Fluxos de informação no SisHiperDia: um estudo de caso
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17233 |
Resumo: | O aumento de pessoas acometidas por doenças crônicas na sociedade contemporânea tem orientado mudanças na forma de gestão dos serviços de saúde. O cuidado e a atenção às doenças crônicas pedem por intervenções mais complexas o que, entre outros pontos, abre um espaço para que novos dispositivos e estratégias possam auxiliar na mediação dos usuários com os profissionais de saúde, e com o próprio sistema de saúde. Estudos recentes apontam que as tecnologias de informação e comunicação (TIC) podem contribuir nesse processo, com potencial para auxiliar na formulação de políticas de atendimento integral à população. Tratase de um estudo exploratório focado no sistema de cadastramento e acompanhamento dos Hipertensos e Diabéticos (SISHIPERDIA). Com o objetivo de avaliar junto aos profissionais de saúde, como uma tecnologia da informação participa e potencialmente pode participar na construção dos processos de trabalho de uma unidade de atenção à saúde. A perspectiva epistemológica segue a abordagem da Educação Permanente em Saúde, e as estratégias metodológicas utilizadas para alcance dos objetivos são: análise documental, observação do cotidiano em uma unidade básica de saúde e grupo focal. Os resultados apontam que a baixa adesão às tecnologias não é apenas resultado de despreparo do profissional, mas é também influenciada por fatores que envolvem o significado do trabalho e o agir em saúde. |
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Estudos recentes apontam que as tecnologias de informação e comunicação (TIC) podem contribuir nesse processo, com potencial para auxiliar na formulação de políticas de atendimento integral à população. Tratase de um estudo exploratório focado no sistema de cadastramento e acompanhamento dos Hipertensos e Diabéticos (SISHIPERDIA). Com o objetivo de avaliar junto aos profissionais de saúde, como uma tecnologia da informação participa e potencialmente pode participar na construção dos processos de trabalho de uma unidade de atenção à saúde. A perspectiva epistemológica segue a abordagem da Educação Permanente em Saúde, e as estratégias metodológicas utilizadas para alcance dos objetivos são: análise documental, observação do cotidiano em uma unidade básica de saúde e grupo focal. Os resultados apontam que a baixa adesão às tecnologias não é apenas resultado de despreparo do profissional, mas é também influenciada por fatores que envolvem o significado do trabalho e o agir em saúde.Prefeitura do Rio de Janeiro. Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. São Paulo, SP, Brasil.porFundação Oswaldo Cruz. 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