A experiência do curso aperfeiçoamento em apoio matricial na atenção básica com enfase nos NASF - ENSP/Fiocruz
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38054 |
Resumo: | A Oficina de Avaliação da Segunda Oferta do Curso (maio de 2016 e janeiro de 2017) ocorreu em maio de 2017. Relatar a experiência do Curso NASF, através da oficina de avaliação, enfatizando a metodologia e o material didático para a formação em serviço. - Discutir a potencialidade da educação a distância associada a concepção pedagógica participativa para a prática em serviço; - Apresentar aspectos e percepções sobre o curso,visando debater possíveis desdobramentos para a articulação loco regional, a partir da experiência vivida no processo de formação. A Oficina de Avaliação do Curso ocorreu em dois dias inteiros com a participação de 51 pessoas envolvidas no curso (aluno, tutore, orientadore, coordenação, equipe de apoio). Foram utilizadas exposições dialogadas, trabalho em grupo e discussões em plenária. Para o trabalho em grupo foram elaboradas três questões, de forma a estimular a discussão: “O que já caminhou? O que ainda precisa caminhar? Quais caminhos seguir?”. A síntese destes trabalhos foi apresentada posteriormente em plenária. - A boa aprovação do curso foi o ponto mais relevante nas discussões. A metodologia e os conteúdos abordados promoveram ações no cotidiano de trabalho, contribuindo para reflexões sobre o processo de trabalho das equipes NASF e ESF. As micro intervenções proporcionaram vivencias de ordem pedagógica, política e social, potencializando o aprendizado e a troca de experiências. O curso possibilitou avanços em relação à compreensão do papel a ser desempenhado como profissional de saúde em trabalho multiprofissional. As questões relativas a implantação da política dos NASF apontam para: a necessidade de superar o descompasso entre a gestão local e profissionais do NASF; uma atuação do Ministério da Saúde, que além da confecção dos cadernos e instrutivos, seja direcionada para a implantação da estratégia NASF; inclusão de conteúdos relacionados a estratégia de apoio matricial na formação profissional; construção de espaços para o debate sobre apoio matricial; avanço na definição de seu papel na atenção básica. O curso foi um grande disparador de mudanças nas práticas loco regionais abrindo espaço para uma maior integração e troca entre os profissionais da ABS, ultrapassando as fronteiras municipais. Representou importante papel na sustentação das propostas da PNAB por possibilitar aos trabalhadores do SUS um espaço de diálogo, troca e acolhimento para as dificuldades enfrentadas ao longo do processo. |
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Relatar a experiência do Curso NASF, através da oficina de avaliação, enfatizando a metodologia e o material didático para a formação em serviço. - Discutir a potencialidade da educação a distância associada a concepção pedagógica participativa para a prática em serviço; - Apresentar aspectos e percepções sobre o curso,visando debater possíveis desdobramentos para a articulação loco regional, a partir da experiência vivida no processo de formação. A Oficina de Avaliação do Curso ocorreu em dois dias inteiros com a participação de 51 pessoas envolvidas no curso (aluno, tutore, orientadore, coordenação, equipe de apoio). Foram utilizadas exposições dialogadas, trabalho em grupo e discussões em plenária. Para o trabalho em grupo foram elaboradas três questões, de forma a estimular a discussão: “O que já caminhou? O que ainda precisa caminhar? Quais caminhos seguir?”. A síntese destes trabalhos foi apresentada posteriormente em plenária. - A boa aprovação do curso foi o ponto mais relevante nas discussões. A metodologia e os conteúdos abordados promoveram ações no cotidiano de trabalho, contribuindo para reflexões sobre o processo de trabalho das equipes NASF e ESF. As micro intervenções proporcionaram vivencias de ordem pedagógica, política e social, potencializando o aprendizado e a troca de experiências. O curso possibilitou avanços em relação à compreensão do papel a ser desempenhado como profissional de saúde em trabalho multiprofissional. As questões relativas a implantação da política dos NASF apontam para: a necessidade de superar o descompasso entre a gestão local e profissionais do NASF; uma atuação do Ministério da Saúde, que além da confecção dos cadernos e instrutivos, seja direcionada para a implantação da estratégia NASF; inclusão de conteúdos relacionados a estratégia de apoio matricial na formação profissional; construção de espaços para o debate sobre apoio matricial; avanço na definição de seu papel na atenção básica. O curso foi um grande disparador de mudanças nas práticas loco regionais abrindo espaço para uma maior integração e troca entre os profissionais da ABS, ultrapassando as fronteiras municipais. Representou importante papel na sustentação das propostas da PNAB por possibilitar aos trabalhadores do SUS um espaço de diálogo, troca e acolhimento para as dificuldades enfrentadas ao longo do processo.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Ministério da Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. 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