Modelo de gestão da qualidade: melhoria contínua aplicada aos equipamentos do departamento de virologia do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/ Fiocruz-PE
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/31917 |
Resumo: | Os serviços públicos no Brasil, depois de anos de atraso, vêm despertando e desenvolvendo qualidade. No que se refere à saúde, existem Normas da Qualidade para os laboratórios de saúde que direcionam o trabalho, aperfeiçoando e implementando a qualidade. A pesquisa desenvolvida utilizou o Departamento de Virologia, antigo Laboratório de Virologia e Terapia Experimental – LaViTE, do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, CPqAM-FIOCRUZ, como exemplo para demonstrar as barreiras normalmente encontradas durante o processo de implementação da qualidade. O LaViTE, já apresentava um sistema da qualidade, contudo, diante das não conformidades associadas a operação dos equipamentos do laboratório, criou-se uma inquietação que levou a esta investigação científica. Portanto, este estudo direcionou seus esforços para a aplicação de ferramentas da qualidade, tais como: livro de acesso, planilha de não conformidade, treinamentos, dentre outros. Como o LaViTE estava organizado no que tange a parte documental (Formulários e Procedimentos Operacionais Padrão - POPs), este aspecto não foi contemplado no presente estudo. Com o objetivo de identificar as possíveis causas relacionadas aos problemas com equipamentos, foi diagnosticada a problemática que os envolve e implementada ferramentas que permitiram a criação de indicadores da qualidade. A partir de tais indicadores, observou-se que o problema é multicausal, ou seja, os registros demonstram um sistema de manutenção com capacidade inferior à demanda, acarretando um alto custo para os projetos de pesquisa. A partir de então, implementouse uma metodologia de avaliação e classificação dos equipamentos de acordo com a sua criticidade. Os indicadores obtidos permitiram concluir que são necessárias melhorias, no sistema de gestão de equipamentos, que por sua vez, serão alcançadas através da aplicação contínua da qualidade. |
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Curvêlo, Clintiano da SilvaBarbosa, Clara NilceGil, Laura Helena Vega GonzalesSilva, Ana MariaOliveira, Cláudia Maria Fontes deGil, Laura Helena Vega Gonzales2019-02-28T13:07:18Z2019-02-28T13:07:18Z2013CURVÊLO, Clintiano da Silva. Modelo de gestão da qualidade: melhoria contínua aplicada aos equipamentos do departamento de virologia do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/ Fiocruz-PE. 2013. 203 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde Pública) - Departamento de Saúde Coletiva, Instituto Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, Recife, 2013.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/31917Os serviços públicos no Brasil, depois de anos de atraso, vêm despertando e desenvolvendo qualidade. No que se refere à saúde, existem Normas da Qualidade para os laboratórios de saúde que direcionam o trabalho, aperfeiçoando e implementando a qualidade. A pesquisa desenvolvida utilizou o Departamento de Virologia, antigo Laboratório de Virologia e Terapia Experimental – LaViTE, do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, CPqAM-FIOCRUZ, como exemplo para demonstrar as barreiras normalmente encontradas durante o processo de implementação da qualidade. O LaViTE, já apresentava um sistema da qualidade, contudo, diante das não conformidades associadas a operação dos equipamentos do laboratório, criou-se uma inquietação que levou a esta investigação científica. Portanto, este estudo direcionou seus esforços para a aplicação de ferramentas da qualidade, tais como: livro de acesso, planilha de não conformidade, treinamentos, dentre outros. Como o LaViTE estava organizado no que tange a parte documental (Formulários e Procedimentos Operacionais Padrão - POPs), este aspecto não foi contemplado no presente estudo. Com o objetivo de identificar as possíveis causas relacionadas aos problemas com equipamentos, foi diagnosticada a problemática que os envolve e implementada ferramentas que permitiram a criação de indicadores da qualidade. A partir de tais indicadores, observou-se que o problema é multicausal, ou seja, os registros demonstram um sistema de manutenção com capacidade inferior à demanda, acarretando um alto custo para os projetos de pesquisa. A partir de então, implementouse uma metodologia de avaliação e classificação dos equipamentos de acordo com a sua criticidade. Os indicadores obtidos permitiram concluir que são necessárias melhorias, no sistema de gestão de equipamentos, que por sua vez, serão alcançadas através da aplicação contínua da qualidade.Brazilian public services, despite the long time, arouse interest in implement quality on their services. Regarding to health system, there are Quality Standards that guideline the laboratory work, helping to improve and implantation quality in the service. The present work used the Department of Virology known as Virology and Experimental Therapy Laboratory – LaViTE, CPqAM – Fiocruz, as model in order to demonstrate the barriers usually found during quality implementation. LaViTE already has a quality system successfully implemented, however, problems observed the equipments operation of LaViTE arise the interest to develop this work. Therefore, this work focused on the application of quality tools, such as spread sheet, control access book, training and others. Due to the good status of the documents in LaViTE (forms and standard operational procedures – SOPs) this issue was not present in this study. In order to detect the reason of the malfunction of the equipments, we diagnosed problems concerning their use and implemented a spread sheet in order to produce quality indicators. The data generated allowed us to conclude that the nature of the equipments problems has several reasons, as well as that the maintenance service offered is not able to manage the problems, resulting in a high cost for the departments, afforded by research (projects) grants. Thereafter, we implement a method for evaluate and rate the equipments according to their criticality. Through the analyses of the generated data, we conclude that the equipment maintenance needs to be improved, which could be achieved by the continuous application of quality.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.porGestão de QualidadeControle de QualidadeEquipamentos de LaboratórioServiços Laboratoriais de Saúde PúblicaQuality ManagementQuality ControlLaboratory EquipmentLaboratory Services of Public Health SystemGestão de QualidadeControle de QualidadeEquipamentos de LaboratórioServiços Laboratoriais de Saúde PúblicaModelo de gestão da qualidade: melhoria contínua aplicada aos equipamentos do departamento de virologia do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/ Fiocruz-PEModel for management of quality: continuous improvement applied of the equipments from department of virology from Aggeu Magalhães resarch Centre/Fiocruz-PEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2013Departamento de Saúde ColetivaFundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães.Mestrado ProfissionalRecife/PEPrograma de Pós-Graduação em Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83094https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/31917/1/license.txtee3692f7b0b97d5638099ab94397d05fMD51ORIGINAL2013curvelo-cs.pdf2013curvelo-cs.pdfapplication/pdf19806127https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/31917/2/2013curvelo-cs.pdf020b9cbc0a0ad8e42a9de4408122ebf8MD52TEXT2013curvelo-cs.pdf.txt2013curvelo-cs.pdf.txtExtracted texttext/plain133435https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/31917/3/2013curvelo-cs.pdf.txt17cdaf8e26823a3ea9e1a4aa0a000a57MD53icict/319172023-10-03 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