Práticas Integradas na formação em saúde: desafios e possibilidades de transformação das práticas pedagógicas no curso de Nutrição da UFF
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2320 |
Resumo: | Este trabalho buscou analisar e discutir desafios e possibilidades de transformação das práticas pedagógicas no curso de graduação em Nutrição da Universidade Federal Fluminense (UFF), tendo como referência a disciplina Prática Integrada, a partir de recente reformulação curricular. Apresenta um panorama da discussão sobre a organização curricular nos cursos de saúde, trata do caso específico da formação em Nutrição por meio de breve histórico e a caracterização do curso de Nutrição da UFF. Reflete sobre a importância das abordagens práticas no processo de ensino em saúde, considerando o caráter inovador da disciplina Prática Integrada. Considera como aspectos conceituais relevantes para transformação do ensino em saúde os conceitos de interdisciplinaridade e integralidade em saúde e a necessidade da abordagem dos aspectos relacionados à formação dos docentes quando de reformulações curriculares. Para essa última discussão, aborda também alguns estudos sobre formação docente, a questão do habitus e a construção de uma postura reflexiva, dando destaque para a trajetória docente como fator estruturante da prática pedagógica. Por fim, encerraremos o trabalho com algumas reflexões no intuito de subsidiar futuras discussões quanto à formação de nutricionistas. |
id |
CRUZ_664c6e657efeb8e34a5c66b9040a6dd5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.arca.fiocruz.br:icict/2320 |
network_acronym_str |
CRUZ |
network_name_str |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
repository_id_str |
2135 |
spelling |
Fernandez, Veronica SilvaKoifman, LilianMoreira, Carlos Otávio FiúzaHortale, Virginia AlonsoMachado, Victoria Maria Brant RibeiroMagalhães, RosanaMendonça, Cristina PinheiroMoreira, Carlos Otávio Fiúza2011-05-04T12:36:17Z2011-05-04T12:36:17Z2009FERNANDEZ, Veronica Silva. Práticas Integradas na formação em saúde: desafios e possibilidades de transformação das práticas pedagógicas no curso de Nutrição da UFF. 2009. 139 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2009.BR526.1; R613.2, F363phttps://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2320Este trabalho buscou analisar e discutir desafios e possibilidades de transformação das práticas pedagógicas no curso de graduação em Nutrição da Universidade Federal Fluminense (UFF), tendo como referência a disciplina Prática Integrada, a partir de recente reformulação curricular. Apresenta um panorama da discussão sobre a organização curricular nos cursos de saúde, trata do caso específico da formação em Nutrição por meio de breve histórico e a caracterização do curso de Nutrição da UFF. Reflete sobre a importância das abordagens práticas no processo de ensino em saúde, considerando o caráter inovador da disciplina Prática Integrada. Considera como aspectos conceituais relevantes para transformação do ensino em saúde os conceitos de interdisciplinaridade e integralidade em saúde e a necessidade da abordagem dos aspectos relacionados à formação dos docentes quando de reformulações curriculares. Para essa última discussão, aborda também alguns estudos sobre formação docente, a questão do habitus e a construção de uma postura reflexiva, dando destaque para a trajetória docente como fator estruturante da prática pedagógica. Por fim, encerraremos o trabalho com algumas reflexões no intuito de subsidiar futuras discussões quanto à formação de nutricionistas.This work aimed to analyze and discuss challenges and opportunities for transformation of pedagogical practices in the course of studies in Nutrition of Universidade Federal Fluminense (UFF) having as a reference the subject Integrated Practice starting from a recent curriculum reform. The work presents an overall view of the discussion about the curriculum organization in the Health Courses. It deals with the specific case of the formation in Nutrition in UFF. It reflects about the importance of practical means of tackling during the teaching process in Health area, taking into account the innovative characteristic of the Integrated Practice subject . This work considers as relevant conceptual aspects to the transformation of the teaching in the Health area the concepts interdisciplinarity and integrality and the need to deal with the aspects related to the formation of teachers when curriculum is being reformed. To this last discussion this work also deals with some studies concerning teacher’s formation, the issue of habitus and the building up of a thoughtful attitude, giving prominence to the teacher’s progression as a structural fact of the pedagogical practice. At last we will close the work with some reflections in order to sustain future discussions concerning the formation of nutritionists.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porFormação em SaúdePrática DocenteEnsino de NutriçãoPrática IntegradaIntegralidadeInterdisciplinaridadeHealth FormationTeacher’s PracticeNutrition TeachingIntegrated PracticeIntegralityInterdisciplinarityPrática ProfissionalEducação em Saúde/utilizaçäoNutrição/educaçäoEnsino/tendênciasCurrículo/tendênciasAtenção à SaúdeBrasilPráticas Integradas na formação em saúde: desafios e possibilidades de transformação das práticas pedagógicas no curso de Nutrição da UFFIntegrated Practice in health education: challenges and possibilities of transformation of teaching practices in the course of Nutrition UFFinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz.Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.MestreRio de Janeiro/RJPrograma de Pós-Graduação em Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZORIGINALENSP_Dissertação_Fernandez_Verônica_Silva.pdfENSP_Dissertação_Fernandez_Verônica_Silva.pdfapplication/pdf850686https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2320/1/ENSP_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Fernandez_Ver%c3%b4nica_Silva.pdfc86a5cf5fdec733ebb2ae0aa0f7ea211MD51TEXTENSP_Dissertação_Fernandez_Verônica_Silva.pdf.txtENSP_Dissertação_Fernandez_Verônica_Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain265774https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2320/4/ENSP_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Fernandez_Ver%c3%b4nica_Silva.pdf.txtb42da713cdd1582ac3678d25b934ab44MD54THUMBNAILENSP_Dissertação_Fernandez_Verônica_Silva.pdf.jpgENSP_Dissertação_Fernandez_Verônica_Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1106https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2320/3/ENSP_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Fernandez_Ver%c3%b4nica_Silva.pdf.jpg06f6027ec74cb690d89e406eb97d1ac0MD53icict/23202023-01-17 14:09:32.694oai:www.arca.fiocruz.br:icict/2320Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352023-01-17T17:09:32Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Práticas Integradas na formação em saúde: desafios e possibilidades de transformação das práticas pedagógicas no curso de Nutrição da UFF |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Integrated Practice in health education: challenges and possibilities of transformation of teaching practices in the course of Nutrition UFF |
title |
Práticas Integradas na formação em saúde: desafios e possibilidades de transformação das práticas pedagógicas no curso de Nutrição da UFF |
spellingShingle |
Práticas Integradas na formação em saúde: desafios e possibilidades de transformação das práticas pedagógicas no curso de Nutrição da UFF Fernandez, Veronica Silva Formação em Saúde Prática Docente Ensino de Nutrição Prática Integrada Integralidade Interdisciplinaridade Health Formation Teacher’s Practice Nutrition Teaching Integrated Practice Integrality Interdisciplinarity Prática Profissional Educação em Saúde/utilizaçäo Nutrição/educaçäo Ensino/tendências Currículo/tendências Atenção à Saúde Brasil |
title_short |
Práticas Integradas na formação em saúde: desafios e possibilidades de transformação das práticas pedagógicas no curso de Nutrição da UFF |
title_full |
Práticas Integradas na formação em saúde: desafios e possibilidades de transformação das práticas pedagógicas no curso de Nutrição da UFF |
title_fullStr |
Práticas Integradas na formação em saúde: desafios e possibilidades de transformação das práticas pedagógicas no curso de Nutrição da UFF |
title_full_unstemmed |
Práticas Integradas na formação em saúde: desafios e possibilidades de transformação das práticas pedagógicas no curso de Nutrição da UFF |
title_sort |
Práticas Integradas na formação em saúde: desafios e possibilidades de transformação das práticas pedagógicas no curso de Nutrição da UFF |
author |
Fernandez, Veronica Silva |
author_facet |
Fernandez, Veronica Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorco.pt_BR.fl_str_mv |
Koifman, Lilian |
dc.contributor.member.none.fl_str_mv |
Moreira, Carlos Otávio Fiúza Hortale, Virginia Alonso Machado, Victoria Maria Brant Ribeiro Magalhães, Rosana Mendonça, Cristina Pinheiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandez, Veronica Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moreira, Carlos Otávio Fiúza |
contributor_str_mv |
Moreira, Carlos Otávio Fiúza |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Formação em Saúde Prática Docente Ensino de Nutrição Prática Integrada Integralidade Interdisciplinaridade |
topic |
Formação em Saúde Prática Docente Ensino de Nutrição Prática Integrada Integralidade Interdisciplinaridade Health Formation Teacher’s Practice Nutrition Teaching Integrated Practice Integrality Interdisciplinarity Prática Profissional Educação em Saúde/utilizaçäo Nutrição/educaçäo Ensino/tendências Currículo/tendências Atenção à Saúde Brasil |
dc.subject.en.none.fl_str_mv |
Health Formation Teacher’s Practice Nutrition Teaching Integrated Practice Integrality Interdisciplinarity |
dc.subject.decs.none.fl_str_mv |
Prática Profissional Educação em Saúde/utilizaçäo Nutrição/educaçäo Ensino/tendências Currículo/tendências Atenção à Saúde Brasil |
description |
Este trabalho buscou analisar e discutir desafios e possibilidades de transformação das práticas pedagógicas no curso de graduação em Nutrição da Universidade Federal Fluminense (UFF), tendo como referência a disciplina Prática Integrada, a partir de recente reformulação curricular. Apresenta um panorama da discussão sobre a organização curricular nos cursos de saúde, trata do caso específico da formação em Nutrição por meio de breve histórico e a caracterização do curso de Nutrição da UFF. Reflete sobre a importância das abordagens práticas no processo de ensino em saúde, considerando o caráter inovador da disciplina Prática Integrada. Considera como aspectos conceituais relevantes para transformação do ensino em saúde os conceitos de interdisciplinaridade e integralidade em saúde e a necessidade da abordagem dos aspectos relacionados à formação dos docentes quando de reformulações curriculares. Para essa última discussão, aborda também alguns estudos sobre formação docente, a questão do habitus e a construção de uma postura reflexiva, dando destaque para a trajetória docente como fator estruturante da prática pedagógica. Por fim, encerraremos o trabalho com algumas reflexões no intuito de subsidiar futuras discussões quanto à formação de nutricionistas. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-05-04T12:36:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-05-04T12:36:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FERNANDEZ, Veronica Silva. Práticas Integradas na formação em saúde: desafios e possibilidades de transformação das práticas pedagógicas no curso de Nutrição da UFF. 2009. 139 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2320 |
dc.identifier.other.none.fl_str_mv |
BR526.1; R613.2, F363p |
identifier_str_mv |
FERNANDEZ, Veronica Silva. Práticas Integradas na formação em saúde: desafios e possibilidades de transformação das práticas pedagógicas no curso de Nutrição da UFF. 2009. 139 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2009. BR526.1; R613.2, F363p |
url |
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2320 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) instacron:FIOCRUZ |
instname_str |
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
instacron_str |
FIOCRUZ |
institution |
FIOCRUZ |
reponame_str |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
collection |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2320/1/ENSP_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Fernandez_Ver%c3%b4nica_Silva.pdf https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2320/4/ENSP_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Fernandez_Ver%c3%b4nica_Silva.pdf.txt https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2320/3/ENSP_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Fernandez_Ver%c3%b4nica_Silva.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c86a5cf5fdec733ebb2ae0aa0f7ea211 b42da713cdd1582ac3678d25b934ab44 06f6027ec74cb690d89e406eb97d1ac0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.arca@fiocruz.br |
_version_ |
1813009308443475968 |