A perspectiva do paciente sobre segurança e qualidade do cuidado em saúde no contexto brasileiro: dos sistemas de notificação às plataformas de mídia digital
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/55311 |
Resumo: | O engajamento do paciente é cada vez mais reconhecido como parte integrante do cuidado em saúde e componente crítico da segurança do paciente e prestação de serviços centrados nas pessoas. Uma das estratégias para fortalecer esse engajamento é incentivar o uso de sistemas de notificação de incidentes e eventos adversos pelos pacientes e familiares. Por outro lado, as plataformas de mídia digital surgiram como alternativa aos modos tradicionais de comunicação e emergindo como arenas para debate, aprendizado, compartilhamento e avaliação de experiências no cuidado em saúde. O objetivo geral da tese foi compreender o engajamento do paciente na qualidade do cuidado e segurança do paciente no contexto brasileiro. A metodologia foi desenvolvida em três etapas cujos resultados foram apresentados no formato de três artigos. O primeiro artigo, revisão de literatura, abordou os principais incidentes e eventos adversos relacionados ao cuidado hospitalar e os fatores contribuintes descritos segundo a perspectiva do paciente. Os principais incidentes e eventos adversos foram relacionados aos medicamentos, infecções e cirurgias. Os fatores contribuintes estiveram principalmente relacionados à comunicação. O segundo artigo, estudo descritivo, analisou os registros no Sistema de Notificações de Vigilância Sanitária, módulo “cidadão” da Agência Nacional de Vigilância Sanitária entre 2014 e 2018. Nesse período, notificaram-se 935 incidentes e eventos adversos, majoritariamente relacionados a medicamentos, quedas e infecções. O terceiro artigo, estudo qualitativo, utilizou postagens de três grupos que abordavam a temática do “erro médico” na plataforma de mídia digital Facebook. Nessa análise emergiram quatro categorias: (i) incidentes e eventos adversos; (ii) fatores contribuintes; (iii) consequências dos eventos adversos; (iv) reparação ou mitigação. Nos últimos anos, as plataformas de mídia digital vêm auxiliando o engajamento do paciente, exercendo um importante papel na produção e compartilhamento de informações na área da saúde, contudo, nos grupos analisados, esse potencial ainda não foi plenamente atingido, ao menos no tocante ao tema. As três etapas deste estudo indicaram que pacientes e familiares brasileiros foram capazes de identificar e discutir os principais incidentes, eventos adversos e fatores contribuintes descritos na literatura. No entanto, lacunas foram observadas, iniciativas voltadas ao letramento em saúde parecem necessárias, especialmente quanto ao cuidado seguro, e adequação e disseminação de sistemas de notificação. Essas certamente resultarão em ampliação e modificação no tipo de engajamento dos participantes de plataformas de mídia digital e no detalhamento e clareza dos conteúdos. |
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Villar, Vanessa Cristina Felippe LopesRabello, Elaine Teixeira.Martins, Mônica Silva2022-10-25T16:46:48Z2022-10-25T16:46:48Z2021VILLAR, Vanessa Cristina Felippe Lopes. A perspectiva do paciente sobre segurança e qualidade do cuidado em saúde no contexto brasileiro: dos sistemas de notificação às plataformas de mídia digital. 2021. 135 f. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2021.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/55311O engajamento do paciente é cada vez mais reconhecido como parte integrante do cuidado em saúde e componente crítico da segurança do paciente e prestação de serviços centrados nas pessoas. Uma das estratégias para fortalecer esse engajamento é incentivar o uso de sistemas de notificação de incidentes e eventos adversos pelos pacientes e familiares. Por outro lado, as plataformas de mídia digital surgiram como alternativa aos modos tradicionais de comunicação e emergindo como arenas para debate, aprendizado, compartilhamento e avaliação de experiências no cuidado em saúde. O objetivo geral da tese foi compreender o engajamento do paciente na qualidade do cuidado e segurança do paciente no contexto brasileiro. A metodologia foi desenvolvida em três etapas cujos resultados foram apresentados no formato de três artigos. O primeiro artigo, revisão de literatura, abordou os principais incidentes e eventos adversos relacionados ao cuidado hospitalar e os fatores contribuintes descritos segundo a perspectiva do paciente. Os principais incidentes e eventos adversos foram relacionados aos medicamentos, infecções e cirurgias. Os fatores contribuintes estiveram principalmente relacionados à comunicação. O segundo artigo, estudo descritivo, analisou os registros no Sistema de Notificações de Vigilância Sanitária, módulo “cidadão” da Agência Nacional de Vigilância Sanitária entre 2014 e 2018. Nesse período, notificaram-se 935 incidentes e eventos adversos, majoritariamente relacionados a medicamentos, quedas e infecções. O terceiro artigo, estudo qualitativo, utilizou postagens de três grupos que abordavam a temática do “erro médico” na plataforma de mídia digital Facebook. Nessa análise emergiram quatro categorias: (i) incidentes e eventos adversos; (ii) fatores contribuintes; (iii) consequências dos eventos adversos; (iv) reparação ou mitigação. Nos últimos anos, as plataformas de mídia digital vêm auxiliando o engajamento do paciente, exercendo um importante papel na produção e compartilhamento de informações na área da saúde, contudo, nos grupos analisados, esse potencial ainda não foi plenamente atingido, ao menos no tocante ao tema. As três etapas deste estudo indicaram que pacientes e familiares brasileiros foram capazes de identificar e discutir os principais incidentes, eventos adversos e fatores contribuintes descritos na literatura. No entanto, lacunas foram observadas, iniciativas voltadas ao letramento em saúde parecem necessárias, especialmente quanto ao cuidado seguro, e adequação e disseminação de sistemas de notificação. Essas certamente resultarão em ampliação e modificação no tipo de engajamento dos participantes de plataformas de mídia digital e no detalhamento e clareza dos conteúdos.Patient engagement is increasingly recognized as a key part of health care and a critical component of patient safety and provision of people-centered services. One of the strategies to strengthen this engagement is to encourage the use of reporting systems for incidents and adverse events by patients and families. Conversely, digital media platforms have arisen as an alternative to traditional modes of communication and emerge as arenas for debate, learning, sharing and evaluation of experiences in health care. The overall objective was to understand patient engagement in relation to quality of patient care and safety in the Brazilian context. The methodology was developed in three stages, the results of which were presented in three articles. The first article, a literature review, addressed the main incidents and adverse events related to hospital care and the contributing factors described according to the perspective of the surveyed patients. The main incidents and adverse events were related to medicines, infections and surgeries. The contributing factors were mainly related to communication. The second article, a descriptive study, analyzed the records in the Health Surveillance Reporting System, “citizen” module, of the Brazilian National Health Surveillance Agency between 2014 and 2018. During this period, 935 incidents and adverse events were reported, mostly related to medicines, falls and infections. The third article, a qualitative study, used posts from three groups that addressed the theme of “medical error” on the digital media platform Facebook©. In this analysis, four categories emerged: (i) incidents and adverse events; (ii) contributing factors; (iii) consequences of adverse events; (iv) repair or mitigation of these incidents. Over the last few years, digital media platforms have been helping patient engagement, playing an important role in the production and sharing of information in the health area; however, in the analyzed groups, this potential has not yet been fully achieved, at least with regard to the topic. The three steps of this study highlighted that Brazilian patients and families were able to identify and discuss the main incidents, adverse events and contributing factors described in scientific literature. Nevertheless, gaps were noted, being necessary to undertake initiatives aimed at health literacy, especially regarding safe care, as well as the adequacy and disclosure of reporting systems. These will certainly result in expansion and modification in the type of engagement of participants of digital media platforms and in content detail and clarity.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porSegurança do PacienteParticipação do PacienteQualidade da Assistência à SaúdeInternetMídias SociaisPatient SafetyPatient ParticipationPatient PreferenceQuality of Health CareInternetSocial MediaSegurança do PacienteParticipação do PacienteQualidade da Assistência à SaúdeInternetMídias SociaisEstudo ObservacionalPesquisa QualitativaEstudos de Avaliação como AssuntoA perspectiva do paciente sobre segurança e qualidade do cuidado em saúde no contexto brasileiro: dos sistemas de notificação às plataformas de mídia digitalThe patient's perspective on safety and quality of health care in the Brazilian context: from notification systems to digital media platformsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis2021-04-20Escola Nacional de Saúde Pública Sergio AroucaFundação Oswaldo CruzRio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txttext/plain1748https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/55311/1/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD51ORIGINALvanessa_cristina_felippe_lopes_villar_ensp_dout_2021.pdfapplication/pdf2117467https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/55311/2/vanessa_cristina_felippe_lopes_villar_ensp_dout_2021.pdff4773cdb7c0f5e0a880ff92968da51adMD52icict/553112022-10-25 13:46:49.375oai:www.arca.fiocruz.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352022-10-25T16:46:49Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
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