Formação de preceptores em Residência em Medicina de Família e Comunidade: uma pesquisa-ação
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/52932 |
Resumo: | A Residência em Medicina de Família e Comunidade forma especialistas em Atenção Básica, funcionando como modalidade de ensino estratégica para o fortalecimento do SUS. Por se tratar de uma formação que ocorre essencialmente em serviço, um preceptor com preparo docente adequado é primordial na formação de profissionais qualificados. O presente estudo objetivou desenvolver processo formativo para preceptores da Residência em Medicina de Família e Comunidade, com ênfase no uso de estratégias pedagógicas. Para tanto, realizou-se um estudo de pesquisa-ação, desenvolvido no município de Caucaia, que teve como participantes o grupo de preceptores do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade do município. O estudo foi realizado por meio de quatro fases: diagnóstico, planejamento, ação e avaliação. O produto dos encontros foi transcrito e organizado com auxílio do programa Iramuteq, sendo submetido à análise de conteúdo, com aporte dos estudos que tratam de processos de ensino e aprendizagem. As principais necessidades identificadas pelos participantes foram: conhecer as diferentes estratégias pedagógicas existentes e sua utilização prática; desenvolver o método clínico centrado no residente, de modo a facilitar a identificação das necessidades dos residentes; estruturar um currículo por competências local em medicina de família e comunidade, que oriente a utilização de diferentes estratégias pedagógicas; utilizar de forma adequada estratégias de avaliação formativa junto aos residentes. A ação desenvolvida para atender a essas necessidades constituiu-se de quatro encontros de formação, nos quais se utilizou diferentes estratégias pedagógicas que visaram estimular a participação do grupo e contribuir para seu empoderamento com relação às diferentes estratégias para o desenvolvimento da prática docente. Entre as perspectivas identificadas ao longo do processo consta a elaboração de um manual de preceptoria com orientações para o desenvolvimento de atividades de educação permanente junto a preceptores, como instrumento potencializador para uma prática pedagógica efetiva. Evidencia-se, também, a pesquisa-ação como importante percurso para processos formativos de preceptores, tendo em vista permitir apreender a realidade, refletir sobre esta e gerar transformações, decorrentes do envolvimento ativo dos participantes na realidade a ser transformada. A partir desse trabalho, almeja-se estimular o desenvolvimento de processos que utilizem a pesquisa-ação como recurso para a estruturação de formações em preceptoria nos diversos programas de residência no Brasil, com especial destaque para as regiões Norte e Nordeste, com foco para o fortalecimento da atenção básica. |
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Ferreira, Rafaela Yasmine de SousaMachado, Maria de Fátima Antero SousaPequeno, Alice Maria CorreiaPessoa, Vanira MatosMachado, Maria de Fátima Antero Sousa2022-05-26T14:23:39Z2022-05-26T14:23:39Z2020FERREIRA, Rafaela Yasmine de Sousa. Formação de preceptores em Residência em Medicina de Família e Comunidade: uma pesquisa-ação. Orientador: Maria de Fátima Antero Sousa Machado. 2020. 131 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde da Família - PROFSAÚDE) - Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Ceará, Eusébio - CE, 2020.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/52932A Residência em Medicina de Família e Comunidade forma especialistas em Atenção Básica, funcionando como modalidade de ensino estratégica para o fortalecimento do SUS. Por se tratar de uma formação que ocorre essencialmente em serviço, um preceptor com preparo docente adequado é primordial na formação de profissionais qualificados. O presente estudo objetivou desenvolver processo formativo para preceptores da Residência em Medicina de Família e Comunidade, com ênfase no uso de estratégias pedagógicas. Para tanto, realizou-se um estudo de pesquisa-ação, desenvolvido no município de Caucaia, que teve como participantes o grupo de preceptores do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade do município. O estudo foi realizado por meio de quatro fases: diagnóstico, planejamento, ação e avaliação. O produto dos encontros foi transcrito e organizado com auxílio do programa Iramuteq, sendo submetido à análise de conteúdo, com aporte dos estudos que tratam de processos de ensino e aprendizagem. As principais necessidades identificadas pelos participantes foram: conhecer as diferentes estratégias pedagógicas existentes e sua utilização prática; desenvolver o método clínico centrado no residente, de modo a facilitar a identificação das necessidades dos residentes; estruturar um currículo por competências local em medicina de família e comunidade, que oriente a utilização de diferentes estratégias pedagógicas; utilizar de forma adequada estratégias de avaliação formativa junto aos residentes. A ação desenvolvida para atender a essas necessidades constituiu-se de quatro encontros de formação, nos quais se utilizou diferentes estratégias pedagógicas que visaram estimular a participação do grupo e contribuir para seu empoderamento com relação às diferentes estratégias para o desenvolvimento da prática docente. Entre as perspectivas identificadas ao longo do processo consta a elaboração de um manual de preceptoria com orientações para o desenvolvimento de atividades de educação permanente junto a preceptores, como instrumento potencializador para uma prática pedagógica efetiva. Evidencia-se, também, a pesquisa-ação como importante percurso para processos formativos de preceptores, tendo em vista permitir apreender a realidade, refletir sobre esta e gerar transformações, decorrentes do envolvimento ativo dos participantes na realidade a ser transformada. A partir desse trabalho, almeja-se estimular o desenvolvimento de processos que utilizem a pesquisa-ação como recurso para a estruturação de formações em preceptoria nos diversos programas de residência no Brasil, com especial destaque para as regiões Norte e Nordeste, com foco para o fortalecimento da atenção básica.The Residency in Family and Community Medicine trains specialists in Primary Care, working as a strategic teaching modality to strengthen SUS. As it is a training that takes place essentially on-the-job, a preceptor with adequate teacher training is essential in the training of qualified professionals.This study aimed to develop a training process for preceptors of the Residency in Family and Community Medicine with an emphasis on the use of pedagogical strategies. To this end, an action research study was carried out. It was developed in the city of Caucaia and had as participants the group of preceptors of the Residency Program in Family and Community Medicine of this city. The study was carried out through four phases: diagnosis, planning, action and evaluation. The product of the meetings was transcribed and organized with the aid of the Itamuteq program, being subjected to contente analysis, with input from studies dealing with teaching and learning processes. The main needs identified by the participants were: to know the different existing pedagogical strategies and their practical use; develop the clinical method centered on the resident, in order to facilitate the identification of the residents' needs; to structure a curriculum of local skills in family and community medicine, which guides the use of different pedagogical strategies; properly use formative assessment strategies with residents. The action developed to meet these needs consisted of four training meetings, in which different pedagogical strategies were used that aimed at stimulating the group's participation and contributing to their empowerment in relation to the different strategies for the development of teaching practice. Among the perspectives identified throughout the process, there is the elaboration of a preceptorship manual with guidelines for the development of permanent education activities with preceptors, as a potentializing tool for an effective pedagogical practice. In this sense, action research proved to be important as a route to training processes for preceptors, considering that it is a process that allows to apprehend reality, reflect on it and generate transformations, resulting from the active involvement of participants in reality to be transformed. Based on this work, the aim is to stimulate the development of processes that can use action research as a resource for structuring continuing education processes in preceptorship in the various residency programs in Brazil, with special emphasis on the north and northeast regions, focusing on strengthening primary health care.Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Ceará. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde da Família (PROFSAÚDE). Eusébio, CE, Brasil.porFiocruz CearáEducação Médica ContinuadaPreceptoriaMedicina de Família e ComunidadeEstratégias pedagógicasAtenção Primária à SaúdeSistema Único de SaúdeEducation, medical, continuingPreceptorshipFamily practice, Pedagogical StrategiesPrimary Health CareUnified Health SistemFormação de preceptores em Residência em Medicina de Família e Comunidade: uma pesquisa-açãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2020-10-16Fiocruz CearáFundação Oswaldo CruzMestrado ProfissionalEusébio, CEPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde da Família (PROFSAÚDE)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83058https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/52932/1/license.txt07f42ff17c0d7a30ca72eeb99d376989MD51ORIGINALRafaela Yasmine de Sousa Ferreira.pdfRafaela Yasmine de Sousa 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