A descentralização da Vigilância em Saúde em Minas Gerais: caracterização dos serviços municipais, 2014
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Data de Publicação: | 2017 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/29298 |
Resumo: | Introdução: O Projeto de Fortalecimento da Vigilância em Saúde implantado em 2012, em Minas Gerais, visava a descentralização da Vigilância Sanitária, subsidiada no diagnóstico local. Objetivos: Caracterizar os serviços municipais de Vigilância em Saúde no estado de Minas Gerais em 2014. Método: Estudo transversal que analisou diagnósticos de 527/853 (62%) municípios do total do estado de MG. As variáveis comuns às áreas da Vigilância em Saúde foram instrumentos de gestão, financiamento, categoria profissional, qualificação e sistema de informação. Aquelas específicas às áreas da Vigilância em Saúde caracterizaram infraestrutura, serviços de referência e ações. Analisaram-se frequências, medianas, diferenças nterquartílicas e coeficiente de Spearman (p< 0,05). Resultados: Observou-se associação entre instrumentos de gestão, disponibilidade de categorias profissionais, sistema de informação e porte populacional (p<0,001). Identificou-se infraestrutura insuficiente nas Vigilâncias Sanitária e Ambiental e predomínio das ações programáticas frente àquelas de monitoramento. Conclusões: O desafio da Vigilância em Saúde demanda enfrentamentos no campo da gestão, das práticas e do financiamento. |
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Assis, Lucília NunesGuimarães, Eliete Albano de AzevedoMambrini, Juliana Vaz de MeloLaguardia, Filipe CurzioQuintino, Nayara DornelaSilva, DavidsonLuz, Zélia Maria Profeta da2018-10-03T17:18:35Z2018-10-03T17:18:35Z2017ASSIS, Lucília Nunes et al. A descentralização da Vigilância em Saúde em Minas Gerais: caracterização dos serviços municipais, 2014. Vigil. sanit. Debate v. 5 n. 3, p. 60-65, 2017.2317-269Xhttps://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2929810.22239/2317-269x.00987Introdução: O Projeto de Fortalecimento da Vigilância em Saúde implantado em 2012, em Minas Gerais, visava a descentralização da Vigilância Sanitária, subsidiada no diagnóstico local. Objetivos: Caracterizar os serviços municipais de Vigilância em Saúde no estado de Minas Gerais em 2014. Método: Estudo transversal que analisou diagnósticos de 527/853 (62%) municípios do total do estado de MG. As variáveis comuns às áreas da Vigilância em Saúde foram instrumentos de gestão, financiamento, categoria profissional, qualificação e sistema de informação. Aquelas específicas às áreas da Vigilância em Saúde caracterizaram infraestrutura, serviços de referência e ações. Analisaram-se frequências, medianas, diferenças nterquartílicas e coeficiente de Spearman (p< 0,05). Resultados: Observou-se associação entre instrumentos de gestão, disponibilidade de categorias profissionais, sistema de informação e porte populacional (p<0,001). Identificou-se infraestrutura insuficiente nas Vigilâncias Sanitária e Ambiental e predomínio das ações programáticas frente àquelas de monitoramento. Conclusões: O desafio da Vigilância em Saúde demanda enfrentamentos no campo da gestão, das práticas e do financiamento.Introduction: The Health Surveillance Strengthening Project implemented in 2012 in Minas Gerais -subsidized by a local diagnosis- aimed at decentralizing Health Surveillance. Objectives: To characterizes the local Health Surveillance services in the state of Minas Gerais in 2014. Method: Descriptive study that analyzed 527 (62%) out of a total of 853 counties. The common variables to the Health Surveillance areas were instruments of management, financing, professional category, qualification and information system. Specific variables to the Health Surveillance areas were characterized infrastructure, reference services and actions. Frequencies, medians, interquartile differences and Spearman’s coefficient (p< 0.05) were analyzed. Results: An association among management tools, availability of professional categories, information system and population size (p<0.001) was observed. Insufficient infrastructure in the Sanitary and Environmental Surveillance and predominance of programmatic actions against monitoring actions were observed. Conclusions: The challenge of Health Surveillance demands confrontations in the field of management, practices and financing.Estado de Minas Gerais. Escola de Saúde Pública. Belo Horizonte, MG, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.Universidade Federal de São João Del Rei. São João del-Rei, MG, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.Estado de Minas Gerais. Secretaria de Saúde. Belo Horizonte, MG, Brasil.Estado de Minas Gerais. Secretaria de Saúde. Belo Horizonte, MG, Brasil.Estado de Minas Gerais. Secretaria de Saúde. Belo Horizonte, MG, BrasilFundação Oswaldo Cruz. Instituto René Rachou. Belo Horizonte, MG, BrasilporFundação Oswaldo CruzVigilância em SaúdeIntegralidadeProgramas de SaúdeAvaliação de Projetos de SaúdeHealth SurveillanceIntegralityHealth ProgramsEvaluation of Health ProjectsA descentralização da Vigilância em Saúde em Minas Gerais: caracterização dos serviços municipais, 2014The decentralization of health surveillance in Minas Gerais: characterization of counties’ services, 2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83082https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/29298/1/license.txt9193a7c197bc67acd023525e72a03240MD51ORIGINALA descentralização da Vigilância em Saúde em Minas.pdfA descentralização da Vigilância em Saúde em 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