Os sentidos da educação permanente em saúde para o trabalho em rede: análise de uma experiência na Rede Psicossocial do município de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Christiane Mery
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/36531
Resumo: O presente estudo procurou analisar a relevância das ações de Educação Permanente em Saúde para o alinhamento conceitual e o fortalecimento do trabalho em rede com vistas à integralidade do cuidado. A análise foi realizada a partir da descrição de um projeto de educação permanente em saúde ocorrido no município de São Paulo, que teve por objetivo o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial, além da apreciação de entrevistas com os profissionais participantes das ações educacionais concretizadas no projeto. Trata-se de pesquisa qualitativa, com abordagem hermenêutica e utilização da metodologia construcionista social. Procurou-se abordar os fenômenos interacionais e o compartilhamento de saberes ocorridos nos percursos formativos e discutir a importância das interações dialógicas para o aprimoramento da organização da rede de cuidados e a produção de sentido na validação das práticas de trabalho. Identificou-se a necessidade de manter espaços facilitadores de atividades cujo objetivo seja a realização de alinhamento entre os profissionais que atuam em distintos pontos de atenção acerca do cuidado aberto e comunitário preconizado pela atenção psicossocial, bem como do acolhimento ao sofrimento psíquico como experiência constituinte da vida dos sujeitos. As atividades de Educação Permanente em Saúde possibilitaram o estímulo ao entendimento de conceitos e práticas nos encontros e contribuíram para o intercâmbio de saberes e fazeres, de experiências potentes desenvolvidas pelos profissionais, para a ativação da rede de cuidados informal e formal constituída nos territórios e para a disseminação da atenção psicossocial como modelo ético de cuidado integral baseado na escuta e no acolhimento.
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spelling Costa, Christiane MeryAmarante, Paulo Duarte de CarvalhoGuizardi, Francini LubeReis, José Roberto FrancoMachado, Felipe Rangel de SouzaAmarante, Paulo Duarte de CarvalhoMachado, Felipe Rangel de Souza2019-10-17T14:33:35Z2019-10-17T14:33:35Z2019COSTA, Christiane Mery. Os sentidos da educação permanente em saúde para o trabalho em rede: análise de uma experiência na Rede Psicossocial do município de São Paulo. 2019, 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2019.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/36531O presente estudo procurou analisar a relevância das ações de Educação Permanente em Saúde para o alinhamento conceitual e o fortalecimento do trabalho em rede com vistas à integralidade do cuidado. A análise foi realizada a partir da descrição de um projeto de educação permanente em saúde ocorrido no município de São Paulo, que teve por objetivo o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial, além da apreciação de entrevistas com os profissionais participantes das ações educacionais concretizadas no projeto. Trata-se de pesquisa qualitativa, com abordagem hermenêutica e utilização da metodologia construcionista social. Procurou-se abordar os fenômenos interacionais e o compartilhamento de saberes ocorridos nos percursos formativos e discutir a importância das interações dialógicas para o aprimoramento da organização da rede de cuidados e a produção de sentido na validação das práticas de trabalho. Identificou-se a necessidade de manter espaços facilitadores de atividades cujo objetivo seja a realização de alinhamento entre os profissionais que atuam em distintos pontos de atenção acerca do cuidado aberto e comunitário preconizado pela atenção psicossocial, bem como do acolhimento ao sofrimento psíquico como experiência constituinte da vida dos sujeitos. As atividades de Educação Permanente em Saúde possibilitaram o estímulo ao entendimento de conceitos e práticas nos encontros e contribuíram para o intercâmbio de saberes e fazeres, de experiências potentes desenvolvidas pelos profissionais, para a ativação da rede de cuidados informal e formal constituída nos territórios e para a disseminação da atenção psicossocial como modelo ético de cuidado integral baseado na escuta e no acolhimento.The present study sought to analyze the relevance of the Permanent Health Education actions for the conceptual alignment the strengthening of networking with a view to the integrality of the care. The analysis was realized from the description of a project of permanent health education that happened in the county of São Paulo which had the as an objective the fortification of psychosocial attention network besides the appreciation of interviews with the professionals participating in the educational actions implemented in the project. It is a qualitative research, with hermeneutics approach and the use of the social constructionist methodology. We sought to address the interactional phenomena and the sharing of knowledge that occurred in the formative pathways and discuss the importance of the dialogic interactions for the enhancement of the care network organization and the making of meaning in the validation of work practices. It was identified the necessity of maintaining spaces that facilitate activities aimed at achieving alignment between the professionals that act in different points of attention about open and community care advocated by psychosocial attention, as well as the acceptance of psychological suffering as a constituent experience of the subjects lives. The Permanent Health Education activities enabled the stimulation of the understanding of concepts and practices in the meetings and contributed to the exchange of knowledge and practice, powerful experiences developed by the professionals for the activation of the informal and formal care network constituted in the territories and for the dissemination of the psychosocial attention as an ethical model of integral care based on listening and welcoming.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porEPSJVAtenção PsicossocialEducação Permanente em SaúdeRede de Atenção à SaúdeSaúde MentalPsychosocial AttentionPermanent Health EducationHealth Care NetworkMental HealthEducação ContinuadaSistemas de Apoio PsicossocialAtenção a SaúdeSaúde MentalOs sentidos da educação permanente em saúde para o trabalho em rede: análise de uma experiência na Rede Psicossocial do município de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2019-06-13Coordenação de Pós-Graduação em Educação Profissional em SaúdeFundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim VenâncioMestrado ProfissionalRio de Janeiro, RJPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83118https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/36531/1/license.txtfbc7c5334882957560bb159abf8c3449MD51ORIGINALChristiane_Costa_EPSJV_Mestrado_2019.pdfChristiane_Costa_EPSJV_Mestrado_2019.pdfapplication/pdf1103406https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/36531/2/Christiane_Costa_EPSJV_Mestrado_2019.pdf388f256254efbf6de8722503f8891989MD52TEXTChristiane_Costa_EPSJV_Mestrado_2019.pdf.txtChristiane_Costa_EPSJV_Mestrado_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain254417https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/36531/3/Christiane_Costa_EPSJV_Mestrado_2019.pdf.txt2c7ec6d2500f97e6b46b406098ba4b62MD53icict/365312019-11-14 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