Avaliação de tecnologias em hospitais de ensino: desafios atuais
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Data de Publicação: | 2015 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/40382 |
Resumo: | Objetivo: Analisar as características estruturais e processos de trabalho após dois anos da implementação de centros de avaliação da tecnologia em hospitais de ensino no Brasil. Método: Este estudo utilizou um questionário auto administrado online que pesquisou gerentes de vinte e quatro centros que participaram do concurso público 2009. Resultados: um total de Vinte gerentes concluíram o inquérito. Quatorze centros responderam que houve a formalização da área para o hospital. Todos eles relataram dificuldades em pessoal qualificado e recursos financeiros, as equipes foram capazes de oferecer cursos (dezesseis centros) e produzir algumas avaliações como os pareceres científicos (doze centros). Dezenove adotaram as orientações metodológicas de REBRATS. Conclusão: Percebeu-se que dois anos de execução destes centros não foram suficientes para atingir as características estruturais e processuais considerando o levantamento. A difusão da cultura HTA em um país sem tradição como o Brasil deve ser uma ação permanente para a qualidade dos cuidados de saúde. |
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Elias, Flávia Tavares SilvaLeão, Luciana Simões CamaraAssis, Eduardo Coura2020-03-18T14:00:39Z2020-03-18T14:00:39Z2015ELIAS, Flávia Tavares Silva; LEÃO, Luciana Simões C.; ASSIS, Eduardo Coura. Avaliação de tecnologias em hospitais de ensino: desafios atuais. Revista Tempus: Actas de Saúde Coletiva, Brasília, v. 9, n. 3, p. 147-158, set. 2015.1982-8829https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4038210.18569/tempus.v9i3.1793Objetivo: Analisar as características estruturais e processos de trabalho após dois anos da implementação de centros de avaliação da tecnologia em hospitais de ensino no Brasil. Método: Este estudo utilizou um questionário auto administrado online que pesquisou gerentes de vinte e quatro centros que participaram do concurso público 2009. Resultados: um total de Vinte gerentes concluíram o inquérito. Quatorze centros responderam que houve a formalização da área para o hospital. Todos eles relataram dificuldades em pessoal qualificado e recursos financeiros, as equipes foram capazes de oferecer cursos (dezesseis centros) e produzir algumas avaliações como os pareceres científicos (doze centros). Dezenove adotaram as orientações metodológicas de REBRATS. Conclusão: Percebeu-se que dois anos de execução destes centros não foram suficientes para atingir as características estruturais e processuais considerando o levantamento. A difusão da cultura HTA em um país sem tradição como o Brasil deve ser uma ação permanente para a qualidade dos cuidados de saúde.Objective: To analyze the structural characteristics and work processes after two years of the implementation of assessment centers of technology in teaching hospitals in Brazil. Method: This study used a online self-administered questionnaire that surveyed managers of the twenty-four centers that attended of the public call 2009. Results: a total of twenty managers completed the survey. Fourteen centers answered that occurred the formalization of the area into the hospital. All of them reported difficulties in trained personnel and financial resources, the teams were able to offer courses (sixteen centers) and produce some assessments as the scientific expert advice (twelve centers). Nineteen adopted the methodological guidelines of REBRATS. Conclusion: It was realized that two years of implementation of this centers were not enough for achieve structural and procedural characteristics considering the survey. The dissemination of HTA culture in a country with no tradition like Brazil should be a permanent action for quality of healthcare.Objetivo: Analizar las características estructurales y procesos de trabajo después de dos años de la implementación de los centros de evaluación de la tecnología en hospitales en Brasil. Método: En este estudio se utilizó un cuestionario autoadministrado online que encuestó a gerentes de las veinticuatro centros que asistieron a la convocatoria pública de 2009. Resultados: un total de gerentes Veinte completó la encuesta. Catorce centros respondieron a la formalización de la sector en el hospital. Todos ellos reportaron dificultades en personal capacitado y los recursos financieros, los equipos fueron capaces de ofrecer cursos (dieciséis centros) y producir algunas evaluaciones como el asesoramiento de expertos científicos (doce centros). Diecinueve adoptó las directrices metodológicas de REBRATS. Conclusion: Se dio cuenta de que dos años de aplicación de estos centros no fueron suficientes para lograr las características estructurales y de procedimiento teniendo en cuenta la encuesta. La difusión de la cultura HTA en un país sin tradición como Brasil debe ser una acción permanente de la calidad de la asistencia sanitária.Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.Ministério da Saúde. Departamento de Ciência e Tecnologia, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Brasília, DF, Brasil.Ministério da Saúde. Departamento de Ciência e Tecnologia, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Brasília, DF, Brasil.porUniversidade de Brasília. Núcleo de Estudos de Saúde Pública. Unidade de Tecnologias da Informação e Comunicação em SaúdeTechnology Assessment, BiomedicalAvaliação da tecnologia biomédicaHospitaisTechnology assessment, biomedicalHospitalsEvaluación de la tecnología biomédicaHospitalesAvaliação da Tecnologia BiomédicaAvaliação de tecnologias em hospitais de ensino: desafios atuaisTechnology assessment in teaching hospitals: current challengesEvaluacíon de tecnologías sanitarias: retos actualesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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