Conhecimento dos responsáveis por estabelecimentos comerciais sobre a norma de comercialização de alimentos infantis, bicos, chupetas e mamadeiras
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Data de Publicação: | 2018 |
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Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38053 |
Resumo: | A Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL) foi criada em 1988 com vistas a controlar a comercialização inadequada de alimentos e produtos infantis que competem com o aleitamento materno. Em 2006 foi fortalecida sob a forma de Lei Federal 11.265, a qual foi regulamentada pelo Decreto nº 8.552 em 2015. Conhecer o perfil dos responsáveis pelos estabelecimentos que comercializam alimentos e produtos infantis, verificar seu conhecimento sobre a NBCAL e identificar as empresas que visitam esses estabelecimentos com vistas ao marketing de seus produtos. Censo dos estabelecimentos comerciais que vendem alimentos e produtos infantis na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro (AP 2.1). Supermercados, farmácias e lojas de departamento foram avaliados quanto ao cumprimento da NBCAL em março e abril de 2017 por sete profissionais de saúde capacitados na NBCAL, que atuaram sob supervisão. Foram utilizados questionários empregados em monitoramentos da NBCAL por uma organização não governamental, a rede IBFAN (International Baby Food Action Network). Esses questionários foram adaptados para o aplicativo MAGPI e instalados em tablets utilizados durante a coleta de dados. Os dados obtidos foram exportados e analisados pelo SPSS. Foram observados 352 estabelecimentos, sendo 68,2% farmácias, 25,0% supermercados e 6,8% lojas de departamento. Aceitaram participar da entrevista 309 funcionários (87,8%). Desses, 77,0% eram gerentes, 14,6% farmacêuticos e 8,4% tinham outras funcões. Sobre o conhecimento da NBCAL, 24,9% afirmaram conhecer, 24,3% já ouviram falar e 50,8% a desconheciam. Souberam citar algum produto abrangido pela NBCAL 40,5% dos entrevistados. A maioria(82,8%) afirmou receber visita de representantes de empresas de alimentos ou produtos infantis, sendo a Nestlé a empresa mais citada (75,7%). Manifestaram interesse em capacitar seus funcionários na NBCAL 73% dos responsáveis por estabelecimentos comerciais. Mais da metade dos responsáveis pelas farmácias não conheciam a NBCAL e não souberam citar os produtos por ela abrangidos.A grande maioria dos estabelecimentos comerciais recebia visita de representantes da indústria, indicando forte influência do marketing empresarial, em especial da Nestlé. O interesse dos funcionários por capacitação na NBCALé positivo, pois o mesmo pode colaborar no cumprimento da Lei, protegendo a amamentação. |
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Em 2006 foi fortalecida sob a forma de Lei Federal 11.265, a qual foi regulamentada pelo Decreto nº 8.552 em 2015. Conhecer o perfil dos responsáveis pelos estabelecimentos que comercializam alimentos e produtos infantis, verificar seu conhecimento sobre a NBCAL e identificar as empresas que visitam esses estabelecimentos com vistas ao marketing de seus produtos. Censo dos estabelecimentos comerciais que vendem alimentos e produtos infantis na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro (AP 2.1). Supermercados, farmácias e lojas de departamento foram avaliados quanto ao cumprimento da NBCAL em março e abril de 2017 por sete profissionais de saúde capacitados na NBCAL, que atuaram sob supervisão. Foram utilizados questionários empregados em monitoramentos da NBCAL por uma organização não governamental, a rede IBFAN (International Baby Food Action Network). Esses questionários foram adaptados para o aplicativo MAGPI e instalados em tablets utilizados durante a coleta de dados. Os dados obtidos foram exportados e analisados pelo SPSS. Foram observados 352 estabelecimentos, sendo 68,2% farmácias, 25,0% supermercados e 6,8% lojas de departamento. Aceitaram participar da entrevista 309 funcionários (87,8%). Desses, 77,0% eram gerentes, 14,6% farmacêuticos e 8,4% tinham outras funcões. Sobre o conhecimento da NBCAL, 24,9% afirmaram conhecer, 24,3% já ouviram falar e 50,8% a desconheciam. Souberam citar algum produto abrangido pela NBCAL 40,5% dos entrevistados. A maioria(82,8%) afirmou receber visita de representantes de empresas de alimentos ou produtos infantis, sendo a Nestlé a empresa mais citada (75,7%). Manifestaram interesse em capacitar seus funcionários na NBCAL 73% dos responsáveis por estabelecimentos comerciais. Mais da metade dos responsáveis pelas farmácias não conheciam a NBCAL e não souberam citar os produtos por ela abrangidos.A grande maioria dos estabelecimentos comerciais recebia visita de representantes da indústria, indicando forte influência do marketing empresarial, em especial da Nestlé. O interesse dos funcionários por capacitação na NBCALé positivo, pois o mesmo pode colaborar no cumprimento da Lei, protegendo a amamentação.Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Laboratório de Informação em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 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