Trajetórias ocupacionais e repercussões sobre os significados do trabalho: impressões de técnicos do SUS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Monica
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Chinelli, Filippina, Fontenelle, Arthur de Andrade, Barbosa, Joelma Pinheiro Meira, D'Ávila, Luciana Sousa, Fortes, Denise Rodrigues, Silva, Nanci Aparecida da
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38397
Resumo: Esse estudo é um desdobramento da pesquisa "Trajetórias educacionais e ocupacionais de trabalhadores técnicos em saúde no Brasil" que entrevistou cerca de 100 trabalhadores das áreas de saúde bucal, vigilância em saúde, enfermagem e agentes comunitários de saúde em Salvador, Blumenau, Belo Horizonte, Rio Branco e Campo Grande entre 2013 e 2014. Analisar as repercussões das trajetórias educacionais e ocupacionais de trabalhadores anteriormente entrevistados sobre os significados que atribuem ao seu trabalho no SUS hoje. Cinco grupos focais realizados entre setembro e novembro de 2017 com 20 trabalhadores já entrevistados em 2013 e 2014. Roteiro buscou compreender as repercussões das trajetórias de trabalho e qualificação sobre os significados que atribuem ao seu trabalho hoje. Os encontros tiveram em média 2 horas de duração e foram realizados em salas das Escolas Técnicas do SUS nos horários mais convenientes para os entrevistados, respeitando intervalos de sua rotina laboral. A análise foi empreendida com base em uma perspectiva compreensiva que busca os sentidos da fala dos trabalhadores, entendida como resultante de condições históricas e sociais. Foram bastante enfatizadas as transformações de ordem pessoal e subjetiva que afetam as relações no trabalho e seus significados. A qualificação profissional assim como o cotidiano de trabalho impacta bastante o sentimento de aprendizado que ultrapassa a dimensão técnico científica. Do ponto de vista objetivo a falta de condições de trabalho é um dos motivos que mais afetam o sentimento coletivo de desvalorização profissional. Ainda assim os trabalhadores informam que se consideram mais capazes de dar conta dos desafios impostos pelo cotidiano de trabalho. Uma eterna busca pela qualificação impregna os trabalhadores que apontam a intenção de crescer profissionalmente. O acompanhamento das trajetórias ocupacionais confirma-se como relevante no campo da gestão do trabalho e da qualificação no momento em que o SUS é afetado por uma conjuntura política desfavorável. Esse acompanhamento pode orientar a formulação de políticas de gestão do trabalho e de qualificação profissional no SUS capazes de enfrentar efeitos negativos dos descompassos entre a formação e a inserção profissional de parte dos seus trabalhadores.
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Analisar as repercussões das trajetórias educacionais e ocupacionais de trabalhadores anteriormente entrevistados sobre os significados que atribuem ao seu trabalho no SUS hoje. Cinco grupos focais realizados entre setembro e novembro de 2017 com 20 trabalhadores já entrevistados em 2013 e 2014. Roteiro buscou compreender as repercussões das trajetórias de trabalho e qualificação sobre os significados que atribuem ao seu trabalho hoje. Os encontros tiveram em média 2 horas de duração e foram realizados em salas das Escolas Técnicas do SUS nos horários mais convenientes para os entrevistados, respeitando intervalos de sua rotina laboral. A análise foi empreendida com base em uma perspectiva compreensiva que busca os sentidos da fala dos trabalhadores, entendida como resultante de condições históricas e sociais. Foram bastante enfatizadas as transformações de ordem pessoal e subjetiva que afetam as relações no trabalho e seus significados. A qualificação profissional assim como o cotidiano de trabalho impacta bastante o sentimento de aprendizado que ultrapassa a dimensão técnico científica. Do ponto de vista objetivo a falta de condições de trabalho é um dos motivos que mais afetam o sentimento coletivo de desvalorização profissional. Ainda assim os trabalhadores informam que se consideram mais capazes de dar conta dos desafios impostos pelo cotidiano de trabalho. Uma eterna busca pela qualificação impregna os trabalhadores que apontam a intenção de crescer profissionalmente. O acompanhamento das trajetórias ocupacionais confirma-se como relevante no campo da gestão do trabalho e da qualificação no momento em que o SUS é afetado por uma conjuntura política desfavorável. Esse acompanhamento pode orientar a formulação de políticas de gestão do trabalho e de qualificação profissional no SUS capazes de enfrentar efeitos negativos dos descompassos entre a formação e a inserção profissional de parte dos seus trabalhadores.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Trabalho e Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Trabalho e Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde. Instituto Dom Moacyr. Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha. Rio Branco, AC, Brasil.Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde. Escola de Formação Técnica em Saúde Prof. Jorge Novis. Salvador, BA, Brasil.Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde. Universidade Estadual de Montes Claros. Centro de Educação Profissional e Tecnológico. Escola Técnica de Saúde. Montes Claros, MG, Brasil.Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde. Escola Técnica do SUS Profª Ena de Araújo Galvão. Campo Grande, MS, Brasil.Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde. Escola Técnica do SUS. 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