Conversa de etnólogos: a correspondência pessoal de Darcy Ribeiro e Herbert Baldus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Carolina Arouca Gomes de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/53692
Resumo: O encantamento do historiador diante de documentos pessoais, encontrados preferencialmente em arquivos privados, tem constituído um campo de discussões e percepções históricas que trazem à cena a relação entre subjetividade e história. O interesse por objetos e fontes dantes não exploradas pela história ganham contornos mais definidos a partir da década de 1970, como afirma Christophe Prochasson. Nesse contexto, que aproxima a perspectiva histórica da pessoal acerca de um personagem, destaco o papel da correspondência pessoal. Neste trabalho pretendo apresentar e analisar a correspondência entre os etnólogos Darcy Ribeiro e Herbert Baldus, entre os anos de 1948 e 1956, com a finalidade de perceber, nesses registros, traços individuais que contribuam para a compreensão desses intelectuais em suas relações com a sociedade da época, as instituições que representavam, além da relação possível entre subjetividade e realidade. O recorte temporal dessa análise justifica-se por duas razões fundamentais, a primeira refere-se à regularidade da troca de correspondências entre Darcy Ribeiro e Herbert Baldus e a segunda por se tratar do período exato que Darcy Ribeiro atuou como etnólogo do Serviço de Proteção aos Índios, sob a constante intermediação de Herbert Baldus. Destaco ainda que a regularidade das correspondências analisadas denota forte vinculo intelectual entre os personagens citados no que se refere às teorias defendidas pela antropologia norte-americana e também alemã, ambas difundidas no Brasil no período em questão, em relação à organização, tradição e costumes dos grupos indígenas brasileiros. Além de enunciar fortes laços pessoais entre os personagens citados, as correspondências analisadas apresentam importantes vestígios acerca da trajetória profissional e institucional de ambos. A partir dessas cartas, bilhetes e convites, é possível depreender significativas pistas sobre o percurso intelectual de Darcy Ribeiro e também de Herbert Baldus. O conteúdo dessa série de correspondências pode ser percebido em duas chaves distintas, uma pessoal e outra intelectual, ambas denotando uma forte estima entre as partes. Quanto ao conteúdo das correspondências há predominância de temas como: trocas de bibliografias sobre etnologia indígena, teorias e metodologias de pesquisa junto aos índios, além de indicações de pesquisadores para atuarem no campo ao lado de Darcy Ribeiro e também de Herbert Baldus. Nesse sentido ressalto que a questão central dessa análise está em compreender e qualificar a intensa troca intelectual entre os referidos cientistas sociais presentes nas correspondências analisadas.
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Neste trabalho pretendo apresentar e analisar a correspondência entre os etnólogos Darcy Ribeiro e Herbert Baldus, entre os anos de 1948 e 1956, com a finalidade de perceber, nesses registros, traços individuais que contribuam para a compreensão desses intelectuais em suas relações com a sociedade da época, as instituições que representavam, além da relação possível entre subjetividade e realidade. O recorte temporal dessa análise justifica-se por duas razões fundamentais, a primeira refere-se à regularidade da troca de correspondências entre Darcy Ribeiro e Herbert Baldus e a segunda por se tratar do período exato que Darcy Ribeiro atuou como etnólogo do Serviço de Proteção aos Índios, sob a constante intermediação de Herbert Baldus. Destaco ainda que a regularidade das correspondências analisadas denota forte vinculo intelectual entre os personagens citados no que se refere às teorias defendidas pela antropologia norte-americana e também alemã, ambas difundidas no Brasil no período em questão, em relação à organização, tradição e costumes dos grupos indígenas brasileiros. Além de enunciar fortes laços pessoais entre os personagens citados, as correspondências analisadas apresentam importantes vestígios acerca da trajetória profissional e institucional de ambos. A partir dessas cartas, bilhetes e convites, é possível depreender significativas pistas sobre o percurso intelectual de Darcy Ribeiro e também de Herbert Baldus. O conteúdo dessa série de correspondências pode ser percebido em duas chaves distintas, uma pessoal e outra intelectual, ambas denotando uma forte estima entre as partes. Quanto ao conteúdo das correspondências há predominância de temas como: trocas de bibliografias sobre etnologia indígena, teorias e metodologias de pesquisa junto aos índios, além de indicações de pesquisadores para atuarem no campo ao lado de Darcy Ribeiro e também de Herbert Baldus. Nesse sentido ressalto que a questão central dessa análise está em compreender e qualificar a intensa troca intelectual entre os referidos cientistas sociais presentes nas correspondências analisadas.The historian's enchantment with personal documents, preferably found in private archives, has constituted a field of discussions and historical perceptions that bring to the scene the relationship between subjectivity and history. The interest in objects and sources previously unexplored by history gained more defined contours from the 1970s onwards, as Christophe Prochasson states. In this context, which brings the historical perspective closer to the personal one about a character, I highlight the role of personal correspondence. In this work I intend to present and analyze the correspondence between the ethnologists Darcy Ribeiro and Herbert Baldus, between the years 1948 and 1956, in order to perceive, in these records, individual traits that contribute to the understanding of these intellectuals in their relations with the society of time, the institutions they represented, in addition to the possible relationship between subjectivity and reality. The time frame of this analysis is justified for two fundamental reasons, the first refers to the regularity of the exchange of correspondence between Darcy Ribeiro and Herbert Baldus and the second because it is the exact period that Darcy Ribeiro acted as an ethnologist at the Serviço de Proteção aos Indians, under the constant intermediation of Herbert Baldus. I also emphasize that the regularity of the analyzed correspondence denotes a strong intellectual bond between the mentioned characters with regard to the theories defended by North American and also German anthropology, both widespread in Brazil in the period in question, in relation to the organization, tradition and customs of the Brazilian indigenous groups. In addition to stating strong personal ties between the aforementioned characters, the analyzed correspondences present important traces about the professional and institutional trajectory of both. From these letters, notes and invitations, it is possible to infer significant clues about the intellectual trajectory of Darcy Ribeiro and also of Herbert Baldus. The content of this series of correspondences can be perceived in two distinct keys, one personal and the other intellectual, both denoting a strong esteem between the parties. As for the content of the correspondence, there is a predominance of topics such as: exchanges of bibliographies on indigenous ethnology, theories and research methodologies with the Indians, as well as indications of researchers to work in the field alongside Darcy Ribeiro and also Herbert Baldus. In this sense, I emphasize that the central issue of this analysis is to understand and qualify the intense intellectual exchange between the aforementioned social scientists present in the analyzed correspondences.Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porAnpuhCorrespondênciaEtnologia indígenaDarcy RibeiroHerbert BaldusHistóriaBrasilCorrespondenceIndigenous EthnologyDarcy RibeiroHerbert BaldusHistoryBrazilEtnologiaSociedade CivilPovos IndígenasCorrespondência como AssuntoHistóriaBrasilConversa de etnólogos: a correspondência pessoal de Darcy Ribeiro e Herbert Baldusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83071https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/53692/1/license.txt9dfbbf08b06cfcdbc4fae54031265b0dMD51ORIGINALConversa de Etnólogos (1).pdfConversa de Etnólogos (1).pdfapplication/pdf107891https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/53692/2/Conversa%20de%20Etn%c3%b3logos%20%281%29.pdfd1b64f4690cec53da119432e126a88cdMD52icict/536922022-07-13 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