Avaliação do atendimento eletrônico do serviço de informação ao cidadão: estudo comparativo dos casos do Ministério da Saúde e Ministério da Fazenda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valderrama, Irene Smidt
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24066
Resumo: Diante da relevância do papel e usos da informação nos dias atuais e, mais especificamente, da internet e dos meios eletrônicos de comunicação, é importante verificar se a utilização dessas tecnologias está acompanhando sua evolução. Assim, o objetivo geral deste trabalho foi avaliar o Serviço de Informação ao Cidadão no âmbito do Ministério da Saúde em comparação ao mesmo serviço do Ministério da Fazenda. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa com base em dados secundários, utilizando uma abordagem formativa. Desenvolveu-se um estudo de casos contrastantes com um único nível de análise e foi analisada a dimensão acesso à informação e suas subdimensões física, intelectual e comunicacional. As técnicas de coleta de dados foram análise documental e pesquisa bibliográfica. Os resultados indicam que o acesso à informação não está sendo amplamente facilitado pelos órgãos do estudo, havendo vários problemas relacionados às subdimensões analisadas. Na subdimensão física foram encontradas barreiras ao acesso físico à informação, na comunicacional, problemas de fluxos confusos e na intelectual a linguagem técnica não era acessível a um cidadão comum. É possível que uma revisão dos sites nos aspectos encontrados possa ajudar a melhorar o acesso á informação.
id CRUZ_b8ebed95962aa3035b4186a541b60141
oai_identifier_str oai:www.arca.fiocruz.br:icict/24066
network_acronym_str CRUZ
network_name_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
repository_id_str 2135
spelling Valderrama, Irene SmidtSantos, Elizabeth Moreira dosPereira Neto, André Faria2018-01-26T16:12:37Z2018-01-26T16:12:37Z2017VALDERRAMA, Irene Smidt. Avaliação do atendimento eletrônico do serviço de informação ao cidadão: estudo comparativo dos casos do Ministério da Saúde e Ministério da Fazenda. 2017. 83 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2017.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24066Diante da relevância do papel e usos da informação nos dias atuais e, mais especificamente, da internet e dos meios eletrônicos de comunicação, é importante verificar se a utilização dessas tecnologias está acompanhando sua evolução. Assim, o objetivo geral deste trabalho foi avaliar o Serviço de Informação ao Cidadão no âmbito do Ministério da Saúde em comparação ao mesmo serviço do Ministério da Fazenda. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa com base em dados secundários, utilizando uma abordagem formativa. Desenvolveu-se um estudo de casos contrastantes com um único nível de análise e foi analisada a dimensão acesso à informação e suas subdimensões física, intelectual e comunicacional. As técnicas de coleta de dados foram análise documental e pesquisa bibliográfica. Os resultados indicam que o acesso à informação não está sendo amplamente facilitado pelos órgãos do estudo, havendo vários problemas relacionados às subdimensões analisadas. Na subdimensão física foram encontradas barreiras ao acesso físico à informação, na comunicacional, problemas de fluxos confusos e na intelectual a linguagem técnica não era acessível a um cidadão comum. É possível que uma revisão dos sites nos aspectos encontrados possa ajudar a melhorar o acesso á informação.Given the relevance of the role and uses of information in the present day, and more specifically, of the Internet and electronic means of communication, it is important to verify if the use of these technologies is following its evolution. Thus, the general objective of this work was to evaluate the Citizen Information Service within the scope of the Ministry of Health in comparison to the same service of the Ministry of Finance. For that, a qualitative exploratory research was carried out based on secondary data, using a formative approach. A contrasting cases study was developed with a single level of analysis and the dimension of access to information and its physical, intellectual and communicational sub-dimensions was analyzed. The techniques of data collection were documentary analysis and bibliographic research. The results indicate that access to information is not being facilitated by the study organs, and there are several problems related to the subdimensions analyzed. In the physical subdimension barriers to physical access to information were found, in the communicational problems of confusing flows and in the intellectual the technical language was not accessible to a common citizen. It is possible that a review of the sites in the aspects found may help to improve access to information.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porFormuláriosAcesso à InformaçãoInformação PúblicaServiços de InformaçãoInternetAccess to InformationPublic InformationInformation ServicesInternetFormsAcesso à InformaçãoInformação PúblicaServiços de InformaçãoInternetEstudos de CasosAvaliação do atendimento eletrônico do serviço de informação ao cidadão: estudo comparativo dos casos do Ministério da Saúde e Ministério da FazendaEvaluation of the electronic service of the information service to the citizen: a comparative study of the cases of the Ministry of Health and the Ministry of Financeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz.Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.Rio de Janeiro/RJPrograma de Pós-Graduação em Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txttext/plain1748https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/24066/1/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD51ORIGINALve_Irene_Smidt_ENSP_2017.pdfapplication/pdf2777840https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/24066/2/ve_Irene_Smidt_ENSP_2017.pdf5480d2b8eb9a852629e33b162eb3ba68MD52TEXTirene_smidt.pdf.txtirene_smidt.pdf.txtExtracted texttext/plain139020https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/24066/3/irene_smidt.pdf.txt1062fd7c595747aade5d40befc9a43b6MD53ve_Irene_Smidt_ENSP_2017.pdf.txtve_Irene_Smidt_ENSP_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain139020https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/24066/4/ve_Irene_Smidt_ENSP_2017.pdf.txt1062fd7c595747aade5d40befc9a43b6MD54icict/240662023-01-17 14:19:14.584oai:www.arca.fiocruz.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352023-01-17T17:19:14Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação do atendimento eletrônico do serviço de informação ao cidadão: estudo comparativo dos casos do Ministério da Saúde e Ministério da Fazenda
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Evaluation of the electronic service of the information service to the citizen: a comparative study of the cases of the Ministry of Health and the Ministry of Finance
title Avaliação do atendimento eletrônico do serviço de informação ao cidadão: estudo comparativo dos casos do Ministério da Saúde e Ministério da Fazenda
spellingShingle Avaliação do atendimento eletrônico do serviço de informação ao cidadão: estudo comparativo dos casos do Ministério da Saúde e Ministério da Fazenda
Valderrama, Irene Smidt
Formulários
Acesso à Informação
Informação Pública
Serviços de Informação
Internet
Access to Information
Public Information
Information Services
Internet
Forms
Acesso à Informação
Informação Pública
Serviços de Informação
Internet
Estudos de Casos
title_short Avaliação do atendimento eletrônico do serviço de informação ao cidadão: estudo comparativo dos casos do Ministério da Saúde e Ministério da Fazenda
title_full Avaliação do atendimento eletrônico do serviço de informação ao cidadão: estudo comparativo dos casos do Ministério da Saúde e Ministério da Fazenda
title_fullStr Avaliação do atendimento eletrônico do serviço de informação ao cidadão: estudo comparativo dos casos do Ministério da Saúde e Ministério da Fazenda
title_full_unstemmed Avaliação do atendimento eletrônico do serviço de informação ao cidadão: estudo comparativo dos casos do Ministério da Saúde e Ministério da Fazenda
title_sort Avaliação do atendimento eletrônico do serviço de informação ao cidadão: estudo comparativo dos casos do Ministério da Saúde e Ministério da Fazenda
author Valderrama, Irene Smidt
author_facet Valderrama, Irene Smidt
author_role author
dc.contributor.advisorco.none.fl_str_mv Santos, Elizabeth Moreira dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Valderrama, Irene Smidt
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira Neto, André Faria
contributor_str_mv Pereira Neto, André Faria
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Formulários
topic Formulários
Acesso à Informação
Informação Pública
Serviços de Informação
Internet
Access to Information
Public Information
Information Services
Internet
Forms
Acesso à Informação
Informação Pública
Serviços de Informação
Internet
Estudos de Casos
dc.subject.other.none.fl_str_mv Acesso à Informação
Informação Pública
Serviços de Informação
Internet
dc.subject.en.none.fl_str_mv Access to Information
Public Information
Information Services
Internet
Forms
dc.subject.decs.pt_BR.fl_str_mv Acesso à Informação
Informação Pública
Serviços de Informação
Internet
Estudos de Casos
description Diante da relevância do papel e usos da informação nos dias atuais e, mais especificamente, da internet e dos meios eletrônicos de comunicação, é importante verificar se a utilização dessas tecnologias está acompanhando sua evolução. Assim, o objetivo geral deste trabalho foi avaliar o Serviço de Informação ao Cidadão no âmbito do Ministério da Saúde em comparação ao mesmo serviço do Ministério da Fazenda. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa com base em dados secundários, utilizando uma abordagem formativa. Desenvolveu-se um estudo de casos contrastantes com um único nível de análise e foi analisada a dimensão acesso à informação e suas subdimensões física, intelectual e comunicacional. As técnicas de coleta de dados foram análise documental e pesquisa bibliográfica. Os resultados indicam que o acesso à informação não está sendo amplamente facilitado pelos órgãos do estudo, havendo vários problemas relacionados às subdimensões analisadas. Na subdimensão física foram encontradas barreiras ao acesso físico à informação, na comunicacional, problemas de fluxos confusos e na intelectual a linguagem técnica não era acessível a um cidadão comum. É possível que uma revisão dos sites nos aspectos encontrados possa ajudar a melhorar o acesso á informação.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-26T16:12:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-01-26T16:12:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VALDERRAMA, Irene Smidt. Avaliação do atendimento eletrônico do serviço de informação ao cidadão: estudo comparativo dos casos do Ministério da Saúde e Ministério da Fazenda. 2017. 83 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24066
identifier_str_mv VALDERRAMA, Irene Smidt. Avaliação do atendimento eletrônico do serviço de informação ao cidadão: estudo comparativo dos casos do Ministério da Saúde e Ministério da Fazenda. 2017. 83 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2017.
url https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
collection Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/24066/1/license.txt
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/24066/2/ve_Irene_Smidt_ENSP_2017.pdf
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/24066/3/irene_smidt.pdf.txt
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/24066/4/ve_Irene_Smidt_ENSP_2017.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
5480d2b8eb9a852629e33b162eb3ba68
1062fd7c595747aade5d40befc9a43b6
1062fd7c595747aade5d40befc9a43b6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.arca@fiocruz.br
_version_ 1813009256740290560