Os Desafios da Comunicação para Melhoria das Práticas Colaborativas Interprofissionais da Estratégia Saúde da Família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castelo, Raquel Bomfim
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/54688
Resumo: A comunicação interprofissional forma um veículo aberto e efetivo dialógico entre as equipes de saúde, facilita a prática colaborativa, propicia espaços para o compartilhamento de inquietações e conquistas geradas no dia-a-dia do trabalho e contribui para melhorias nos resultados e satisfação dos usuários. Quando não efetiva pode comprometer a qualidade do cuidado, ampliar o número de erros e gerar estresse ocupacional. Objetivou-se analisar a comunicação interprofissional na Estratégia Saúde da Família (ESF). Trata-se de estudo multimétodos dividido em duas fases. Na primeira, houve estudo com abordagem qualitativa com aplicação de grupo focal. Participaram do encontro nove profissionais representantes de seis equipes de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com o intuito de compreender as percepções durante o processo de comunicação nas equipes. A amostra foi composta por nove participantes. Foi realizado encontro presencial e os dados foram processados pelo software IRAMUTEC®, analisados pela classificação hierárquica descendente e utilizados na construção da fase dois. Na segunda fase implementou-se uma intervenção educativa presencial, utilizando o Arco de Maguerez. O encontro ocorreu com 15 profissionais de saúde inseridos na UBS em questão e analisou a comunicação interprofissional no processo de trabalho na APS, por meio das discussões emergidas. Comparou-se o conhecimento e atitude dos participantes a respeito do tema, antes e após a intervenção educativa por meio de pré e pós-teste (imediato e tardio), caracterizando o estudo quase- experimental. Observou-se a mudança de desfecho relacionado à intervenção educativa. Para promover a análise das falas, na etapa qualitativa da fase dois, utilizou-se a análise de conteúdo. Para compor a amostra, os critérios de inclusão foram: profissionais atuantes nas equipes da ESF que tinham período de atuação superior a seis meses na UBS. Excluíram-se profissionais afastados de suas funções por problemas de saúde, licença maternidade ou férias. A UBS em questão situou-se município de Fortaleza-CE. Na operacionalização do Arco de Maguerez o problema central identificado foi a falta de comunicação efetiva, sistemática e periódica entre os profissionais, na observação da realidade. Elencaram-se os pontos-chave, estabeleceu-se a etapa da teorização seguida das hipóteses de solução e aplicação à realidade. Na comparação do pré e pós- teste houve mudança no conhecimento dos profissionais a respeito da temática. Por fim evidenciou-se a pertinência da comunicação interprofissional em saúde na prática e sua caraterística em percorrer toda a trajetória do cuidado. Compreendeu-se a percepção dos participantes sobre a comunicação interprofissional por meio da realização do grupo focal, os quais, de maneira geral, reconheceram a relevância da temática e apontaram suas potencialidades e barreiras. A implementação da intervenção educativa levantou os aspectos importantes e de interesse do grupo relacionados à vivência da equipe a respeito da temática. O arco de Maguerez exprimiu-se como efetiva ferramenta educacional, a qual possibilitou a valorização da prática cotidiana e aprimoramento no processo de construção de conhecimento.
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Quando não efetiva pode comprometer a qualidade do cuidado, ampliar o número de erros e gerar estresse ocupacional. Objetivou-se analisar a comunicação interprofissional na Estratégia Saúde da Família (ESF). Trata-se de estudo multimétodos dividido em duas fases. Na primeira, houve estudo com abordagem qualitativa com aplicação de grupo focal. Participaram do encontro nove profissionais representantes de seis equipes de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com o intuito de compreender as percepções durante o processo de comunicação nas equipes. A amostra foi composta por nove participantes. Foi realizado encontro presencial e os dados foram processados pelo software IRAMUTEC®, analisados pela classificação hierárquica descendente e utilizados na construção da fase dois. Na segunda fase implementou-se uma intervenção educativa presencial, utilizando o Arco de Maguerez. O encontro ocorreu com 15 profissionais de saúde inseridos na UBS em questão e analisou a comunicação interprofissional no processo de trabalho na APS, por meio das discussões emergidas. Comparou-se o conhecimento e atitude dos participantes a respeito do tema, antes e após a intervenção educativa por meio de pré e pós-teste (imediato e tardio), caracterizando o estudo quase- experimental. Observou-se a mudança de desfecho relacionado à intervenção educativa. Para promover a análise das falas, na etapa qualitativa da fase dois, utilizou-se a análise de conteúdo. Para compor a amostra, os critérios de inclusão foram: profissionais atuantes nas equipes da ESF que tinham período de atuação superior a seis meses na UBS. Excluíram-se profissionais afastados de suas funções por problemas de saúde, licença maternidade ou férias. A UBS em questão situou-se município de Fortaleza-CE. Na operacionalização do Arco de Maguerez o problema central identificado foi a falta de comunicação efetiva, sistemática e periódica entre os profissionais, na observação da realidade. Elencaram-se os pontos-chave, estabeleceu-se a etapa da teorização seguida das hipóteses de solução e aplicação à realidade. Na comparação do pré e pós- teste houve mudança no conhecimento dos profissionais a respeito da temática. Por fim evidenciou-se a pertinência da comunicação interprofissional em saúde na prática e sua caraterística em percorrer toda a trajetória do cuidado. Compreendeu-se a percepção dos participantes sobre a comunicação interprofissional por meio da realização do grupo focal, os quais, de maneira geral, reconheceram a relevância da temática e apontaram suas potencialidades e barreiras. A implementação da intervenção educativa levantou os aspectos importantes e de interesse do grupo relacionados à vivência da equipe a respeito da temática. O arco de Maguerez exprimiu-se como efetiva ferramenta educacional, a qual possibilitou a valorização da prática cotidiana e aprimoramento no processo de construção de conhecimento.Interprofessional communication forms an open and effective dialogic vehicle between health teams, facilitates collaborative practice, provides spaces for sharing concerns and achievements generated in day-to-day work and contributes to improvements in results and user satisfaction. When not effective, it can compromise the quality of care, increasing the number of errors and generating occupational stress. The objective was to evaluate interprofessional communication in the Family Health Strategy (ESF). This is a multimethod study divided into two phases. In the first, there was a study with a qualitative approach with the application of a focus group, nine professionals representing the six teams of a Basic Health Unit (BHU) participated in the meeting in order to understand the perceptions during the communication process in the teams. The sample consisted of nine participants. A faceto- face meeting was held and guiding questions were launched. Data were processed by IRAMUTEC® software, analyzed by descending hierarchical classification and used in the construction of phase two. In the second phase, a face-to-face educational intervention was implemented, using the Arch of Maguerez. The meeting took place with 15 health professionals inserted in the UBS in question and analyzed the interprofessional communication in the work process in PHC, through the discussions that emerged. The participants' knowledge and attitude regarding the topic were compared before and after the educational intervention through pre- and post-test (immediate and late), characterizing the quasi-experimental study. To promote the analysis of the speeches, in the qualitative stage of phase two, we used content analysis. To compose the sample, the inclusion criteria were: professionals working in the FHS teams who had been working for more than six months at the UBS. Professionals removed from their duties due to health problems, maternity leave or vacations were excluded. The UBS in question is located in the city of Fortaleza-CE. The target population was 15 health professionals from the respective UBS who volunteered to participate in the educational activity. The intervention was categorized following the steps of the Arch of Maguerez. The central problem identified was the lack of effective, systematic and periodic communication between professionals, in the observation of reality. The key points were listed, the theorization stage was established, followed by the hypotheses of solution and application to reality. Comparing the pre- and post-test, there was a change in the outcome in some aspects related to the professionals' knowledge about the subject. Finally, the relevance of interprofessional communication in health in practice and its characteristic in covering the entire trajectory of health care was highlighted. The perception of professionals regarding the theme was understood through the realization of the focus group, which, in general, recognized the relevance of the theme and pointed out its potential and barriers. The implementation of the educational intervention raised the important aspects of interest to the group related to the experience of the team regarding the theme. Maguerez's arch was expressed as an effective educational tool, which made it possible to value everyday practice and improves the process of knowledge construction.2022Fundação Oswaldo CruzporFiocruz CearáComunicação interprofissionalBarreiras na comunicaçãoEducação em Saúdepráticas colaborativas interprofissionaisInterprofessional communicationCommunication barriersHealth Educationinterprofessional collaborative practicesOs Desafios da Comunicação para Melhoria das Práticas Colaborativas Interprofissionais da Estratégia Saúde da Famíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2022Fiocruz CearáFiocruz CearáMestrado AcadêmicoEusébio, CERede Nordeste de Formação em Saúde da Famíliainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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