Avaliação da satisfação dos usuários dos serviços de saúde do ambulatório central do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP - Recife, PE
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/13685 |
Resumo: | A exigência dos usuários por serviços de saúde com qualidade, tem alavancado a prática da avaliação e do monitoramento como um instrumento que possibilita o estudo prévio da implementação de ações. A satisfação do usuário é uma forma de avaliação da qualidade dos serviços prestados. Este estudo objetivou avaliar o nível de satisfação dos usuários do ambulatório do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) na cidade do Recife no ano de 2009. Foi realizada uma pesquisa avaliativa de corte transversal, no Ambulatório Central do IMIP, com amostra aleatória simples totalizando 459 usuários. A variável dependente foi o grau de satisfação. Com o objetivo de explicar a variação total do conjunto de dados através de um pequeno número de fatores foi utilizada a técnica de Análise Fatorial, com extração de componentes principais (ACP). Os resultados revelaram que a maioria dos usuários são do sexo feminino, com idade entre 30 e 49 anos, de baixo nível sócio econômico, provenientes do interior do estado. Os atributos do serviço que proporcionaram maior satisfação foram: instalações físicas, facilidade de realizar exames complementares, disponibilidade de equipamentos tecnológicos e atendimento do profissional de saúde, por outro lado, os aspectos que geraram maior insatisfação foram: disponibilidade de medicação e o acesso. A análise do componente principal mostrou que as variáveis relativas ao atendimento do profissional de saúde foram as que apresentaram os maiores coeficientes de correlação com percentual de explicação do modelo de 25,3%, sendo a satisfação dos usuários em relação aos profissionais de saúde com índices superiores a 70%. Mais de 90% dos usuários recomendariam o serviço bem como o consideraram melhor do que imaginavam, indicando elevada aprovação. Conclusão: O nível de satisfação dos usuários do IMIP foi considerado elevado, no entanto, alguns aspectos dos serviços precisam ser melhores observados por parte da gestão |
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Albuquerque, Emídio Cavalcanti deMarques, Cláudia Diniz LopesVasconcelos, Ana Lúcia Ribeiro deGouveia, Giselle CampozanaGouveia, Giselle Campozana2016-04-12T12:32:34Z2016-04-12T12:32:34Z2010ALBUQUERQUE, Emídio Cavalcanti de. Avaliação da satisfação dos usuários dos serviços de saúde do ambulatório central do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP - Recife, PE. 2010. 87 f. Dissertação (Saúde pública) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Recife, 2010.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/13685A exigência dos usuários por serviços de saúde com qualidade, tem alavancado a prática da avaliação e do monitoramento como um instrumento que possibilita o estudo prévio da implementação de ações. A satisfação do usuário é uma forma de avaliação da qualidade dos serviços prestados. Este estudo objetivou avaliar o nível de satisfação dos usuários do ambulatório do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) na cidade do Recife no ano de 2009. Foi realizada uma pesquisa avaliativa de corte transversal, no Ambulatório Central do IMIP, com amostra aleatória simples totalizando 459 usuários. A variável dependente foi o grau de satisfação. Com o objetivo de explicar a variação total do conjunto de dados através de um pequeno número de fatores foi utilizada a técnica de Análise Fatorial, com extração de componentes principais (ACP). Os resultados revelaram que a maioria dos usuários são do sexo feminino, com idade entre 30 e 49 anos, de baixo nível sócio econômico, provenientes do interior do estado. Os atributos do serviço que proporcionaram maior satisfação foram: instalações físicas, facilidade de realizar exames complementares, disponibilidade de equipamentos tecnológicos e atendimento do profissional de saúde, por outro lado, os aspectos que geraram maior insatisfação foram: disponibilidade de medicação e o acesso. A análise do componente principal mostrou que as variáveis relativas ao atendimento do profissional de saúde foram as que apresentaram os maiores coeficientes de correlação com percentual de explicação do modelo de 25,3%, sendo a satisfação dos usuários em relação aos profissionais de saúde com índices superiores a 70%. Mais de 90% dos usuários recomendariam o serviço bem como o consideraram melhor do que imaginavam, indicando elevada aprovação. Conclusão: O nível de satisfação dos usuários do IMIP foi considerado elevado, no entanto, alguns aspectos dos serviços precisam ser melhores observados por parte da gestãoFundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Recife, PE, BrasilporCentro de Pesquisas Aggeu MagalhãesAvaliação em Saúde Satisfação dos Consumidores Serviços de SaúdeAvaliação em saúdeServiços de saúdeAmbulatório hospitalarAvaliação da satisfação dos usuários dos serviços de saúde do ambulatório central do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP - Recife, PEEvaluation of satisfaction of users of health services from the outpatient clinic of the Institute of Integrative Medicine Professor Fernando Figueira - IMIP - Recife, PEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2010-06-22Centro de Pesquisas Aggeu MagalhãesMestrado ProfissionalRecife/PEPrograma de Pós-Graduação em Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZORIGINAL730.pdfapplication/pdf1285897https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/13685/1/730.pdf65559f16543a6144c5fdf1b777cecfa4MD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/13685/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT730.pdf.txt730.pdf.txtExtracted texttext/plain139109https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/13685/3/730.pdf.txt04617541d45297b6e863bb9484d528dcMD53icict/136852023-10-03 11:22:28.655oai:www.arca.fiocruz.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352023-10-03T14:22:28Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
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