Mudanças Curriculares no Ensino Médico Brasileiro: um Debate Crucial no Contexto do Promed
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Data de Publicação: | 2008 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/32054 |
Resumo: | A educação médica passa por modificações na doutrina e na prática da formação profissional, conectada à contemporaneidade do mundo globalizado. No contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), aumenta o interesse de diferentes sujeitos em relação ao ensino médico, devido aos aspectos políticos e comunitários e com repercussões nas mudanças nos serviços de saúde. Iniciativas de incentivo às mudanças curriculares em medicina são adotadas para incrementar melhorias na formação médica. Nesse contexto se insere o Projeto de Incentivo a Mudanças Curriculares para os Cursos de Medicina (Promed). Com o objetivo de analisar a percepção de alunos sobre mudanças curriculares na educação médica, pesquisamos seis cursos médicos, em três estados brasileiros, usando questionários e entrevistas. Alguns pressupostos das Diretrizes Curriculares Nacionais não foram incrementados, mas o desdobramento do Promed possibilitou um programa ampliado de incentivos a mudanças curriculares. Mesmo tendo caráter exploratório, este estudo aponta a necessidade de estudos prospectivos para conhecer os impactos dos incentivos às mudanças curriculares do ensino médico, sintonizando-o, assim, com as necessidades de saúde da população. |
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Oliveira, Neilton Araújo deMeirelles, Rosane Moreira Silva deCury, Geraldo CunhaAlves, Luiz Anastácio2019-03-12T17:58:04Z2019-03-12T17:58:04Z2008OLIVEIRA, Neilton Araújo de et al. Mudanças Curriculares no Ensino Médico Brasileiro: um Debate Crucial no Contexto do Promed. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 32, n. 3, p. 333-346, 2008.0100-5502https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/320541981-5271A educação médica passa por modificações na doutrina e na prática da formação profissional, conectada à contemporaneidade do mundo globalizado. No contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), aumenta o interesse de diferentes sujeitos em relação ao ensino médico, devido aos aspectos políticos e comunitários e com repercussões nas mudanças nos serviços de saúde. Iniciativas de incentivo às mudanças curriculares em medicina são adotadas para incrementar melhorias na formação médica. Nesse contexto se insere o Projeto de Incentivo a Mudanças Curriculares para os Cursos de Medicina (Promed). Com o objetivo de analisar a percepção de alunos sobre mudanças curriculares na educação médica, pesquisamos seis cursos médicos, em três estados brasileiros, usando questionários e entrevistas. Alguns pressupostos das Diretrizes Curriculares Nacionais não foram incrementados, mas o desdobramento do Promed possibilitou um programa ampliado de incentivos a mudanças curriculares. Mesmo tendo caráter exploratório, este estudo aponta a necessidade de estudos prospectivos para conhecer os impactos dos incentivos às mudanças curriculares do ensino médico, sintonizando-o, assim, com as necessidades de saúde da população.Medical Education is undergoing modifications in the doctrine and in the practice of professional education as a consequence of today’s globalized world. With respect to the Brazilian Health System, different subjects show increasing interest in medical education and in changes in the healthcare services. There are initiatives for encouraging changes in the medical curriculum for improving medical education. The Program for the Encouragement of Curricular Changes in Medical Courses (Promed) was implemented in this context. In order to analyze the opinion of students about changes in the curriculum of the medical course, we studied six medical schools in three Brazilian states, using questionnaires and interviews. Some of the propositions of the National Curriculum Guidelines have not been met but Promed gave rise to a new extensive program of changes in the medical curriculum. Even having exploratory character, this work clearly indicates the need for prospective studies in order to know the impact of Promed on medical education for adapting it to the healthcare needs of the population.Universidade Federal do Tocantins. Tocantins, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, Brasil.Universidade Federal de Minas Gerais, MG, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, Brasil.engAssociação Brasileira de Educação MédicaEducação médicaCurrículo médicoEstudantes de medicinaDiretizes Curriculares NacionaisPromedSistema Único de SaúdeMedical educationMedical curriculumMedical studentsNational curricular guidelinesPromedBrazilian Health SystemMudanças Curriculares no Ensino Médico Brasileiro: um Debate Crucial no Contexto do PromedCurricular Changes in Brazilian Medical Education: a Crucial Discussion in the Context of Promedinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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