Intervenções educativas com pacientes com tuberculose e seus familiares: uma oportunidade de adesão ao tratamento da doença
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38458 |
Resumo: | A tuberculose é uma doença infectocontagiosa considerada como problema de emergência global. Apesar dos esforços realizados para o controle da doença, muitos fatores persistem dificultando esse processo. Dentre eles são apontados o abandono do tratamento da doença e as irregularidades no uso da medicação pelos doentes, motivados pela falta de conhecimento. Com o objetivo de colaborar com a adesão ao tratamento da tuberculose, estratégias educativas foram desenvolvidas com pacientes e seus familiares, moradores de uma comunidade de elevada incidência da doença na zona sul do Rio de Janeiro. O estudo adotou a abordagem quali-quantitativa e seus participantes responderam a dois questionários um sobre conhecimentos, atitudes e práticas e outro sobre características clínico-epidemiológicas da tuberculose. Também participaram de uma entrevista, uma conversação e de rodas de conversa sobre a doença e o seu tratamento. Os dados foram avaliados por um programa de informática e pela analise interpretativa. Materiais educacionais prontos para uso foram avaliados por uma equipe multidisciplinar e agentes comunitários de saúde por meio da ficha de avaliação de matérias da Organização Pan-Americana de Saúde. Participaram 65 clientes e 16 contatos. O perfil dos clientes foi 64% homens, média de 32 anos. Nossos resultados apontam que o baixo conhecimento observado na amostra de estudo sobre a doença e o seu tratamento pode gerar atraso na busca de assistência médica e abandono do tratamento. Entendemos que iniciativas educacionais em tuberculose com pacientes e seus familiares, devam ser oferecidas em fases iniciais do tratamento nas unidades de saúde, motivando a adesão ao tratamento, a prevenção da doença e a promoção da saúde. |
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Oliveira, Lucia Maria Pereira deOliveira, Jamile Garcia deCavalcante, Solange CesarOliveira, Marisa Augusta deIsidro-Gonçalves, LorraineMartins, Pedro da SilvaAraujo-Jorge, Tania Cremonini deCarvalho, Anna Cristina Calçada2019-12-17T12:00:52Z2019-12-17T12:00:52Z2018OLIVEIRA, Lucia Maria Pereira de et al. Intervenções educativas com pacientes com tuberculose e seus familiares: uma oportunidade de adesão ao tratamento da doença. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE, 8., 2019, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ABRASCO, 2019. 2 p.978-85-85740-10-8https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38458A tuberculose é uma doença infectocontagiosa considerada como problema de emergência global. Apesar dos esforços realizados para o controle da doença, muitos fatores persistem dificultando esse processo. Dentre eles são apontados o abandono do tratamento da doença e as irregularidades no uso da medicação pelos doentes, motivados pela falta de conhecimento. Com o objetivo de colaborar com a adesão ao tratamento da tuberculose, estratégias educativas foram desenvolvidas com pacientes e seus familiares, moradores de uma comunidade de elevada incidência da doença na zona sul do Rio de Janeiro. O estudo adotou a abordagem quali-quantitativa e seus participantes responderam a dois questionários um sobre conhecimentos, atitudes e práticas e outro sobre características clínico-epidemiológicas da tuberculose. Também participaram de uma entrevista, uma conversação e de rodas de conversa sobre a doença e o seu tratamento. Os dados foram avaliados por um programa de informática e pela analise interpretativa. Materiais educacionais prontos para uso foram avaliados por uma equipe multidisciplinar e agentes comunitários de saúde por meio da ficha de avaliação de matérias da Organização Pan-Americana de Saúde. Participaram 65 clientes e 16 contatos. O perfil dos clientes foi 64% homens, média de 32 anos. Nossos resultados apontam que o baixo conhecimento observado na amostra de estudo sobre a doença e o seu tratamento pode gerar atraso na busca de assistência médica e abandono do tratamento. Entendemos que iniciativas educacionais em tuberculose com pacientes e seus familiares, devam ser oferecidas em fases iniciais do tratamento nas unidades de saúde, motivando a adesão ao tratamento, a prevenção da doença e a promoção da saúde.Universidade Federal do Rio de Janeiro. Centro de Ciências da Saúde. Faculdade de Medicina. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Secretaria Municipal de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Secretaria Municipal de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. 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