Doce veneno: uma análise do consumo de bebidas açucaradas por adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balbino, Thaína Rocha
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Barboza, Stephanie Ingrid Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/33796
Resumo: O presente estudo visa compreender os fatores de influência para a redução do consumo das bebidas açucaradas. Nesse intuito, adotou-se uma abordagem qualitativa, a fim de desenvolver ferramentas de marketing social para a promoção da redução do consumo entre adolescentes. Foram realizadas entrevistas gravadas em áudio, com roteiro semiestruturado, sendo entrevistados onze adolescentes de 16 a 18 anos, variando entre estudantes do ensino médio de instituições públicas e privadas do estado da Paraíba. Os resultados indicaram que os principais incentivos para o consumo são o sabor, preço, praticidade e o assédio dos amigos e familiares que incentivavam o consumo de bebidas açucaradas. Fazendo o uso de ferramentas de marketing social, verificou-se que a conscientização sobre os aspectos negativos da ingestão dessas bebidas, a inserção de ações reguladoras e a exposição dos malefícios contribuem para uma nova consciência sobre o consumo dessas bebidas e a redução do consumo.
id CRUZ_5f15b0e95919eb158743627740a68801
oai_identifier_str oai:www.arca.fiocruz.br:icict/33796
network_acronym_str CRUZ
network_name_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
repository_id_str 2135
spelling Balbino, Thaína RochaBarboza, Stephanie Ingrid Souza2019-07-03T16:54:22Z2019-07-03T16:54:22Z2019BALBINO, Thaína Rocha; BARBOZA, Stephanie Ingrid Souza. Doce veneno: uma análise do consumo de bebidas açucaradas por adolescentes. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 365-380, abr./jun. 2019.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/337961981-6278O presente estudo visa compreender os fatores de influência para a redução do consumo das bebidas açucaradas. Nesse intuito, adotou-se uma abordagem qualitativa, a fim de desenvolver ferramentas de marketing social para a promoção da redução do consumo entre adolescentes. Foram realizadas entrevistas gravadas em áudio, com roteiro semiestruturado, sendo entrevistados onze adolescentes de 16 a 18 anos, variando entre estudantes do ensino médio de instituições públicas e privadas do estado da Paraíba. Os resultados indicaram que os principais incentivos para o consumo são o sabor, preço, praticidade e o assédio dos amigos e familiares que incentivavam o consumo de bebidas açucaradas. Fazendo o uso de ferramentas de marketing social, verificou-se que a conscientização sobre os aspectos negativos da ingestão dessas bebidas, a inserção de ações reguladoras e a exposição dos malefícios contribuem para uma nova consciência sobre o consumo dessas bebidas e a redução do consumo.In order to understand the influence factors for the reduction of consumption of sugar-sweetened beverages, a qualitative approach was adopted in order to develop social marketing tools to promote consumption reduction among adolescents. Interviews were recorded, with a semi-structured script. Eleven adolescents aged 16 to 18 years were interviewed, varying among high school students from public and private institutions in the state of Paraíba. The results indicated that the main incentives for consumption are the taste, price, practicality and harassment of friends and family that encouraged the consumption of sugary drinks. Using social marketing tools, it was found that awareness of the negative aspects of the intake of these beverages, the insertion of regulatory actions and the exposure of the maladies contribute to a new awareness about the consumption of these beverages and the reduction of consumption.Con el objetivo de comprender los factores de influencia para la reducción del consumo de las bebidas azucaradas, se adoptó un abordaje cualitativo, con el fin de desarrollar herramientas de marketing social para la promoción de la reducción del consumo entre adolescentes. Se realizaron entrevistas grabadas por audio, con guión semiestructurado, siendo entrevistados once adolescentes de 16 a 18 años. Los resultados indicaron que los principales incentivos para el consumo son el sabor, precio, practicidad y el acoso de los amigos y familiares que incentivaban el consumo de bebidas azucaradas. Al hacer el uso de herramientas de marketing social, se verificó que la concientización sobre los aspectos negativos de la ingestión de esas bebidas, con la inserción de acciones reguladoras y la exposición de los maleficios contribuyen a una nueva conciencia sobre el consumo de esas bebidas y la reducción del consumo.Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, PB, Brasil.Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, PB, Brasil.porMarketing socialBebidas açucaradasAdolescentesSaúde públicaConscientizaçãoSocial marketingSugarsAdolescentsPublic healthAwarenessMarketing socialBebidas azucaradasAdolescentesSalud públicaConscienciaDoce veneno: uma análise do consumo de bebidas açucaradas por adolescentesSweet poison: an analysis of adolescents’ consumption of sugarsweetened beveragesDulce veneno: un análisis del consumo de bebidas azucaradas por adolescentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txttext/plain1748https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/33796/1/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD51ORIGINAL13.pdfapplication/pdf321650https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/33796/2/13.pdf65b2c0bd7a4fb6c9c3a5055facc7e7f5MD52TEXT13.pdf.txt13.pdf.txtExtracted texttext/plain61913https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/33796/3/13.pdf.txtf05dd038e18d9c4fcb429fda77c60119MD53icict/337962019-07-11 23:39:14.503oai:www.arca.fiocruz.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352019-07-12T02:39:14Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Doce veneno: uma análise do consumo de bebidas açucaradas por adolescentes
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Sweet poison: an analysis of adolescents’ consumption of sugarsweetened beverages
Dulce veneno: un análisis del consumo de bebidas azucaradas por adolescentes
title Doce veneno: uma análise do consumo de bebidas açucaradas por adolescentes
spellingShingle Doce veneno: uma análise do consumo de bebidas açucaradas por adolescentes
Balbino, Thaína Rocha
Marketing social
Bebidas açucaradas
Adolescentes
Saúde pública
Conscientização
Social marketing
Sugars
Adolescents
Public health
Awareness
Marketing social
Bebidas azucaradas
Adolescentes
Salud pública
Consciencia
title_short Doce veneno: uma análise do consumo de bebidas açucaradas por adolescentes
title_full Doce veneno: uma análise do consumo de bebidas açucaradas por adolescentes
title_fullStr Doce veneno: uma análise do consumo de bebidas açucaradas por adolescentes
title_full_unstemmed Doce veneno: uma análise do consumo de bebidas açucaradas por adolescentes
title_sort Doce veneno: uma análise do consumo de bebidas açucaradas por adolescentes
author Balbino, Thaína Rocha
author_facet Balbino, Thaína Rocha
Barboza, Stephanie Ingrid Souza
author_role author
author2 Barboza, Stephanie Ingrid Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Balbino, Thaína Rocha
Barboza, Stephanie Ingrid Souza
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Marketing social
Bebidas açucaradas
Adolescentes
Saúde pública
Conscientização
topic Marketing social
Bebidas açucaradas
Adolescentes
Saúde pública
Conscientização
Social marketing
Sugars
Adolescents
Public health
Awareness
Marketing social
Bebidas azucaradas
Adolescentes
Salud pública
Consciencia
dc.subject.en.pt_BR.fl_str_mv Social marketing
Sugars
Adolescents
Public health
Awareness
dc.subject.es.pt_BR.fl_str_mv Marketing social
Bebidas azucaradas
Adolescentes
Salud pública
Consciencia
description O presente estudo visa compreender os fatores de influência para a redução do consumo das bebidas açucaradas. Nesse intuito, adotou-se uma abordagem qualitativa, a fim de desenvolver ferramentas de marketing social para a promoção da redução do consumo entre adolescentes. Foram realizadas entrevistas gravadas em áudio, com roteiro semiestruturado, sendo entrevistados onze adolescentes de 16 a 18 anos, variando entre estudantes do ensino médio de instituições públicas e privadas do estado da Paraíba. Os resultados indicaram que os principais incentivos para o consumo são o sabor, preço, praticidade e o assédio dos amigos e familiares que incentivavam o consumo de bebidas açucaradas. Fazendo o uso de ferramentas de marketing social, verificou-se que a conscientização sobre os aspectos negativos da ingestão dessas bebidas, a inserção de ações reguladoras e a exposição dos malefícios contribuem para uma nova consciência sobre o consumo dessas bebidas e a redução do consumo.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-03T16:54:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-03T16:54:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BALBINO, Thaína Rocha; BARBOZA, Stephanie Ingrid Souza. Doce veneno: uma análise do consumo de bebidas açucaradas por adolescentes. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 365-380, abr./jun. 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/33796
dc.identifier.eissn.pt_BR.fl_str_mv 1981-6278
identifier_str_mv BALBINO, Thaína Rocha; BARBOZA, Stephanie Ingrid Souza. Doce veneno: uma análise do consumo de bebidas açucaradas por adolescentes. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 365-380, abr./jun. 2019.
1981-6278
url https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/33796
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
collection Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/33796/1/license.txt
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/33796/2/13.pdf
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/33796/3/13.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
65b2c0bd7a4fb6c9c3a5055facc7e7f5
f05dd038e18d9c4fcb429fda77c60119
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.arca@fiocruz.br
_version_ 1798324815814197248