Experiências de formação em redução de danos na rede de saúde do município do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simas, Rodrigo Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38596
Resumo: Período de realização: Fevereiro de 2015 a fevereiro de 2018. Objeto da experiência: Formação em Redução de Danos. Objetivos: Estudar formas de ensino da Redução de Danos. Entender os efeitos do curso nos estudantes. Metodologia: São descritas três experiências de educação continuada com profissionais de saúde através da observação participante nos cursos Além disso, nos três cursos os estudantes participam de encontros teóricos e em paralelo estão trabalhando em alguma unidade de saúde. Será observado se acontecem transformações nas práticas de saúde realizadas pelos estudantes e trajetórias profissionais após o contato com a Política de Redução de Danos e a prática com usuários de álcool e outras drogas. Resultados: Em todos os cursos os participantes reconhecem que os conhecimentos sobre drogas são limitados ou inexistentes na educação formal. Maior parte dos estudantes não tem conhecimento sobre os efeitos e educação para o uso de drogas. Poucos sabem sobre a política de drogas e sua história. Análise crítica: Alguns artigos apontam a ausência de disciplinas na formação dos profissionais de saúde no campo de álcool e drogas como um problema para as práticas de saúde. O estigma sobre os usuários parece gerar resistências por parte de muitos profissionais e frases como não sei o que fazer são muito comuns entre os profissionais de saúde. A oferta de educação continuada para profissionais de saúde pode contribuir para a transformação das concepções e práticas de saúde voltadas para os usuários de álcool e outras drogas. Conclusões e/ou recomendações: São necessários estudos pormenorizados sobre o tema dada a importância da educação continuada para profissionais de saúde. O conservadorismo crescente observado no cenário política nacional produz reverberações na política de álcool e outras drogas. A educação em Redução de Danos faz-se necessário para a garantia de informações fidedignas sobre as drogas e seus efeitos, além da discussão sobre o proibicionismo.
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Será observado se acontecem transformações nas práticas de saúde realizadas pelos estudantes e trajetórias profissionais após o contato com a Política de Redução de Danos e a prática com usuários de álcool e outras drogas. Resultados: Em todos os cursos os participantes reconhecem que os conhecimentos sobre drogas são limitados ou inexistentes na educação formal. Maior parte dos estudantes não tem conhecimento sobre os efeitos e educação para o uso de drogas. Poucos sabem sobre a política de drogas e sua história. Análise crítica: Alguns artigos apontam a ausência de disciplinas na formação dos profissionais de saúde no campo de álcool e drogas como um problema para as práticas de saúde. O estigma sobre os usuários parece gerar resistências por parte de muitos profissionais e frases como não sei o que fazer são muito comuns entre os profissionais de saúde. 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