Facilitadores e barreiras à utilização das teleconsultorias off-line: a experiência dos médicos da atenção primária de Belo Horizonte
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17166 |
Resumo: | INTRODUÇÃO: Telessaúde é a prestação de serviços de saúde por profissionais que utilizam as tecnologias de informação e comunicação para intercâmbio de informações para fins de diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças, processos de educação em saúde, pesquisas e avaliações. Objetivo foi identificar facilitadores e barreiras à sua incorporação na rotina de trabalho. METODOS: A amostra intencional incluiu 2 homens e 5 mulheres de diferentes distritos sanitários que fizeram uso de teleconsultorias off line. Entrevistas individuais e análise de conteúdo foram realizadas. Após a leitura flutuante dos textos das entrevistas, foram identificados os trechos correspondentes a cada uma das categorias e subcategorias do modelo explicativo baseado na Teoria da Difusão. RESULTADOS: A teleconsultoria off line é considerada de fácil utilização, promove o aperfeiçoamento e reforça o vínculo médicopaciente. Os médicos solicitantes afirmam o potencial e a pertinência da teleconsultoria off line para a atenção primária à saúde. Os entraves (sobrecarga de trabalho, debilidades no treinamento e pouca familiaridade do profissional com a informática) interagem para influenciar a decisão de utilização. CONCLUSÃO: Baixa taxa de utilização e as contradições encontradas sugerem pistas para orientar a gestão em suas ações visando à consolidação do sistema. |
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METODOS: A amostra intencional incluiu 2 homens e 5 mulheres de diferentes distritos sanitários que fizeram uso de teleconsultorias off line. Entrevistas individuais e análise de conteúdo foram realizadas. Após a leitura flutuante dos textos das entrevistas, foram identificados os trechos correspondentes a cada uma das categorias e subcategorias do modelo explicativo baseado na Teoria da Difusão. RESULTADOS: A teleconsultoria off line é considerada de fácil utilização, promove o aperfeiçoamento e reforça o vínculo médicopaciente. Os médicos solicitantes afirmam o potencial e a pertinência da teleconsultoria off line para a atenção primária à saúde. Os entraves (sobrecarga de trabalho, debilidades no treinamento e pouca familiaridade do profissional com a informática) interagem para influenciar a decisão de utilização. CONCLUSÃO: Baixa taxa de utilização e as contradições encontradas sugerem pistas para orientar a gestão em suas ações visando à consolidação do sistema.Prefeitura de Belo Horizonte. Secretaria Municipal de Saúde. Gerência de Tecnologia e Informação em Saúde. Belo Horizonte, MG, Brasil.Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Belo Horizonte, MG, Brasil.porFundação Oswaldo Cruz. 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