As marcas corporais segundo a percepção de profissionais de saúde: adorno ou estigma?
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/9435 |
Resumo: | O uso de marcas corporais tem se torna-do cada vez mais frequente, sobretudo entre ado-lescentes. Através de abordagem qualitativa, este estudo pretende avaliar se o uso de piercings e ta-tuagens afeta o cuidado prestado por auxiliares de enfermagem a adolescentes internados e identifi-car influências na formação dos significados atri-buídos às marcas. Foram entrevistados auxiliares que trabalham em enfermaria específica para o atendimento de adolescentes. Após análise das en-trevistas, foram formuladas categorias para me-lhor apreensão do sentido atribuído pelos auxilia-res ao uso de marcas. Algumas categorias foram recorrentes, destacando-se a associação das mar-cas a: comportamentos de desvio; apelo erótico e consumismo; gesto de coragem; riscos de adoeci-mento e doença mental. Religião e valores famili-ares predominaram sobre a formação profissional em relação aos significados atribuídos ao objeto de estudo. Conclui-se que a visão negativa em rela-ção às marcas relaciona-se diretamente ao cuida-do. A quantidade de marcas, a localização, o tipo, a idade do adolescente e o caráter definitivo/tran-sitório interferem na interpretação dos profissio-nais. Contudo, marcas corporais são ferramentas semiológicas importantes, devendo ser incluídas no roteiro de avaliação dos adolescentes. |
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Caroni, Mariana MalheirosGrossman, Eloisa2015-02-05T10:49:14Z2015-02-05T10:49:14Z2012CARONI, Mariana Malheiros. GROSSMAN, Eloisa. As marcas corporais segundo a percepção de profissionais de saúde: adorno ou estigma?. Ciênc. saúde coletiva., Rio de Janeiro, v. 17, n. 4, p. 1061-1070, 2012.1413-8123https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/9435O uso de marcas corporais tem se torna-do cada vez mais frequente, sobretudo entre ado-lescentes. Através de abordagem qualitativa, este estudo pretende avaliar se o uso de piercings e ta-tuagens afeta o cuidado prestado por auxiliares de enfermagem a adolescentes internados e identifi-car influências na formação dos significados atri-buídos às marcas. Foram entrevistados auxiliares que trabalham em enfermaria específica para o atendimento de adolescentes. Após análise das en-trevistas, foram formuladas categorias para me-lhor apreensão do sentido atribuído pelos auxilia-res ao uso de marcas. Algumas categorias foram recorrentes, destacando-se a associação das mar-cas a: comportamentos de desvio; apelo erótico e consumismo; gesto de coragem; riscos de adoeci-mento e doença mental. Religião e valores famili-ares predominaram sobre a formação profissional em relação aos significados atribuídos ao objeto de estudo. Conclui-se que a visão negativa em rela-ção às marcas relaciona-se diretamente ao cuida-do. A quantidade de marcas, a localização, o tipo, a idade do adolescente e o caráter definitivo/tran-sitório interferem na interpretação dos profissio-nais. Contudo, marcas corporais são ferramentas semiológicas importantes, devendo ser incluídas no roteiro de avaliação dos adolescentes.Nowadays, body art is widespread, es-pecially among adolescents. This qualitative study seeks to assess whether the use of body art inter-feres with how nursing assistants care for hospi-talized adolescents and to identify factors that in-fluence the perceptions of these health care pro-viders. Nursing assistants working in an adoles-cent-specific ward were interviewed. After the analysis, dominant themes emerged from the nar-ratives, allowing for a better understanding of how nursing assistants perceive tattoos and piercing. Some themes were recurrent, especially the asso-ciation of body art with deviant behavior, erotic appeal, consumerism, courage, health risks, and psychic disorders. Religion and family values pre-vail over professional knowledge in how body marks are perceived. It may thus be inferred that a negative attitude toward body art is directly related to quality of care. The number of marks, their location, their type, and the definite/tem-porary character of tattoos and piercing interfere with the providers’ interpretation. However, piercing and tattoos are important semiological tools and must be included in the script for the evaluation of adolescents.Universidade Federal do Rio de Janeiro. Saúde do Adolescente. Núcleo de Estudos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Ciências Médicas. Centro Biomédico. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porAssociação brasileira de Pós-Graduação em Saúde ColetivaTatuagemPiercing CorporalAdolescenteAuxiliares de EnfermagemPessoal de SaúdeTattooingBody PiercingAdolescentNursing AidesHealthcare PersonnelTatuagemPiercing CorporalAdolescenteAuxiliares de EnfermagemPessoal de SaúdeAs marcas corporais segundo a percepção de profissionais de saúde: adorno ou estigma?Perceptions of healthcare providers toward body art: adornment or stigma?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81914https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/9435/1/license.txt7d48279ffeed55da8dfe2f8e81f3b81fMD51ORIGINALAs Marcas Corporais Segundo a Percepção de Profissionais de Saúde Adorno ou Estigma.pdfAs Marcas Corporais Segundo a Percepção de Profissionais de Saúde Adorno ou Estigma.pdfapplication/pdf151994https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/9435/2/As%20Marcas%20Corporais%20Segundo%20a%20Percep%c3%a7%c3%a3o%20de%20Profissionais%20de%20Sa%c3%bade%20Adorno%20ou%20Estigma.pdfa4bfb2fce3d4c49cd00a43c0369c9da1MD52TEXTAs Marcas Corporais Segundo a Percepção de Profissionais de Saúde Adorno ou Estigma.pdf.txtAs Marcas Corporais Segundo a Percepção de Profissionais de Saúde Adorno ou Estigma.pdf.txtExtracted texttext/plain44108https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/9435/3/As%20Marcas%20Corporais%20Segundo%20a%20Percep%c3%a7%c3%a3o%20de%20Profissionais%20de%20Sa%c3%bade%20Adorno%20ou%20Estigma.pdf.txtad1dec28267a87653ddbf599db1c6510MD53icict/94352018-04-04 08:26:28.745oai:www.arca.fiocruz.br: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ório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352018-04-04T11:26:28Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
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