015Este estudo se destina a analisar o verbete “Efeitos da Música”, de autoria do médico francês Jean-Joseph Ménuret de Chambaud (1739 –1815). Ménuret nasceu em Montélimar, pequena cidade no sul da França, e se formou em medicina pela Universidade de Montpéllier em 1757, com 19 anos. O verbete em questão surgiu da sua colaboração com a Encyclopédie de Diderot e d’Alembert, onde colaboraram também diversos médicos de Montpéllier, que à época integravam uma doutrina médica que a historiografia vem chamando de “vitalismo”. Acompanhando o percurso acadêmico de Ménuret, buscamos compreender como o clima cultural da capital do Reino, onde se encontrava durante sua colaboração, pode ter influído nas suas ideias sobre o poder dos sons sobre a saúde humana. Para tanto, reconstruímos as mudanças socioculturais e intelectuais que ocorreram tanto no campo da prática musical quanto no campo da medicina. Concluímos, a partir disso, que o jovem médico reúne tanto considerações teórico-musicais quanto críticas estéticas para elaborar um conhecimento sobre a música que ressalta as associações dessa arte com a ordem e o bom regime passional, ao mesmo tempo que, aderindo às mudanças no gosto contemporâneo, deplora o estado da música francesa. Ressaltamos, igualmente, o papel da sensibilidade na fisiologia de Ménuret, que dá conta das diferentes influências entre as partes do corpo, diferenciando o modelo médico que ele seguia dos demais disponíveis. A sensibilidade, enquanto característica do ser vivo em oposição ao inanimado, é a propriedade mais importante para entender os efeitos da música sobre o homem.The present study intends to analyze the entry “Effects of Music”, written by the French physician Jean-Joseph Ménuret de Chambaud (1739 – 1815). Ménuret was born in Montélimar, a small town in southern France and finished the Medical School in Montpellier University 1757, at age 19. The entry has been produced for the Encyclopédie of Diderot end d’Alembert, whose dictionary featured among its collaborators a small group of Montpellier-trained physicians who by that time shared a medical doctrine that came to be defined by the recent historiography by the term “vitalism”. Following Ménuret’s academic career, we have tried to understand how the cultural mood in the Kingdom’s capital, where he had established himself during his collaboration, could have influenced his visions on music’s power over human health. To that end, we reconstructed the social, cultural and intellectual changes that have swept through the fields of musical practice and medicine. We have concluded that the young doctor joins both music theory and aesthetic criticism in order to elaborate a knowledge that underlines the associations between music, order and a good regime for the passions, while adopting the latest changes in musical taste and deploring the status of the French music of his time. We also draw attention to the role of sensibility in Ménuret’s physiology, which is accountable for the mutual influences between distant bodily parts and constitutes the originality of his medical doctrine. Sensibility, as a characteristic of living beings in opposition to the inanimate entities, is a key concept in understanding the powers of music on men.Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porMúsicaMusicoterapiaFrançaMusicoterapia/históriaHistória do Século XVIIIFrançaEfeitos da música: terapia musical e cultura da sensibilidade da França (1750-1789)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2018Casa de Oswaldo CruzFundação Oswaldo CruzMestrado AcadêmicoRio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83078https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/31015/1/license.txtc38474b70c5232076aebde785ab47ec4MD51ORIGINALDissertaao_Final_Joo Luiz Garcia.pdfDissertaao_Final_Joo Luiz Garcia.pdfapplication/pdf1851802https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/31015/2/Dissertaao_Final_Joo%20Luiz%20Garcia.pdf5ccad7dd675623fe5b22752e449d6894MD52TEXTDissertaao_Final_Joo Luiz Garcia.pdf.txtDissertaao_Final_Joo Luiz Garcia.pdf.txtExtracted texttext/plain509829https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/31015/3/Dissertaao_Final_Joo%20Luiz%20Garcia.pdf.txt252e23e2369b5fa291c70efca231b333MD53icict/310152019-01-16 21:26:43.904oai:www.arca.fiocruz.br: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ório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352019-01-16T23:26:43Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Efeitos da música: terapia musical e cultura da sensibilidade da França (1750-1789)
title Efeitos da música: terapia musical e cultura da sensibilidade da França (1750-1789)
spellingShingle Efeitos da música: terapia musical e cultura da sensibilidade da França (1750-1789)
Guimarães, João Luiz Garcia
Música
Musicoterapia
França
Musicoterapia/história
História do Século XVIII
França
title_short Efeitos da música: terapia musical e cultura da sensibilidade da França (1750-1789)
title_full Efeitos da música: terapia musical e cultura da sensibilidade da França (1750-1789)
title_fullStr Efeitos da música: terapia musical e cultura da sensibilidade da França (1750-1789)
title_full_unstemmed Efeitos da música: terapia musical e cultura da sensibilidade da França (1750-1789)
title_sort Efeitos da música: terapia musical e cultura da sensibilidade da França (1750-1789)
author Guimarães, João Luiz Garcia
author_facet Guimarães, João Luiz Garcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, João Luiz Garcia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Edler, Flavio Coelho
contributor_str_mv Edler, Flavio Coelho
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Música
Musicoterapia
França
topic Música
Musicoterapia
França
Musicoterapia/história
História do Século XVIII
França
dc.subject.decs.pt_BR.fl_str_mv Musicoterapia/história
História do Século XVIII
França
description Este estudo se destina a analisar o verbete “Efeitos da Música”, de autoria do médico francês Jean-Joseph Ménuret de Chambaud (1739 –1815). Ménuret nasceu em Montélimar, pequena cidade no sul da França, e se formou em medicina pela Universidade de Montpéllier em 1757, com 19 anos. O verbete em questão surgiu da sua colaboração com a Encyclopédie de Diderot e d’Alembert, onde colaboraram também diversos médicos de Montpéllier, que à época integravam uma doutrina médica que a historiografia vem chamando de “vitalismo”. Acompanhando o percurso acadêmico de Ménuret, buscamos compreender como o clima cultural da capital do Reino, onde se encontrava durante sua colaboração, pode ter influído nas suas ideias sobre o poder dos sons sobre a saúde humana. Para tanto, reconstruímos as mudanças socioculturais e intelectuais que ocorreram tanto no campo da prática musical quanto no campo da medicina. Concluímos, a partir disso, que o jovem médico reúne tanto considerações teórico-musicais quanto críticas estéticas para elaborar um conhecimento sobre a música que ressalta as associações dessa arte com a ordem e o bom regime passional, ao mesmo tempo que, aderindo às mudanças no gosto contemporâneo, deplora o estado da música francesa. Ressaltamos, igualmente, o papel da sensibilidade na fisiologia de Ménuret, que dá conta das diferentes influências entre as partes do corpo, diferenciando o modelo médico que ele seguia dos demais disponíveis. A sensibilidade, enquanto característica do ser vivo em oposição ao inanimado, é a propriedade mais importante para entender os efeitos da música sobre o homem.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-14T16:42:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-01-14T16:42:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GUIMARÃES, João Luiz Garcia. “Efeitos da música”: terapia musical e cultura da sensibilidade da França (1750-1789). 2018. 179 f. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) - Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/31015
identifier_str_mv GUIMARÃES, João Luiz Garcia. “Efeitos da música”: terapia musical e cultura da sensibilidade da França (1750-1789). 2018. 179 f. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) - Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2018.
url https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/31015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
collection Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/31015/1/license.txt
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/31015/2/Dissertaao_Final_Joo%20Luiz%20Garcia.pdf
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/31015/3/Dissertaao_Final_Joo%20Luiz%20Garcia.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c38474b70c5232076aebde785ab47ec4
5ccad7dd675623fe5b22752e449d6894
252e23e2369b5fa291c70efca231b333
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.arca@fiocruz.br
_version_ 1813008947194363904