A atenção básica à saúde do homem sob a ótica do usuário: um estudo qualitativo em três serviços do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Romeu
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Rebello, Lúcia Emilia Figueiredo de Sousa, Nascimento, Elaine Ferreira do, Deslandes, Suely Ferreira, Moreira, Martha Cristina Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/6008
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a ótica dos usuários sobre o atendimento prestado a homens no âmbito da atenção básica à saúde. Busca-se, principalmente, identificar possíveis elementos capazes de subsidiar a construção de indicadores qualitativos de satisfação de usuários masculinos. Utilizou-se a abordagem qualitativa, envolvendo entrevistas semiestruturadas com usuários, leitura de prontuários e observação etnográfica de três serviços do Município do Rio de Janeiro (RJ). A análise baseou-se no método de interpretação de sentidos, ancorando-se em princípios hermenêuticos-dialéticos. Em geral, os usuários apontam critérios para avaliar positivamente os serviços, tomando como referências um atendimento humanizado, pautado na comunicação e capaz de oferecer prontidão no atendimento. Em termos de conclusão, constatou-se que as recomendações dos usuários trazem demandas que se relacionam principalmente com as lacunas dos serviços para promover um atendimento especificamente voltado para homens.
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spelling Gomes, RomeuRebello, Lúcia Emilia Figueiredo de SousaNascimento, Elaine Ferreira doDeslandes, Suely FerreiraMoreira, Martha Cristina Nunes2012-12-17T12:01:21Z2012-12-17T12:01:21Z2011GOMES, Romeu et al. A atenção básica à saúde do homem sob a ótica do usuário: um estudo qualitativo em três serviços do Rio de Janeiro. Ciênc. saúde coletiva. Rio de Janeiro, v. 16, n. 11, nov. 2011.ISSN 1413-8123https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/600810.1590/S1413-81232011001200024O presente trabalho tem como objetivo analisar a ótica dos usuários sobre o atendimento prestado a homens no âmbito da atenção básica à saúde. Busca-se, principalmente, identificar possíveis elementos capazes de subsidiar a construção de indicadores qualitativos de satisfação de usuários masculinos. Utilizou-se a abordagem qualitativa, envolvendo entrevistas semiestruturadas com usuários, leitura de prontuários e observação etnográfica de três serviços do Município do Rio de Janeiro (RJ). A análise baseou-se no método de interpretação de sentidos, ancorando-se em princípios hermenêuticos-dialéticos. Em geral, os usuários apontam critérios para avaliar positivamente os serviços, tomando como referências um atendimento humanizado, pautado na comunicação e capaz de oferecer prontidão no atendimento. Em termos de conclusão, constatou-se que as recomendações dos usuários trazem demandas que se relacionam principalmente com as lacunas dos serviços para promover um atendimento especificamente voltado para homens.This paper seeks to analyze the male consumer viewpoint on primary healthcare services. The core objective is to find potential elements to underpin qualitative indicators of male user satisfaction. A qualitative approach involving semi-structured interviews with users was adopted, as well as studying medical records and ethnographic observation of three services in the municipality of Rio de Janeiro. The analysis was based on the method of interpretation of meanings, applying hermeneutic and dialectic principles. In general, users point to criteria to evaluate services positively, taking humanized care as a benchmark, based on communication and ability to offer swift care. The conclusion was that user recommendations involve demands primarily relating to failings in services to provide care specifically geared towards men.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, BrasilporAssociação Brasileira de Saúde ColetivaSchraiber LB, Gomes R, Couto MT. Homens na pauta da saúde coletiva. Cien Saude Colet 2005; 10(Supl. 1):7-17.Esperidião M, Trad LBA. Avaliação de satisfação de usuários. Cien Saude Colet 2005; 10(Supl. l):303-312.Bosi ML, Affonso KC. Participação popular e saúde: com a palavra, os usuários da rede pública de serviços. Cad Saude Publica 1998; 14(Supl. 2):355-365.Castillo L, Dougnac A, Vicente I, Muñoz V, Roja V. 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