Atenção primária à saúde no DF até 2030: cenários a partir do método de inteligência de futuro da FIOCRUZ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Lilian Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rodrigues, Michelle Andreza Falcão
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/52329
Resumo: A Atenção Primária à Saúde assume o papel estruturante na atual conjuntura no âmbito nacional e no Distrito Federal. Seu desenvolvimento deve ser pautado no cuidado em rede, consolidando um modelo em que a Atenção Primária à Saúde seja ordenadora e coordenadora do cuidado. A pesquisa utilizou o Método de Inteligência de Futuro da Fiocruz para prospectar o futuro por meio dos cenários possíveis da Atenção Primária à Saúde no Distrito Federal até 2030. Para isso foi realizada uma Oficina de Diálogos Prospectivos cujo o resultado foi sistematizado e os cenários possíveis foram divididos em cenário positivo, cenário negativo e cenário provável. Para a construção destes cenários considerou os seguintes aspectos: a pertinência, a coerência, a verossimilhança, a importância e a transparência. Estes aspectos garantiram que os cenários fossem plausíveis, possíveis, viáveis e factíveis. Utilizou-se como parâmetro de análise dos dados o teste de consistência de cenários, que observou a convergência das hipóteses de futuro entre o cenário provável e o cenário negativo. Consideramos os cenários possíveis para Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal apenas os cenários descritos como: Cenário Positivo e Cenário Provável. Podemos afirmar que o cenário provável se apresenta como cenário tendência da Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal, haja visto a ampliação de contratos com órgãos privados, com a incorporação da Gestão das Unidades de Pronto Atendimento pelo Instituto de Gestão Estratégica da Saúde. Compromissos de gestão do Ministério da Saúde/Secretaria de Atenção Primária à Saúde serão cumpridos por meio do aperfeiçoamento dos arranjos de governança e gestão. Arranjos para aumentar a autonomia, a flexibilidade e a eficiência dos provedores privados. A materialidade destes compromissos pode ser percebida por meio da proposta da Medida Provisória 890 de 01 de abril de 2019, que previu a institucionalização de um novo ordenamento jurídico, intitulada Agência de Desenvolvimento para Atenção Primária à Saúde para gerir a Atenção Primária à Saúde no âmbito nacional, que também poderá descaracterizar o princípio da descentralização político-administrativa, deslocando a gestão pública direta da Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal para gestão terceirizada. Recomendamos a continuidade do exercício prospectivo nos diferentes espaços de governança do Sistema Único no Distrito Federal com a finalidade de manter a mobilização e fortalecer a participação e apropriação de todos os participantes. A continuidade é importante para a construção de uma rede que possa colocar em prática ação estratégica de forma reflexivapara frear as ameaças e potencializar os avanços da Atenção Primária à Saúde no Distrito Federal.
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A pesquisa utilizou o Método de Inteligência de Futuro da Fiocruz para prospectar o futuro por meio dos cenários possíveis da Atenção Primária à Saúde no Distrito Federal até 2030. Para isso foi realizada uma Oficina de Diálogos Prospectivos cujo o resultado foi sistematizado e os cenários possíveis foram divididos em cenário positivo, cenário negativo e cenário provável. Para a construção destes cenários considerou os seguintes aspectos: a pertinência, a coerência, a verossimilhança, a importância e a transparência. Estes aspectos garantiram que os cenários fossem plausíveis, possíveis, viáveis e factíveis. Utilizou-se como parâmetro de análise dos dados o teste de consistência de cenários, que observou a convergência das hipóteses de futuro entre o cenário provável e o cenário negativo. Consideramos os cenários possíveis para Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal apenas os cenários descritos como: Cenário Positivo e Cenário Provável. Podemos afirmar que o cenário provável se apresenta como cenário tendência da Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal, haja visto a ampliação de contratos com órgãos privados, com a incorporação da Gestão das Unidades de Pronto Atendimento pelo Instituto de Gestão Estratégica da Saúde. Compromissos de gestão do Ministério da Saúde/Secretaria de Atenção Primária à Saúde serão cumpridos por meio do aperfeiçoamento dos arranjos de governança e gestão. Arranjos para aumentar a autonomia, a flexibilidade e a eficiência dos provedores privados. A materialidade destes compromissos pode ser percebida por meio da proposta da Medida Provisória 890 de 01 de abril de 2019, que previu a institucionalização de um novo ordenamento jurídico, intitulada Agência de Desenvolvimento para Atenção Primária à Saúde para gerir a Atenção Primária à Saúde no âmbito nacional, que também poderá descaracterizar o princípio da descentralização político-administrativa, deslocando a gestão pública direta da Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal para gestão terceirizada. Recomendamos a continuidade do exercício prospectivo nos diferentes espaços de governança do Sistema Único no Distrito Federal com a finalidade de manter a mobilização e fortalecer a participação e apropriação de todos os participantes. A continuidade é importante para a construção de uma rede que possa colocar em prática ação estratégica de forma reflexivapara frear as ameaças e potencializar os avanços da Atenção Primária à Saúde no Distrito Federal.Primary Health Care assumes the structuring role in the current conjuncture at the national level and in the Federal District. Its development should be based on networked care, consolidating a model in which Primary Health Care is the organizer and coordinator of care. The research used Fiocruz's Future Intelligence Method to foresee the future through the possible scenarios of Primary Health Care in the Federal District until 2030. For this purpose, a Prospective Dialogue Workshop was held, the result of which was systematized and possible scenarios. divided into positive scenario, negative scenario and probable scenario. In constructing these scenarios, it considered the following aspects: relevance, coherence, likelihood, importance and transparency. These aspects ensured that the scenarios were plausible, possible, feasible and feasible. As data analysis parameter, the scenario consistency test was used, which observed the convergence of future hypotheses between the probable scenario and the negative scenario. We consider the possible scenarios for Primary Health Care of the Federal District only the scenarios described as: Positive Scenario and Probable Scenario. We can state that the probable scenario presents itself as a trend scenario of Primary Health Care in the Federal District, having seen the expansion of contracts with private agencies, with the incorporation of Emergency Care Management by the Institute of Strategic Health Management. The Ministry of Health/ Secretariat of Primary Health Care management will be met by improving governance and management arrangements. Arrangements to increase the autonomy, flexibility and efficiency of private providers. The materiality of these commitments can be seen through the proposal of Provisional Measure 890 of April 1, 2019, which provided for the institutionalization of a new legal order, entitled Development Agency for Primary Health Care to manage Primary Health Care within which may also disrupt the principle of political-administrative decentralization, shifting direct public management from the Primary Health Care of the Federal District to outsourced management. We recommend continuing the prospective exercise in the different governance spaces of the Unified System in the Federal District in order to maintain mobilization and strengthen the participation and ownership of all participants. Continuity is important for the construction of a network that can put into practice strategic action in a reflective way to curb threats and enhance the advances of Primary Health Care in the Federal District.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Fiocruz de Governo. Brasília, DF, Brasil.porMétodo de inteligência de futuroCenários possíveisAtenção primária à saúdeExercício prospectivoFuture intelligence methodPossible scenariosPrimary health careProspective exerciseDesenvolvimento SustentávelAtenção Primária à SaúdeSaúde PúblicaAtenção primária à saúde no DF até 2030: cenários a partir do método de inteligência de futuro da FIOCRUZinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2019-10-30Escola Fiocruz de GovernoFundação Oswaldo CruzBrasília/DFPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletivainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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