Avaliação do processo de implantação da estratégia da atenção integrada às doenças prevalentes da infância (AIDPI) no programa saúde da família (PSF) no Estado de Pernambuco no período de 1998 a 1999

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felisberto, Eronildo
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/31699
Resumo: Este trabalho aborda a Atenção Primária à Saúde no Brasil a partir da descrição do conceito, dos objetivos e das principais atividades da estratégia da Atenção Integrada às Doenças Prevalentes da Infância (AIDPI). Descreve o registro cronológico de como a Organização Mundial da Saúde (OMS) / Organização Panamericana da Saúde (OPAS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) introduziram a mesma nos países não desenvolvidos, inicialmente nos continentes Asiático e Africano e, posteriormente, na América Latina. Contextualiza, ainda, o processo de implantação no Brasil tomando por referência o estado de Pernambuco, realizando um estudo do tipo avaliativo que incorpora a avaliação normativa e promove uma pesquisa avaliativa, procurando definir os determinantes contextuais do grau de implantação da intervenção. Foram selecionadas 33 unidades do Programa Saúde da Família (PSF), de 10 municípios do estado, nos quais a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) realiza o monitoramento desde agosto de 1998 e que até dezembro de 1999 deveriam ter recebido três visitas de seguimento. Para definir o Grau de Implantação da estratégia, utilizaram-se dois métodos distintos: um sistema de escores, desenvolvido pelo autor, e os indicadores de processo normatizados pela própria estratégia. Nos dois, os municípios são classificados nos níveis Crítico, Insatisfatório e Aceitável. Para a análise da relação entre o grau de implantação da estratégia e o contexto organizacional, utilizou-se o recurso da entrevista. Os resultados mostram que os municípios, de uma maneira geral, apresentam um nível aceitável em relação à estrutura necessária, com exceção de um município onde se observa nível insatisfatório. Em relação à avaliação do processo, observa-se que dois municípios receberam apenas uma visita de seguimento e que os escores obtidos para ambos, nos dois métodos utilizados, encontramse no nível insatisfatório. Outros quatro municípios receberam duas visitas de seguimento, verificando-se que um deles apresenta classificação no nível insatisfatório no segundo seguimento e outro apresenta nível crítico no primeiro seguimento. Já em outros quatro municípios que receberam, cada um, três visitas de seguimento, apenas um obtém escores que o classificam no nível insatisfatório nas três avaliações realizadas. Pode-se, ainda, observar, quando se fazem as médias dos escores obtidos nas três visitas de seguimento, que quatro municípios atingem escores médios que os classificam no nível insatisfatório. O grau de implantação observado representa um indicador composto das diversas variáveis de estrutura e processo e constitui-se, assim, numa variável dependente quando se analisa sua relação com as características contextuais. Esta análise, entretanto, demonstra que parece não haver associação direta entre os resultados decorrentes das variáveis escolhidas para avaliação do contexto organizacional e os diversos graus de implantação observados nos municípios.
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Descreve o registro cronológico de como a Organização Mundial da Saúde (OMS) / Organização Panamericana da Saúde (OPAS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) introduziram a mesma nos países não desenvolvidos, inicialmente nos continentes Asiático e Africano e, posteriormente, na América Latina. Contextualiza, ainda, o processo de implantação no Brasil tomando por referência o estado de Pernambuco, realizando um estudo do tipo avaliativo que incorpora a avaliação normativa e promove uma pesquisa avaliativa, procurando definir os determinantes contextuais do grau de implantação da intervenção. Foram selecionadas 33 unidades do Programa Saúde da Família (PSF), de 10 municípios do estado, nos quais a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) realiza o monitoramento desde agosto de 1998 e que até dezembro de 1999 deveriam ter recebido três visitas de seguimento. Para definir o Grau de Implantação da estratégia, utilizaram-se dois métodos distintos: um sistema de escores, desenvolvido pelo autor, e os indicadores de processo normatizados pela própria estratégia. Nos dois, os municípios são classificados nos níveis Crítico, Insatisfatório e Aceitável. Para a análise da relação entre o grau de implantação da estratégia e o contexto organizacional, utilizou-se o recurso da entrevista. Os resultados mostram que os municípios, de uma maneira geral, apresentam um nível aceitável em relação à estrutura necessária, com exceção de um município onde se observa nível insatisfatório. Em relação à avaliação do processo, observa-se que dois municípios receberam apenas uma visita de seguimento e que os escores obtidos para ambos, nos dois métodos utilizados, encontramse no nível insatisfatório. Outros quatro municípios receberam duas visitas de seguimento, verificando-se que um deles apresenta classificação no nível insatisfatório no segundo seguimento e outro apresenta nível crítico no primeiro seguimento. Já em outros quatro municípios que receberam, cada um, três visitas de seguimento, apenas um obtém escores que o classificam no nível insatisfatório nas três avaliações realizadas. Pode-se, ainda, observar, quando se fazem as médias dos escores obtidos nas três visitas de seguimento, que quatro municípios atingem escores médios que os classificam no nível insatisfatório. O grau de implantação observado representa um indicador composto das diversas variáveis de estrutura e processo e constitui-se, assim, numa variável dependente quando se analisa sua relação com as características contextuais. Esta análise, entretanto, demonstra que parece não haver associação direta entre os resultados decorrentes das variáveis escolhidas para avaliação do contexto organizacional e os diversos graus de implantação observados nos municípios.This study focus the Primary Health Care in Brazil from a description of the concept, objectives and main activities of the Integrated Management of Childhood Illness (IMCI) Initiative. It signs up, in a chronological order, how the World Health Organization (WHO)/Pan-American Health Organization (PAHO) and the United Nations Children’s Fund (UNICEF) launched this strategy in developing countries, at first in Asian and African continents and afterwards in Latin America. It also characterizes the implementation process in Brazil taking as reference the state of Pernambuco. It is an evaluative study that incorporates the normative evaluation and promotes an evaluative research which attempts to define the context determinants of the intervention implementation degree. It was selected 33 teams of the Family Health Programme (FHP) from 10 municipalities of the state where the State Health Secretariat carries out the monitoring process since august/1998 and, until december/1999, they might had received three follow-up visits. Two distinct methods were used in order to define the strategy Implementation Degree: a score system developed by this author and the process indicators provided by the strategy. For both methods, municipalities are classified in Critical, Insatisfactory and Acceptable. It was used the interviewing approach to analyse the relationship between implementation degree of the strategy and organizational context. Results demonstrates that, generally, municipalities present an acceptable degree in relation to the necessary structure, except for one municipality with an insatisfactory degree. In regard to the process evaluation, two municipalities received only one follow-up visit and their scores degree were insatisfactory in the two methods applied. Other four municipalities received two follow-up visits and one of them is classified as insatisfied during the second follow-up visit. Another one presents a critical degree in the first followup visit. Other four municipalities took three follow-up visits and among them, just one is classified at the insatisfactory degree in the three evaluations. Besides, it can be observed that four municipalities achieve mean scores at the insatisfactory degree when it is considered the means of scores acquired in the three follow-up visits. The observed implementation degree represents a composed indicator of diverse structure and process variables and it is, therefore, a dependent variable when there is an analysis of its relationship with context characteristics. However, this analysis evidences that perhaps, there is not a direct association among results from the variables chosen to evaluate the organizational context and the various implementation degree observed at the municipalities.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.porServiços de Saúde da CriançaAssistência Integral à SaúdeAvaliação de Processos (Cuidados de Saúde)Programa Saúda da FamíliaServiços de Saúde da CriançaAssistência Integral à SaúdeAvaliação de Processos (Cuidados de Saúde)Programa Saúda da FamíliaAvaliação do processo de implantação da estratégia da atenção integrada às doenças prevalentes da infância (AIDPI) no programa saúde da família (PSF) no Estado de Pernambuco no período de 1998 a 1999Evaluation of the process of implantation of the strategy of the attention integrated into the diseases prevalences of the children (AIDPI)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2001Departamento de Saúde ColetivaFundação Oswaldo Cruz. 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