A qualidade da assistência obstétrica em um hospital de ensino: trajetórias e desafios no desenvolvimento de práticas centradas no cuidado humanizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Ana Maria
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/27560
Resumo: O alcance da qualidade na assistência ao parto e nascimento no Brasil permanece um cenário desafiador. O estudo objetivou avaliar a qualidade da assistência obstétrica em um HU da Paraíba, buscando compreender as contribuições e repercussões do ensino para o cuidado humanizado. Estudo de caso exploratório, com abordagem mista de métodos qualitativos e quantitativos por triangulação de métodos. Realizou-se 16 visitas observacionais e entrevistou-se 25 sujeitos: 10 usuárias, 14 profissionais e 01 docente. Aplicou-se 155 questionários fechados com discentes das graduações em enfermagem (N=39) e medicina (N=116). Os resultados apontam a implantação insuficiente da Rede Cegonha: carência de leitos obstétricos, desorganização dos fluxos e regulação; dificuldades em assegurar o conhecimento e vinculação à maternidade de referência, barreiras de acesso e peregrinação. Inadequações de estrutura e ambiência, recursos materiais insuficientes e rotinas organizacionais dificultam a efetivação da humanização e comprometem a qualidade do cuidado. As boas práticas estão parcialmente implantadas e necessita melhorar indicadores: taxas de cesarianas e episiotomias, verticalização do parto e a livre escolha de posição. O ensino é um elo importante na transição para o modelo humanístico e melhor qualidade da assistência, tem auxiliado na revisão e aplicação dos protocolos clínicos, proporciona oportunidades aos trabalhadores de atualização, satisfação e motivação no trabalho. Houve satisfação das usuárias com o atendimento cordial, digno, respeitoso e resolutividade do serviço. O direito ao acompanhante encontra-se implantado, com interrupções na cesariana, falta de privacidade e desconforto. A passividade das mulheres e pedidos frequentes por cesarianas refletem o desconhecimento e despreparo das parturientes e acompanhantes para o parto. Informação é um direito dos usuários, primordial para conhecimento dos benefícios do parto seguro e protagonismo da mulher na parturição.
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Realizou-se 16 visitas observacionais e entrevistou-se 25 sujeitos: 10 usuárias, 14 profissionais e 01 docente. Aplicou-se 155 questionários fechados com discentes das graduações em enfermagem (N=39) e medicina (N=116). Os resultados apontam a implantação insuficiente da Rede Cegonha: carência de leitos obstétricos, desorganização dos fluxos e regulação; dificuldades em assegurar o conhecimento e vinculação à maternidade de referência, barreiras de acesso e peregrinação. Inadequações de estrutura e ambiência, recursos materiais insuficientes e rotinas organizacionais dificultam a efetivação da humanização e comprometem a qualidade do cuidado. As boas práticas estão parcialmente implantadas e necessita melhorar indicadores: taxas de cesarianas e episiotomias, verticalização do parto e a livre escolha de posição. O ensino é um elo importante na transição para o modelo humanístico e melhor qualidade da assistência, tem auxiliado na revisão e aplicação dos protocolos clínicos, proporciona oportunidades aos trabalhadores de atualização, satisfação e motivação no trabalho. Houve satisfação das usuárias com o atendimento cordial, digno, respeitoso e resolutividade do serviço. O direito ao acompanhante encontra-se implantado, com interrupções na cesariana, falta de privacidade e desconforto. A passividade das mulheres e pedidos frequentes por cesarianas refletem o desconhecimento e despreparo das parturientes e acompanhantes para o parto. Informação é um direito dos usuários, primordial para conhecimento dos benefícios do parto seguro e protagonismo da mulher na parturição.Achieving quality in delivery and birth care in Brazil remains a challenging scenario. The study evaluated the quality of obstetric care in a university hospital in Paraíba, sought to understand the contributions and repercussions of teaching for humanized care. Exploratory case study, with mixed approach of qualitative and quantitative methods by triangulation of methods. There were 16 observational visits and 25 interviews: 10 users, 14 professionals and 1 teacher. Fifty-five closed questionnaires were applied to undergraduate students in nursing (N=39) and medicine (N=116). The results point to insufficient implantation of the Rede Cegonha: lack of obstetric beds, disorganization of flows and regulation; difficulties in ensuring knowledge and attachment to reference motherhood, barriers to access and pilgrimage. Inadequacies in structure and ambience, insufficient material resources and organizational routines make it difficult to achieve humanization and compromise the quality of care. Good practices are partially implemented and need to improve indicators: rates of cesarean and episiotomies, verticalization of childbirth and free choice of position. Teaching is an important link in the transition to the humanistic model and better quality of care, assists in the review and application of clinical protocols, provides opportunities for workers to upgrade, satisfied and motivated at work. There was satisfaction of the users with the cordial treatment, dignified, respectful and clinical resolution.The right to the companion was implanted in the service, with interruptions in the caesarean section, lack of privacy and discomfort. Women's passivity and frequent requests for unnecessary caesarean sections reflect the lack of knowledge and unpreparedness of parturients and companions for childbirth. Information is a right of users, primordial for knowledge of the benefits of safe childbirth and the role of women in parturition.2018-12-19Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.porAvaliação em saúdeQualidade da Assistência à SaúdePartoSaúde maternaHealth EvaluationQuality of Health CareParturitionMaternal HealthAvaliação em SaúdeQualidade da Assistência à SaúdePartoSaúde MaternaServiços de SaúdeConhecimentos, Atitudes e Prática em SaúdeBrasilHospitais Universitários/utilizaçäoA qualidade da assistência obstétrica em um hospital de ensino: trajetórias e desafios no desenvolvimento de práticas centradas no cuidado humanizadoThe quality of obstetric care in a university hospital: trajectories and challenges in the development of practices focused on humanized careinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis2018-04-25Fundação Oswaldo Cruz. 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