Perfil e Determinantes do Gasto Público em Antidepressivos, Ansiolíticos e Hipnóticos-Sedativos em Minas Gerais de 2010 a 2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lucas Barbi Costa e
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/48355
Resumo: Os medicamentos antidepressivos, ansiolíticos e hipnóticos-sedativos são utilizados mundialmente para o tratamento de transtornos depressivos, de ansiedade e outros transtornos afetivos. Dado o perfil de aumento na sua utilização pela população, torna-se relevante estudar a aquisição dessas classes pelo Sistema Único de Saúde, de modo a contribuir para o planejamento e a gestão da Assistência Farmacêutica. O objetivo do trabalho é descrever as tendências e os determinantes dos gastos com medicamentos dessas classes adquiridos pelo governo de Minas Gerais de 2010 a 2015. Trata-se de um Estudo de Utilização de Medicamentos (EUM) baseado em dados longitudinais de compras públicas registradas no Sistema Integrado de Administração de Materiais e Serviços (SIAD) de 2010 a 2015. Os gastos e volumes totais foram estimados. Os gastos foram corrigidos pela inflação no período e o volume foi padronizado em Doses Diárias Definidas (DDDs). Foram avaliados os gastos com medicamentos não constantes nas listas de medicamentos essenciais, Estadual e Nacional. As análises de “Top 10” e de “Drug Cost 90%” identificaram os medicamentos responsáveis pelo maior gasto. A análise de decomposição estabeleceu os determinantes da variação das despesas com medicamentos no período se preço, volume ou escolha terapêutica. Os gastos com os antidepressivos, ansiolíticos e antidepressivos no período totalizaram R$ 81 milhões e aumentaram de R$ 7,5 milhões a R$ 18,7 milhões (2,5 vezes) entre 2010 e 2015. Os antidepressivos representaram 88,7% dos gastos e 71,0% do volume adquirido. Os gastos com medicamentos não constantes na lista estadual representaram 6,9% do gasto total. Já os itens ausentes na lista nacional corresponderam a 10,6%. O preço foi o principal fator determinante do aumento dos gastos entre 2010 e 2015, especialmente na classe dos antidepressivos. Os resultados encontrados diferem das tendências descritas na literatura que apresentam uma redução nos gastos com antidepressivos. Os ansiolíticos e hipnóticossedativos por sua vez apresentam uma tendência semelhante a outros estudos apresentando uma redução no gasto médio por DDD ao longo do tempo. Os resultados, de modo geral, alertam para a necessidade de aprimoramento das compras públicas desses medicamentos.
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O objetivo do trabalho é descrever as tendências e os determinantes dos gastos com medicamentos dessas classes adquiridos pelo governo de Minas Gerais de 2010 a 2015. Trata-se de um Estudo de Utilização de Medicamentos (EUM) baseado em dados longitudinais de compras públicas registradas no Sistema Integrado de Administração de Materiais e Serviços (SIAD) de 2010 a 2015. Os gastos e volumes totais foram estimados. Os gastos foram corrigidos pela inflação no período e o volume foi padronizado em Doses Diárias Definidas (DDDs). Foram avaliados os gastos com medicamentos não constantes nas listas de medicamentos essenciais, Estadual e Nacional. As análises de “Top 10” e de “Drug Cost 90%” identificaram os medicamentos responsáveis pelo maior gasto. A análise de decomposição estabeleceu os determinantes da variação das despesas com medicamentos no período se preço, volume ou escolha terapêutica. Os gastos com os antidepressivos, ansiolíticos e antidepressivos no período totalizaram R$ 81 milhões e aumentaram de R$ 7,5 milhões a R$ 18,7 milhões (2,5 vezes) entre 2010 e 2015. Os antidepressivos representaram 88,7% dos gastos e 71,0% do volume adquirido. Os gastos com medicamentos não constantes na lista estadual representaram 6,9% do gasto total. Já os itens ausentes na lista nacional corresponderam a 10,6%. O preço foi o principal fator determinante do aumento dos gastos entre 2010 e 2015, especialmente na classe dos antidepressivos. Os resultados encontrados diferem das tendências descritas na literatura que apresentam uma redução nos gastos com antidepressivos. Os ansiolíticos e hipnóticossedativos por sua vez apresentam uma tendência semelhante a outros estudos apresentando uma redução no gasto médio por DDD ao longo do tempo. Os resultados, de modo geral, alertam para a necessidade de aprimoramento das compras públicas desses medicamentos.Antidepressants, anxiolytics, hypnotics and sedatives medicines are used worldwide to treat depressive, anxiety and other affective disorders. The given profile growth trends in population medicines utilization, it becomes relevant to study the procurement of these classes by the Unified Health System in order to contribute do planning and management of Pharmaceutical Services.The aim of this study was to describe trends and drivers of drug spending of these classes by the government of Minas Gerais from 2010 to 2015. This is a Drug Utilization Study based on longitudinal data from the administrative database SIAD (Sistema Integrado de Administração de Materiais e Serviços) from 2010 to 2015 in Minas Gerais, Brazil. Total expenditures and volume were estimated. Expenditures were adjusted for inflation in the period and the volume was standardized in Defined Daily Doses (DDDs). The expenditure on medicines not listed in the essential medicines lists was assessed. The "Top 10" and "Drug Cost 90%" analyses identified which medicines accounts for the highest expenditure. Decomposition analysis was used to find the drivers of expenditure in the period if price, volume and drug-mix. Expenditure on antidepressants, anxiolytics, hypnotics and sedatives in the period totaled 81 million reais and increased from 7,5 million reais to 18,7 million reais (2.5 times) between 2010 and 2015. Antidepressants accounted for 88.7% of expenses and 71.0% of the volume purchased. The expenditure with medicines not included in state and national essential medicines list were 6.9% and 10.6% respectively. Price was the main driver for expenditure increase between 2010 and 2015, especially in the antidepressant subgroup. This result differs from trends described in the literature which outlines a reduction in the expenditures with this class. On the other hand, anxiolytics, and hypnotics and sedatives presented a similar trend to other studies, showing a reduction regarding the average DDD price over time. The price effects in the expenditure increase emphasizes the need of improvement of the public procurement practices in Minas Gerais State.VPEICFiocruzFundação Oswaldo Cruz. Instituto René Rachou. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Belo Horizonte, MG, Brasil.porAssistência FarmacêuticaGastos com MedicamentosCompras públicasAntidepressivosAnsiolíticosHipnóticos e SedativosPharmaceutical ServicesExpendituresDrugsPublic procurementAntidepressive AgentsAnti-anxiety AgentsHypnotics and SedativesAssistência FarmacêuticaGastos com MedicamentosCompras públicasAntidepressivosAnsiolíticosHipnóticos e SedativosPerfil e Determinantes do Gasto Público em Antidepressivos, Ansiolíticos e Hipnóticos-Sedativos em Minas Gerais de 2010 a 2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2018Fundação Oswaldo Cruz. Instituto René Rachou. Belo Horizonte, MG, BrasilUniversidade Federal de São João Del Rey. São João Del Rey, MG, BrasilMestrado AcadêmicoBelo Horizonte, MG, BrasilPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletivainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83082https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/48355/1/license.txt9193a7c197bc67acd023525e72a03240MD51ORIGINALD_2018_Lucas Barbi Costa e Santos.pdfD_2018_Lucas Barbi Costa e Santos.pdfapplication/pdf942043https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/48355/2/D_2018_Lucas%20Barbi%20Costa%20e%20Santos.pdf8bdeef2353dc8a27df5b7944a1f82c02MD52TEXTD_2018_Lucas Barbi Costa e Santos.pdf.txtD_2018_Lucas Barbi Costa e Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain203310https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/48355/3/D_2018_Lucas%20Barbi%20Costa%20e%20Santos.pdf.txt30d1a21408b4d385a847feeba990cd2dMD53icict/483552021-09-06 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