Investigação da motivação em qualificação profissional dos usuários em realizar cursos da UNA-SUS sobre temáticas associadas à saúde integral do idoso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Jonatas Reis Bessa da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Caldeira, François Isnaldo Dias, Oliveira, Josué Miguel de, Monteiro, Claudio, Alves, Henrique Pereira, Lemos, Alysson Feliciano, Gasque, Kellen Cristina da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/60447
Resumo: Em todo o mundo, o número de idosos tem aumentado substancialmente, implicando maior necessidade em cuidado em saúde deste público. A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) desenvolveu um programa em educação permanente em saúde com a temática do cuidado em saúde do idoso, visando corroborar com a prática dos profissionais de saúde. O objetivo deste estudo foi analisar os fatores sociodemográficos e educacionais associados à motivação para se matricular em cursos do programa de saúde do idoso da UNA-SUS em parceria COSAPI/MS. Trata-se de um estudo descritivo, transversal inferencial e de abrangência nacional, com dados secundários da plataforma AROUCA. Foram analisadas 10224 respostas de indivíduos que se matricularam nesses microcursos. Foi observado que ter um conhecimento prévio sobre a temática aumenta em 1% a prevalência (O.R IC 95% = 1,01- 1,02) de realizar a matrícula com o objetivo de melhorar o desempenho profissional. Além disso, observou-se que dados faltantes impactaram a análise de algumas variáveis preditoras em nosso estudo. Desta forma, sugere-se que o público que mais tem buscado os microcursos desta temática é formado por aqueles que já têm uma experiência e conhecimento na área. Além disso, em termos dos dados, existe a necessidade de atualizações cadastrais dos usuários para futuras ofertas sobre o tema, evitando assim os dados faltantes.
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O objetivo deste estudo foi analisar os fatores sociodemográficos e educacionais associados à motivação para se matricular em cursos do programa de saúde do idoso da UNA-SUS em parceria COSAPI/MS. Trata-se de um estudo descritivo, transversal inferencial e de abrangência nacional, com dados secundários da plataforma AROUCA. Foram analisadas 10224 respostas de indivíduos que se matricularam nesses microcursos. Foi observado que ter um conhecimento prévio sobre a temática aumenta em 1% a prevalência (O.R IC 95% = 1,01- 1,02) de realizar a matrícula com o objetivo de melhorar o desempenho profissional. Além disso, observou-se que dados faltantes impactaram a análise de algumas variáveis preditoras em nosso estudo. Desta forma, sugere-se que o público que mais tem buscado os microcursos desta temática é formado por aqueles que já têm uma experiência e conhecimento na área. Além disso, em termos dos dados, existe a necessidade de atualizações cadastrais dos usuários para futuras ofertas sobre o tema, evitando assim os dados faltantes.Worldwide, the number of elderly people has increased substantially, implying a greater need for health care for this population. The Open University of SUS (UNA-SUS) developed a program in continuing health education with the theme of health care for the elderly, aiming to corroborate the practice of health professionals. The objective of this study was to analyze the sociodemographic and educational factors associated with motivation to enroll in courses in the health program for the elderly at UNA-SUS in partnership with COSAPI/MS. This is a descriptive, inferential cross-sectional study of national scope, with secondary data from the AROUCA platform. A total of 10224 responses from individuals who enrolled in these micro-courses were analyzed. It was observed that having prior knowledge on the subject increases the prevalence by 1% (O.R IC 95% = 1.01-1.02) of registering with the aim of improving professional performance. In addition, it was observed that missing data impacted the analysis of some predictor variables in our study. In this way, it is suggested that the public that has sought the most microcourses in this theme are those who already have experience and knowledge in the area. Furthermore, in terms of data, there is a need for user registration updates for future offers on the topic, thus avoiding missing data.Universidade Federal da Bahia. Salvador, BA, Brasil.Universidade Estadual Paulista. São Paulo, SP, Brasil.Universidade de Brasília. Brasília, DF, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.porRede UNA-SUSIdosoEducação à distânciaE-learningSeniorsDistance educationE-learningEducação a DistânciaEducação em SaúdeAssistência Integral à SaúdeIdosoMotivaçãoInvestigação da motivação em qualificação profissional dos usuários em realizar cursos da UNA-SUS sobre temáticas associadas à saúde integral do idosoInvestigation of the motivation in professional qualification of users to take UNA-SUS courses on topics associated with the integral health of the elderlyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82991https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/60447/1/license.txt5a560609d32a3863062d77ff32785d58MD51ORIGINAL6306-Texto do artigo-24591-1-10-20230712.pdf6306-Texto do 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