Por uma integralidade no processo formativo do técnico em enfermagem que atua na estratégia de saúde da família região Vale do Ribeira - SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Alonso de Azevedo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/36605
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo principal analisar o processo formativo do Curso Técnico em Enfermagem (TE) desenvolvido no âmbito da ETSUS/CEFOR - Centro Formador de Pessoal para a Saúde de Pariquera Açu, região do Vale do Ribeira. Relata o contexto histórico do surgimento desta Escola e seu percurso formativo para a qualificação de trabalhadores de nível médio para a saúde. Caracteriza a região em suas peculiaridades frente às necessidades de saúde da população. Apresenta as competências profissionais descritas na organização curricular, definidas com base no perfil profissional de conclusão do TE. Aborda as atribuições preconizadas pela Política Nacional da Atenção Básica, para que o TE atue na ESF - Estratégia da Saúde da Família. Analisa o Projeto Político Pedagógico do CEFOR, verificando se o percurso formativo incorpora eixos estruturantes com base na transversalidade e interdisciplinaridade e se ele está referenciado na dimensão concreta do trabalho desenvolvido pelo TE na equipe da ESF. Trata-se de uma pesquisa documental baseada no acervo do CEFOR, instituição pesquisada. Também analisadas as portarias e as orientações dos Ministérios da Educação e da Saúde que são norteadoras da formação em saúde. Conclui, enfatizando o trabalho do CEFOR em já ter formulado uma construção de currículo com indicativos emancipatórios, mas devido a causas multifatoriais, apresenta inadequação dessa matriz curricular à realidade local, pois este currículo ainda prioriza o modelo biomédico, necessitando revisão. Com vistas atender à modalidade de atenção à saúde ofertado na ESF, propõe que o TE tenha a opção de fazer um curso complementar, com conteúdos curriculares específicos a esta finalidade.
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Relata o contexto histórico do surgimento desta Escola e seu percurso formativo para a qualificação de trabalhadores de nível médio para a saúde. Caracteriza a região em suas peculiaridades frente às necessidades de saúde da população. Apresenta as competências profissionais descritas na organização curricular, definidas com base no perfil profissional de conclusão do TE. Aborda as atribuições preconizadas pela Política Nacional da Atenção Básica, para que o TE atue na ESF - Estratégia da Saúde da Família. Analisa o Projeto Político Pedagógico do CEFOR, verificando se o percurso formativo incorpora eixos estruturantes com base na transversalidade e interdisciplinaridade e se ele está referenciado na dimensão concreta do trabalho desenvolvido pelo TE na equipe da ESF. Trata-se de uma pesquisa documental baseada no acervo do CEFOR, instituição pesquisada. Também analisadas as portarias e as orientações dos Ministérios da Educação e da Saúde que são norteadoras da formação em saúde. Conclui, enfatizando o trabalho do CEFOR em já ter formulado uma construção de currículo com indicativos emancipatórios, mas devido a causas multifatoriais, apresenta inadequação dessa matriz curricular à realidade local, pois este currículo ainda prioriza o modelo biomédico, necessitando revisão. Com vistas atender à modalidade de atenção à saúde ofertado na ESF, propõe que o TE tenha a opção de fazer um curso complementar, com conteúdos curriculares específicos a esta finalidade.This dissertation has as main objective to analyze the formative process of the Technical Nursing Course (TE) developed within the scope of ETSUS / CEFOR - Health Personnel Training Center of Pariquera Açu, Vale do Ribeira region. It reports the historical context of the emergence of this School and its formative course for the qualification of mid-level health workers. It characterizes the region in its peculiarities regarding the health needs of the population. It presents the professional competences described in the curricular organization, defined based on the professional completion profile of the TE. It addresses the attributions advocated by the National Policy of Primary Care, so that the ET acts in the FHS - Family Health Strategy. It analyzes the CEFOR Pedagogical Political Project, verifying if the formative path incorporates structuring axes based on transversality and interdisciplinarity and if it is referenced in the concrete dimension of the work developed by TE in the FHS team. This is a documentary research based on the collection of CEFOR, researched institution. Also analyzed the ordinances and guidelines of the Ministries of Education and Health that are guiding health training. It concludes, emphasizing the work of CEFOR in having already formulated a curriculum construction with emancipatory indicatives, but due to multifactorial causes, presents inadequacy of this curriculum matrix to the local reality, as this curriculum still prioritizes the biomedical model, requiring revision. In order to meet the health care modality offered in the FHS, it proposes that the ET has the option of taking a complementary course, with curricular contents specific to this purpose.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porEPSJVIntegralidadeEstratégia de Saúde da FamíliaEducação ProfissionalCurrículoEnfermagemIntegralityNursing Technician Training ProcessHealth Care Model (FHS)Educação Profissional em Saúde PúblicaEducação em EnfermagemIntegralidade em SaúdeAtenção Primária à SaúdePor uma integralidade no processo formativo do técnico em enfermagem que atua na estratégia de saúde da família região Vale do Ribeira - SPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2019-06-28Coordenação de Pós-Graduação em Educação Profissional em SaúdeFundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim VenâncioMestrado ProfissionalRio de Janeiro, RJPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83118https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/36605/1/license.txtfbc7c5334882957560bb159abf8c3449MD51ORIGINALMaria Alonso_Santos_EPSJV_Mestrado_2019.pdfMaria Alonso_Santos_EPSJV_Mestrado_2019.pdfapplication/pdf1837053https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/36605/2/Maria%20Alonso_Santos_EPSJV_Mestrado_2019.pdf1944ee1f0784a8c302b2d6d9cf4edc70MD52TEXTMaria Alonso_Santos_EPSJV_Mestrado_2019.pdf.txtMaria Alonso_Santos_EPSJV_Mestrado_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain222659https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/36605/3/Maria%20Alonso_Santos_EPSJV_Mestrado_2019.pdf.txtec90d0ca8cac55aea4e174bb25c34726MD53icict/366052019-10-22 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