Desenvolvimento de ferramenta para educação em diabetes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veloso, Danyelle Lorrane Carneiro
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Leite, Eliziane Brandão, Sete, Alexandra Rubim Camara, Veloso, Fernanda Layanne Carneiro
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/39318
Resumo: Autoras, representantes da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, Subsecretaria de Atenção Primária à Saúde, Diretoria de Ciclos de Vida e Praticas Integrativas em Saúde, Coordenação Central de Diabetes, convidadas pela Fiocruz Brasília, para apresentação de trabalho no evento: I PesquisaSUS – Encontro Científico de Pesquisas Aplicadas às Políticas Públicas em Saúde da Escola Fiocruz de Governo da FIOCRUZ Brasília. O I PesquisaSUS compôs as atividades da I Semana de Publicações e Práticas da Escola Fiocruz de Governo, realizado de 23 a 25 de novembro de 2015 na FIOCRUZ Brasília.
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O I PesquisaSUS compôs as atividades da I Semana de Publicações e Práticas da Escola Fiocruz de Governo, realizado de 23 a 25 de novembro de 2015 na FIOCRUZ Brasília.Introdução: A SES-DF fornece insumos e medicações a pacientes com diabetes conforme o protocolo institucional. No entanto, sabe-se que além da oferta do material, é importante um acompanhamento longitudinal desses usuários, bem como estratégias de promoção e educação em saúde capazes de possibilitar momentos de reflexão acerca da doença, do cuidado e da importância do autocuidado para a prevenção de complicações agudas e crônicas e para melhor qualidade de vida das pessoas. O diabetes mellitus (DM) é doença crônica que exige mudanças de hábitos e comportamentos especiais de autocuidado que deverão ser mantidos por toda a vida. A principal ferramenta para a garantia do autocuidado é a educação em diabetes, permitindo o autocontrole por parte do paciente. Objetivo: Apresentar material criado pela Coordenação Central de Diabetes da SES/DF para instrumentalizar as equipes de saúde com informações e práticas lúdicas, incentivando os profissionais de saúde na abordagem aos usuários com diabetes para a execução das atividades cotidianas necessárias à boa adesão ao tratamento, e assim melhorando os indicadores de bom controle da doença. Metodologia: Para a confecção deste material foram realizadas buscas na literatura sobre metodologias educativas que demandam poucos recursos materiais e podem ser adaptadas conforme a realidade e necessidades dos pacientes e profissionais de saúde. Resultados: O produto final deste trabalho foi o guia intitulado “Diabetes Mellitus: ferramentas educativas para atividades em grupo”. O material foi composto por 38 páginas com três capítulos e apresentação de 16 atividades educativas e lúdicas. O guia também disponibiliza informações sobre o monitoramento e avaliação dos grupos para os quais uma das alternativas é buscar os fatores terapêuticos ao se observar o movimento grupal e a comunicação expressa pelos participantes, permitindo identificar a efetividade de atividades grupais por meio da opinião ou relatos dos próprios participantes. O material foi divulgado em meio eletrônico através do site da Secretaria de Saúde do DF e enviado às unidades de saúde. Conclusão: O produto final deste trabalho pode servir de subsídio para os profissionais de saúde atuarem de forma prática e mais efetiva na educação de pacientes com diabetes. No entanto, há necessidade de pesquisas futuras que avaliem de fato contribuições do material junto aos profissionais e usuários.Governo do Distrito Federal. Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Subsecretaria de Atenção Primária à Saúde. Diretoria de Ciclos de Vida e Praticas Integrativas em Saúde. Coordenação Central de Diabetes. Brasília, DF, Brasil.Governo do Distrito Federal. Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Subsecretaria de Atenção Primária à Saúde. Diretoria de Ciclos de Vida e Praticas Integrativas em Saúde. Coordenação Central de Diabetes. Brasília, DF, Brasil.Governo do Distrito Federal. Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Subsecretaria de Atenção Primária à Saúde. Diretoria de Ciclos de Vida e Praticas Integrativas em Saúde. Coordenação Central de Diabetes. Brasília, DF, Brasil.Governo do Distrito Federal. Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Subsecretaria de Atenção Primária à Saúde. Diretoria de Ciclos de Vida e Praticas Integrativas em Saúde. Coordenação Central de Diabetes. Brasília, DF, Brasil.porFiocruz BrasíliaDiabetes MellitusEducação em saúdeAutocuidadoDiabetes MellitusAtenção à SaúdeDesenvolvimento de ferramenta para educação em diabetesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83074https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/39318/1/license.txtd3e717dbb24bfc607ede047f44d29a0eMD51ORIGINALDanyelle_Veloso.pdfDanyelle_Veloso.pdfApresentação application/pdf546897https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/39318/2/Danyelle_Veloso.pdf8e0329562d3504b460837ab2402bd0eeMD52Danyelle_Veloso.pdfDanyelle_Veloso.pdfResumoapplication/pdf107398https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/39318/3/Danyelle_Veloso.pdfe2cd607beed3fc028206f98df16c3cfeMD53TEXTDanyelle_Veloso.pdf.txtDanyelle_Veloso.pdf.txtExtracted 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