Práticas Integradas na formação em saúde: desafios e possibilidades de transformação das práticas pedagógicas no curso de Nutrição da UFF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandez, Veronica Silva
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2320
Resumo: Este trabalho buscou analisar e discutir desafios e possibilidades de transformação das práticas pedagógicas no curso de graduação em Nutrição da Universidade Federal Fluminense (UFF), tendo como referência a disciplina Prática Integrada, a partir de recente reformulação curricular. Apresenta um panorama da discussão sobre a organização curricular nos cursos de saúde, trata do caso específico da formação em Nutrição por meio de breve histórico e a caracterização do curso de Nutrição da UFF. Reflete sobre a importância das abordagens práticas no processo de ensino em saúde, considerando o caráter inovador da disciplina Prática Integrada. Considera como aspectos conceituais relevantes para transformação do ensino em saúde os conceitos de interdisciplinaridade e integralidade em saúde e a necessidade da abordagem dos aspectos relacionados à formação dos docentes quando de reformulações curriculares. Para essa última discussão, aborda também alguns estudos sobre formação docente, a questão do habitus e a construção de uma postura reflexiva, dando destaque para a trajetória docente como fator estruturante da prática pedagógica. Por fim, encerraremos o trabalho com algumas reflexões no intuito de subsidiar futuras discussões quanto à formação de nutricionistas.
id CRUZ_664c6e657efeb8e34a5c66b9040a6dd5
oai_identifier_str oai:www.arca.fiocruz.br:icict/2320
network_acronym_str CRUZ
network_name_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
repository_id_str 2135
spelling Fernandez, Veronica SilvaKoifman, LilianMoreira, Carlos Otávio FiúzaHortale, Virginia AlonsoMachado, Victoria Maria Brant RibeiroMagalhães, RosanaMendonça, Cristina PinheiroMoreira, Carlos Otávio Fiúza2011-05-04T12:36:17Z2011-05-04T12:36:17Z2009FERNANDEZ, Veronica Silva. Práticas Integradas na formação em saúde: desafios e possibilidades de transformação das práticas pedagógicas no curso de Nutrição da UFF. 2009. 139 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2009.BR526.1; R613.2, F363phttps://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2320Este trabalho buscou analisar e discutir desafios e possibilidades de transformação das práticas pedagógicas no curso de graduação em Nutrição da Universidade Federal Fluminense (UFF), tendo como referência a disciplina Prática Integrada, a partir de recente reformulação curricular. Apresenta um panorama da discussão sobre a organização curricular nos cursos de saúde, trata do caso específico da formação em Nutrição por meio de breve histórico e a caracterização do curso de Nutrição da UFF. Reflete sobre a importância das abordagens práticas no processo de ensino em saúde, considerando o caráter inovador da disciplina Prática Integrada. Considera como aspectos conceituais relevantes para transformação do ensino em saúde os conceitos de interdisciplinaridade e integralidade em saúde e a necessidade da abordagem dos aspectos relacionados à formação dos docentes quando de reformulações curriculares. Para essa última discussão, aborda também alguns estudos sobre formação docente, a questão do habitus e a construção de uma postura reflexiva, dando destaque para a trajetória docente como fator estruturante da prática pedagógica. Por fim, encerraremos o trabalho com algumas reflexões no intuito de subsidiar futuras discussões quanto à formação de nutricionistas.This work aimed to analyze and discuss challenges and opportunities for transformation of pedagogical practices in the course of studies in Nutrition of Universidade Federal Fluminense (UFF) having as a reference the subject Integrated Practice starting from a recent curriculum reform. The work presents an overall view of the discussion about the curriculum organization in the Health Courses. It deals with the specific case of the formation in Nutrition in UFF. It reflects about the importance of practical means of tackling during the teaching process in Health area, taking into account the innovative characteristic of the Integrated Practice subject . This work considers as relevant conceptual aspects to the transformation of the teaching in the Health area the concepts interdisciplinarity and integrality and the need to deal with the aspects related to the formation of teachers when curriculum is being reformed. To this last discussion this work also deals with some studies concerning teacher’s formation, the issue of habitus and the building up of a thoughtful attitude, giving prominence to the teacher’s progression as a structural fact of the pedagogical practice. At last we will close the work with some reflections in order to sustain future discussions concerning the formation of nutritionists.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porFormação em SaúdePrática DocenteEnsino de NutriçãoPrática IntegradaIntegralidadeInterdisciplinaridadeHealth FormationTeacher’s PracticeNutrition TeachingIntegrated PracticeIntegralityInterdisciplinarityPrática ProfissionalEducação em Saúde/utilizaçäoNutrição/educaçäoEnsino/tendênciasCurrículo/tendênciasAtenção à SaúdeBrasilPráticas Integradas na formação em saúde: desafios e possibilidades de transformação das práticas pedagógicas no curso de Nutrição da UFFIntegrated Practice in health education: challenges and possibilities of transformation of teaching practices in the course of Nutrition UFFinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz.Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.MestreRio de Janeiro/RJPrograma de Pós-Graduação em Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZORIGINALENSP_Dissertação_Fernandez_Verônica_Silva.pdfENSP_Dissertação_Fernandez_Verônica_Silva.pdfapplication/pdf850686https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2320/1/ENSP_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Fernandez_Ver%c3%b4nica_Silva.pdfc86a5cf5fdec733ebb2ae0aa0f7ea211MD51TEXTENSP_Dissertação_Fernandez_Verônica_Silva.pdf.txtENSP_Dissertação_Fernandez_Verônica_Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain265774https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2320/4/ENSP_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Fernandez_Ver%c3%b4nica_Silva.pdf.txtb42da713cdd1582ac3678d25b934ab44MD54THUMBNAILENSP_Dissertação_Fernandez_Verônica_Silva.pdf.jpgENSP_Dissertação_Fernandez_Verônica_Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1106https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2320/3/ENSP_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Fernandez_Ver%c3%b4nica_Silva.pdf.jpg06f6027ec74cb690d89e406eb97d1ac0MD53icict/23202023-01-17 14:09:32.694oai:www.arca.fiocruz.br:icict/2320Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352023-01-17T17:09:32Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas Integradas na formação em saúde: desafios e possibilidades de transformação das práticas pedagógicas no curso de Nutrição da UFF
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Integrated Practice in health education: challenges and possibilities of transformation of teaching practices in the course of Nutrition UFF
title Práticas Integradas na formação em saúde: desafios e possibilidades de transformação das práticas pedagógicas no curso de Nutrição da UFF
spellingShingle Práticas Integradas na formação em saúde: desafios e possibilidades de transformação das práticas pedagógicas no curso de Nutrição da UFF
Fernandez, Veronica Silva
Formação em Saúde
Prática Docente
Ensino de Nutrição
Prática Integrada
Integralidade
Interdisciplinaridade
Health Formation
Teacher’s Practice
Nutrition Teaching
Integrated Practice
Integrality
Interdisciplinarity
Prática Profissional
Educação em Saúde/utilizaçäo
Nutrição/educaçäo
Ensino/tendências
Currículo/tendências
Atenção à Saúde
Brasil
title_short Práticas Integradas na formação em saúde: desafios e possibilidades de transformação das práticas pedagógicas no curso de Nutrição da UFF
title_full Práticas Integradas na formação em saúde: desafios e possibilidades de transformação das práticas pedagógicas no curso de Nutrição da UFF
title_fullStr Práticas Integradas na formação em saúde: desafios e possibilidades de transformação das práticas pedagógicas no curso de Nutrição da UFF
title_full_unstemmed Práticas Integradas na formação em saúde: desafios e possibilidades de transformação das práticas pedagógicas no curso de Nutrição da UFF
title_sort Práticas Integradas na formação em saúde: desafios e possibilidades de transformação das práticas pedagógicas no curso de Nutrição da UFF
author Fernandez, Veronica Silva
author_facet Fernandez, Veronica Silva
author_role author
dc.contributor.advisorco.pt_BR.fl_str_mv Koifman, Lilian
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Moreira, Carlos Otávio Fiúza
Hortale, Virginia Alonso
Machado, Victoria Maria Brant Ribeiro
Magalhães, Rosana
Mendonça, Cristina Pinheiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandez, Veronica Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moreira, Carlos Otávio Fiúza
contributor_str_mv Moreira, Carlos Otávio Fiúza
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Formação em Saúde
Prática Docente
Ensino de Nutrição
Prática Integrada
Integralidade
Interdisciplinaridade
topic Formação em Saúde
Prática Docente
Ensino de Nutrição
Prática Integrada
Integralidade
Interdisciplinaridade
Health Formation
Teacher’s Practice
Nutrition Teaching
Integrated Practice
Integrality
Interdisciplinarity
Prática Profissional
Educação em Saúde/utilizaçäo
Nutrição/educaçäo
Ensino/tendências
Currículo/tendências
Atenção à Saúde
Brasil
dc.subject.en.none.fl_str_mv Health Formation
Teacher’s Practice
Nutrition Teaching
Integrated Practice
Integrality
Interdisciplinarity
dc.subject.decs.none.fl_str_mv Prática Profissional
Educação em Saúde/utilizaçäo
Nutrição/educaçäo
Ensino/tendências
Currículo/tendências
Atenção à Saúde
Brasil
description Este trabalho buscou analisar e discutir desafios e possibilidades de transformação das práticas pedagógicas no curso de graduação em Nutrição da Universidade Federal Fluminense (UFF), tendo como referência a disciplina Prática Integrada, a partir de recente reformulação curricular. Apresenta um panorama da discussão sobre a organização curricular nos cursos de saúde, trata do caso específico da formação em Nutrição por meio de breve histórico e a caracterização do curso de Nutrição da UFF. Reflete sobre a importância das abordagens práticas no processo de ensino em saúde, considerando o caráter inovador da disciplina Prática Integrada. Considera como aspectos conceituais relevantes para transformação do ensino em saúde os conceitos de interdisciplinaridade e integralidade em saúde e a necessidade da abordagem dos aspectos relacionados à formação dos docentes quando de reformulações curriculares. Para essa última discussão, aborda também alguns estudos sobre formação docente, a questão do habitus e a construção de uma postura reflexiva, dando destaque para a trajetória docente como fator estruturante da prática pedagógica. Por fim, encerraremos o trabalho com algumas reflexões no intuito de subsidiar futuras discussões quanto à formação de nutricionistas.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-05-04T12:36:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-05-04T12:36:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERNANDEZ, Veronica Silva. Práticas Integradas na formação em saúde: desafios e possibilidades de transformação das práticas pedagógicas no curso de Nutrição da UFF. 2009. 139 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2320
dc.identifier.other.none.fl_str_mv BR526.1; R613.2, F363p
identifier_str_mv FERNANDEZ, Veronica Silva. Práticas Integradas na formação em saúde: desafios e possibilidades de transformação das práticas pedagógicas no curso de Nutrição da UFF. 2009. 139 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2009.
BR526.1; R613.2, F363p
url https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
collection Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2320/1/ENSP_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Fernandez_Ver%c3%b4nica_Silva.pdf
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2320/4/ENSP_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Fernandez_Ver%c3%b4nica_Silva.pdf.txt
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2320/3/ENSP_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Fernandez_Ver%c3%b4nica_Silva.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c86a5cf5fdec733ebb2ae0aa0f7ea211
b42da713cdd1582ac3678d25b934ab44
06f6027ec74cb690d89e406eb97d1ac0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.arca@fiocruz.br
_version_ 1813009308443475968