O papel estratégico da educação profissional em saúde: a formação do trabalhador com escolarização de nível médio que atua no contexto da reforma psiquiátrica brasileira
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Data de Publicação: | 2018 |
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Tipo de documento: | Artigo de conferência |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38048 |
Resumo: | Este trabalho apresenta os resultados finais da pesquisa "Desinstitucionalização, Formação e Cuidado: desafios para a Reforma Psiquiátrica” (PIBIC-CNPq/Fiocruz-RJ). Discutimos o papel estratégico da Educação Profissional em Saúde/EPS para uma maior participação do trabalhador com escolarização de Nível Médio nos serviços de saúde, e para o fortalecimento e avanço da Reforma Psiquiátrica Brasileira. Investigar o perfil dos alunos através da análise do processo formativo do Curso de Qualificação Técnica em Saúde Mental/CETESM, e seus efeitos no perfil e na prática dos egressos que trabalham no contexto da Reforma Psiquiátrica Brasileira. O desenho metodológico inclui na primeira fase a revisão bibliográfica qualitativa de conceitos básicos do campo da formação para o trabalho em saúde e saúde mental. Na segunda fase foi realizada uma análise documental dos registros dos perfis dos egressos de 2009 a 2013, sendo coletados dados gerais dos alunos (nome, escolaridade, ocupação, vínculo institucional, cidade onde trabalha, sexo, status de conclusão do curso). Nesta fase foram utilizadas como amostra as cinco turmas, totalizando 150 sujeitos da pesquisa. Já na terceira fase, realizamos uma análise de conteúdo temática dos textos das avaliações finais dos egressos das turmas de 2011, 2012 e 2013, num total de 46 relatórios. Os resultados trazem indicações importantes para a avaliação do curso, a importância estratégica da formação para a Desinstitucionalização e, os desafios pertinentes à Reforma Psiquiátrica Brasileira, e, evidenciam efeitos de qualificação das práticas e da visão política dos alunos/ trabalhadores.Os alunos fazem referências à vivência do curso ter possibilitado maior disponibilidade de aproximação e reconhecimento do sofrimento psíquico, além da melhora da qualidade da escuta e acolhimento dos usuários. O nosso estudo evidencia também o empoderamento e tomada de consciência do seu papel estratégico na equipe por parte do aluno egresso. O nosso estudo possibilitou maior visibilidade às particularidades da experiência de aprendizagem dos alunos/profissionais com formação de nível médio egressos do curso, diante da escassez de trabalhos nessa área. Discutindo a experiência do CETESM, procuramos contribuir para fazer dialogar as discussões atuais do campo da Educação Profissional em Saúde e da Saúde Mental sobre a importância estratégica da formação de seus trabalhadores. |
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Pereira, Danúbiah da Silva MendesSoalheiro, Nina Isabel2019-12-17T11:42:08Z2019-12-17T11:42:08Z2018PEREIRA, Danúbiah da Silva Mendes; SOALHEIRO, Nina Isabel. O papel estratégico da educação profissional em saúde: a formação do trabalhador com escolarização de nível médio que atua no contexto da reforma psiquiátrica brasileira. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE, 8., 2019, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ABRASCO, 2019. 2 p.978-85-85740-10-8https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38048Este trabalho apresenta os resultados finais da pesquisa "Desinstitucionalização, Formação e Cuidado: desafios para a Reforma Psiquiátrica” (PIBIC-CNPq/Fiocruz-RJ). Discutimos o papel estratégico da Educação Profissional em Saúde/EPS para uma maior participação do trabalhador com escolarização de Nível Médio nos serviços de saúde, e para o fortalecimento e avanço da Reforma Psiquiátrica Brasileira. Investigar o perfil dos alunos através da análise do processo formativo do Curso de Qualificação Técnica em Saúde Mental/CETESM, e seus efeitos no perfil e na prática dos egressos que trabalham no contexto da Reforma Psiquiátrica Brasileira. O desenho metodológico inclui na primeira fase a revisão bibliográfica qualitativa de conceitos básicos do campo da formação para o trabalho em saúde e saúde mental. Na segunda fase foi realizada uma análise documental dos registros dos perfis dos egressos de 2009 a 2013, sendo coletados dados gerais dos alunos (nome, escolaridade, ocupação, vínculo institucional, cidade onde trabalha, sexo, status de conclusão do curso). Nesta fase foram utilizadas como amostra as cinco turmas, totalizando 150 sujeitos da pesquisa. Já na terceira fase, realizamos uma análise de conteúdo temática dos textos das avaliações finais dos egressos das turmas de 2011, 2012 e 2013, num total de 46 relatórios. Os resultados trazem indicações importantes para a avaliação do curso, a importância estratégica da formação para a Desinstitucionalização e, os desafios pertinentes à Reforma Psiquiátrica Brasileira, e, evidenciam efeitos de qualificação das práticas e da visão política dos alunos/ trabalhadores.Os alunos fazem referências à vivência do curso ter possibilitado maior disponibilidade de aproximação e reconhecimento do sofrimento psíquico, além da melhora da qualidade da escuta e acolhimento dos usuários. O nosso estudo evidencia também o empoderamento e tomada de consciência do seu papel estratégico na equipe por parte do aluno egresso. O nosso estudo possibilitou maior visibilidade às particularidades da experiência de aprendizagem dos alunos/profissionais com formação de nível médio egressos do curso, diante da escassez de trabalhos nessa área. Discutindo a experiência do CETESM, procuramos contribuir para fazer dialogar as discussões atuais do campo da Educação Profissional em Saúde e da Saúde Mental sobre a importância estratégica da formação de seus trabalhadores.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. 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