Efeitos da música: terapia musical e cultura da sensibilidade da França (1750-1789)
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/31015 |
Resumo: | Este estudo se destina a analisar o verbete “Efeitos da Música”, de autoria do médico francês Jean-Joseph Ménuret de Chambaud (1739 –1815). Ménuret nasceu em Montélimar, pequena cidade no sul da França, e se formou em medicina pela Universidade de Montpéllier em 1757, com 19 anos. O verbete em questão surgiu da sua colaboração com a Encyclopédie de Diderot e d’Alembert, onde colaboraram também diversos médicos de Montpéllier, que à época integravam uma doutrina médica que a historiografia vem chamando de “vitalismo”. Acompanhando o percurso acadêmico de Ménuret, buscamos compreender como o clima cultural da capital do Reino, onde se encontrava durante sua colaboração, pode ter influído nas suas ideias sobre o poder dos sons sobre a saúde humana. Para tanto, reconstruímos as mudanças socioculturais e intelectuais que ocorreram tanto no campo da prática musical quanto no campo da medicina. Concluímos, a partir disso, que o jovem médico reúne tanto considerações teórico-musicais quanto críticas estéticas para elaborar um conhecimento sobre a música que ressalta as associações dessa arte com a ordem e o bom regime passional, ao mesmo tempo que, aderindo às mudanças no gosto contemporâneo, deplora o estado da música francesa. Ressaltamos, igualmente, o papel da sensibilidade na fisiologia de Ménuret, que dá conta das diferentes influências entre as partes do corpo, diferenciando o modelo médico que ele seguia dos demais disponíveis. A sensibilidade, enquanto característica do ser vivo em oposição ao inanimado, é a propriedade mais importante para entender os efeitos da música sobre o homem. |
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Acompanhando o percurso acadêmico de Ménuret, buscamos compreender como o clima cultural da capital do Reino, onde se encontrava durante sua colaboração, pode ter influído nas suas ideias sobre o poder dos sons sobre a saúde humana. Para tanto, reconstruímos as mudanças socioculturais e intelectuais que ocorreram tanto no campo da prática musical quanto no campo da medicina. Concluímos, a partir disso, que o jovem médico reúne tanto considerações teórico-musicais quanto críticas estéticas para elaborar um conhecimento sobre a música que ressalta as associações dessa arte com a ordem e o bom regime passional, ao mesmo tempo que, aderindo às mudanças no gosto contemporâneo, deplora o estado da música francesa. Ressaltamos, igualmente, o papel da sensibilidade na fisiologia de Ménuret, que dá conta das diferentes influências entre as partes do corpo, diferenciando o modelo médico que ele seguia dos demais disponíveis. A sensibilidade, enquanto característica do ser vivo em oposição ao inanimado, é a propriedade mais importante para entender os efeitos da música sobre o homem.The present study intends to analyze the entry “Effects of Music”, written by the French physician Jean-Joseph Ménuret de Chambaud (1739 – 1815). Ménuret was born in Montélimar, a small town in southern France and finished the Medical School in Montpellier University 1757, at age 19. The entry has been produced for the Encyclopédie of Diderot end d’Alembert, whose dictionary featured among its collaborators a small group of Montpellier-trained physicians who by that time shared a medical doctrine that came to be defined by the recent historiography by the term “vitalism”. Following Ménuret’s academic career, we have tried to understand how the cultural mood in the Kingdom’s capital, where he had established himself during his collaboration, could have influenced his visions on music’s power over human health. To that end, we reconstructed the social, cultural and intellectual changes that have swept through the fields of musical practice and medicine. We have concluded that the young doctor joins both music theory and aesthetic criticism in order to elaborate a knowledge that underlines the associations between music, order and a good regime for the passions, while adopting the latest changes in musical taste and deploring the status of the French music of his time. We also draw attention to the role of sensibility in Ménuret’s physiology, which is accountable for the mutual influences between distant bodily parts and constitutes the originality of his medical doctrine. Sensibility, as a characteristic of living beings in opposition to the inanimate entities, is a key concept in understanding the powers of music on men.Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porMúsicaMusicoterapiaFrançaMusicoterapia/históriaHistória do Século XVIIIFrançaEfeitos da música: terapia musical e cultura da sensibilidade da França (1750-1789)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2018Casa de Oswaldo CruzFundação Oswaldo CruzMestrado AcadêmicoRio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83078https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/31015/1/license.txtc38474b70c5232076aebde785ab47ec4MD51ORIGINALDissertaao_Final_Joo Luiz Garcia.pdfDissertaao_Final_Joo Luiz Garcia.pdfapplication/pdf1851802https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/31015/2/Dissertaao_Final_Joo%20Luiz%20Garcia.pdf5ccad7dd675623fe5b22752e449d6894MD52TEXTDissertaao_Final_Joo Luiz Garcia.pdf.txtDissertaao_Final_Joo Luiz 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Este estudo se destina a analisar o verbete “Efeitos da Música”, de autoria do médico francês Jean-Joseph Ménuret de Chambaud (1739 –1815). Ménuret nasceu em Montélimar, pequena cidade no sul da França, e se formou em medicina pela Universidade de Montpéllier em 1757, com 19 anos. O verbete em questão surgiu da sua colaboração com a Encyclopédie de Diderot e d’Alembert, onde colaboraram também diversos médicos de Montpéllier, que à época integravam uma doutrina médica que a historiografia vem chamando de “vitalismo”. Acompanhando o percurso acadêmico de Ménuret, buscamos compreender como o clima cultural da capital do Reino, onde se encontrava durante sua colaboração, pode ter influído nas suas ideias sobre o poder dos sons sobre a saúde humana. Para tanto, reconstruímos as mudanças socioculturais e intelectuais que ocorreram tanto no campo da prática musical quanto no campo da medicina. Concluímos, a partir disso, que o jovem médico reúne tanto considerações teórico-musicais quanto críticas estéticas para elaborar um conhecimento sobre a música que ressalta as associações dessa arte com a ordem e o bom regime passional, ao mesmo tempo que, aderindo às mudanças no gosto contemporâneo, deplora o estado da música francesa. Ressaltamos, igualmente, o papel da sensibilidade na fisiologia de Ménuret, que dá conta das diferentes influências entre as partes do corpo, diferenciando o modelo médico que ele seguia dos demais disponíveis. A sensibilidade, enquanto característica do ser vivo em oposição ao inanimado, é a propriedade mais importante para entender os efeitos da música sobre o homem. |
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