Materializando o futuro? a construção do discurso expositivo no Museu do Amanhã

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Júlia Botelho
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/48624
Resumo: Desde, pelo menos, a Revolução Industrial, museus de ciência têm se constituído como ambientes de Divulgação Científica (DC). De lá para cá, a sociedade se modificou com e por intermédio da Ciência e Tecnologia (C&T), atribuindo novos objetivos, utilizações e importância aos museus e à divulgação de ciência. Apesar disso, exposições museológicas são consideradas, até os dias de hoje, importantes locais de e para a DC. Entendendo sua relevância, e em busca de uma melhor compreensão sobre como a ciência é comunicada ao público nesses espaços, este estudo propõe a análise da exposição principal do Museu do Amanhã (Rio de Janeiro/RJ), com o objetivo de identificar de que maneira se constrói o discurso da exposição a partir de seu design e conteúdo textual, e como C&T estão (re)apresentadas no e por esse discurso expositivo ao público. Com esse intuito, lançaremos mão da metodologia de avaliação de exposições de Marília Xavier Cury (2005 e 2012), especificamente da Avaliação Técnica - que nos permitirá um profundo entendimento da exposição através da análise do projeto executado, a fim de identificar possíveis influências deste na apropriação do conteúdo -, em conjunto com a metodologia da Análise de Conteúdo tal como proposta por Bardin (1977) para analisar os textos da exposição - no intuito de identificar possíveis relações desses com a proposta institucional do Museu do Amanhã, bem como de que forma se encontram (ou não) refletidos no design expositivo e vice-versa -, ambas análises perpassadas pela recognição de aproximações entre o discurso da exposição e os Modelos Conceituais de Comunicação Pública da Ciência propostos por Brossard e Lewenstein (2010). Acreditamos que o cruzamento dos resultados obtidos nos possibilitará uma análise aprofundada do discurso expositivo - informada por um entendimento do espaço e conteúdo textual - permitindo reconhecer suas possíveis influências no processo comunicacional, bem como identificar consonâncias e dissonâncias entre a proposta da instituição e o projeto executado, e, principalmente, entender qual é e como se constrói a representação de C&T na exposição.
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Entendendo sua relevância, e em busca de uma melhor compreensão sobre como a ciência é comunicada ao público nesses espaços, este estudo propõe a análise da exposição principal do Museu do Amanhã (Rio de Janeiro/RJ), com o objetivo de identificar de que maneira se constrói o discurso da exposição a partir de seu design e conteúdo textual, e como C&T estão (re)apresentadas no e por esse discurso expositivo ao público. Com esse intuito, lançaremos mão da metodologia de avaliação de exposições de Marília Xavier Cury (2005 e 2012), especificamente da Avaliação Técnica - que nos permitirá um profundo entendimento da exposição através da análise do projeto executado, a fim de identificar possíveis influências deste na apropriação do conteúdo -, em conjunto com a metodologia da Análise de Conteúdo tal como proposta por Bardin (1977) para analisar os textos da exposição - no intuito de identificar possíveis relações desses com a proposta institucional do Museu do Amanhã, bem como de que forma se encontram (ou não) refletidos no design expositivo e vice-versa -, ambas análises perpassadas pela recognição de aproximações entre o discurso da exposição e os Modelos Conceituais de Comunicação Pública da Ciência propostos por Brossard e Lewenstein (2010). Acreditamos que o cruzamento dos resultados obtidos nos possibilitará uma análise aprofundada do discurso expositivo - informada por um entendimento do espaço e conteúdo textual - permitindo reconhecer suas possíveis influências no processo comunicacional, bem como identificar consonâncias e dissonâncias entre a proposta da instituição e o projeto executado, e, principalmente, entender qual é e como se constrói a representação de C&T na exposição.Since, at least, the Industrial Revolution, science museums have been constituted as environments for Scientific communication. Since then, society has changed with and through Science and Technology (S&T), assigning new objectives, uses, and importance to museums and science communication. Despite this, museum exhibitions are considered, until today, important places to and of science communication. Understanding its relevance, and in search of a better understanding of how science is communicated to the public in these spaces, this study proposes the analysis of the main exhibition at the Museu do Amanhã (Rio de Janeiro/RJ), intending to identify how the exhibition's discourse is constructed from its design and textual content, and how S&T are (re)presented in and by its discourse to the public. To this end, we will use Marília Xavier Cury's (2005 and 2012) exhibition evaluation methodology, specifically the Technical Evaluation - which will allow us to have a deep understanding of the exhibition through the analysis of the executed project, in order to identify its possible influences on visitors' appropriation of the exhibition content - together with a Content Analysis methodology as proposed by Bardin (1977) to analyze the texts of the exhibition - with the view to identify possible relations between these and the institutional proposal of the Museu do Amanhã, as well as how these are (or are not) reflected in the exhibition design and vice versa - both analyzes permeated by the recognition of approximations between the exhibition's discourse and the Conceptual Models of Public Communication of Science proposed by Brossard and Lewenstein (2010). We believe that the crossing of the results obtained will enable us to have an in-depth analysis of the exhibition discourse - informed by an understanding of space and textual content - allowing us to recognize its influences on the communication process, as well as to identify consonances and dissonances between the institution's proposal and the project executed, and, mainly, understand what the representation of S&T in the exhibition is and how it is constructed.CAPESFundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porDivulgação CientíficaMuseus de CiênciaMuseus – ExposiçõesDesign de ExposiçãoScience CommunicationScience MuseumsMuseums - ExhibitionExhibition DesignComunicação e Divulgação CientíficaExposições CientíficasMuseusExposições como AssuntoMaterializando o futuro? a construção do discurso expositivo no Museu do Amanhãinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2021Casa de Oswaldo CruzFundação Oswaldo CruzRio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txttext/plain1748https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/48624/1/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD51ORIGINAL000245798.pdfapplication/pdf3864793https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/48624/2/000245798.pdfe0deba0e07cb11c663597034c0f58a70MD52TEXT000245798.pdf.txt000245798.pdf.txtExtracted texttext/plain444072https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/48624/3/000245798.pdf.txt27ca6cb7ff2ac0484aaeacb2fcd5df0dMD53icict/486242021-08-14 02:00:50.382oai:www.arca.fiocruz.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352021-08-14T05:00:50Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
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