Tensões na constituição de identidades profissionais a partir do currículo: análise de uma proposta de formação profissional na área de vigilância em saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2360 |
Resumo: | A descentralização das ações de vigilância em saúde tem apresentado uma série de desafios à gestão municipal, dentre os quais, o da qualificação dos trabalhadores de nível fundamental e médio. Seu perfil heterogêneo e a histórica fragmentação das práticas tornam bastante complexa a possibilidade de constituição de identidades profissionais nesta área. Este estudo buscou analisar as tensões presentes na constituição de identidades profissionais a partir dos contextos de influência e de produção do currículo do Curso de Desenvolvimento Profissional de Agentes Locais de Vigilância em Saúde – Proformar, entendendo-o como uma política curricular que recontextualiza um conjunto de discursos presentes nos campos do trabalho, da educação e da saúde na primeira metade da década de 2000. No Contexto de Influência foram destacadas as tensões associadas às transformações nas relações de trabalho no capitalismo tardio e seu impacto nas formas de contratação dos trabalhadores da área de vigilância em saúde; ao papel dos organismos internacionais nas reformas educacionais mais amplas e sua expressão nas políticas de educação profissional em saúde, e à força do modelo biomédico na constituição de identidades profissionais no campo da saúde diante da luta contra-hegemônica para a construção de um novo modelo de atenção, estruturado para o atendimento aos problemas e necessidades sociais de saúde da população. No Contexto de Produção, foram descritos os tensionamentos relativos às diferentes concepções de integração da vigilância em saúde, aos referenciais teórico-metodológicos da pedagogia das competências e da educação politécnica e à idéia de currículo nacional. A análise de discurso de documentos e materiais didáticos do curso apontou três eixos em torno dos quais o currículo do Proformar projetou a identidade do agente local de vigilância em saúde: a identidade com o SUS, a identidade com a comunidade e a identidade de área. O exame das disputas presentes nos campos de recontextualização oficial e pedagógico que deram origem ao curso, retira o currículo do lugar meramente organizacional e de busca de eficiência que as abordagens tecnicistas insistem em lhe atribuir, conferindolhe o estatuto de território contestado, implicado em relações de poder. |
id |
CRUZ_dcc9fa5e6f1a01d495c236f5976b9171 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.arca.fiocruz.br:icict/2360 |
network_acronym_str |
CRUZ |
network_name_str |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
repository_id_str |
2135 |
spelling |
Batistella, Carlos Eduardo ColpoLopes, Alice Ribeiro CasimiroVieira, MonicaAmâncio Filho, AntenorAmâncio Filho, Antenor2011-05-04T12:36:20Z2011-05-04T12:36:20Z2009BATISTELLA, Carlos Eduardo Colpo. Tensões na constituição de identidades profissionais a partir do currículo: análise de uma proposta de formação profissional na área de vigilância em saúde. 2009. 255 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2009.BR526.1; R362.10425, B333thttps://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2360A descentralização das ações de vigilância em saúde tem apresentado uma série de desafios à gestão municipal, dentre os quais, o da qualificação dos trabalhadores de nível fundamental e médio. Seu perfil heterogêneo e a histórica fragmentação das práticas tornam bastante complexa a possibilidade de constituição de identidades profissionais nesta área. Este estudo buscou analisar as tensões presentes na constituição de identidades profissionais a partir dos contextos de influência e de produção do currículo do Curso de Desenvolvimento Profissional de Agentes Locais de Vigilância em Saúde – Proformar, entendendo-o como uma política curricular que recontextualiza um conjunto de discursos presentes nos campos do trabalho, da educação e da saúde na primeira metade da década de 2000. No Contexto de Influência foram destacadas as tensões associadas às transformações nas relações de trabalho no capitalismo tardio e seu impacto nas formas de contratação dos trabalhadores da área de vigilância em saúde; ao papel dos organismos internacionais nas reformas educacionais mais amplas e sua expressão nas políticas de educação profissional em saúde, e à força do modelo biomédico na constituição de identidades profissionais no campo da saúde diante da luta contra-hegemônica para a construção de um novo modelo de atenção, estruturado para o atendimento aos problemas e necessidades sociais de saúde da população. No Contexto de Produção, foram descritos os tensionamentos relativos às diferentes concepções de integração da vigilância em saúde, aos referenciais teórico-metodológicos da pedagogia das competências e da educação politécnica e à idéia de currículo nacional. A análise de discurso de documentos e materiais didáticos do curso apontou três eixos em torno dos quais o currículo do Proformar projetou a identidade do agente local de vigilância em saúde: a identidade com o SUS, a identidade com a comunidade e a identidade de área. O exame das disputas presentes nos campos de recontextualização oficial e pedagógico que deram origem ao curso, retira o currículo do lugar meramente organizacional e de busca de eficiência que as abordagens tecnicistas insistem em lhe atribuir, conferindolhe o estatuto de território contestado, implicado em relações de poder.The decentralization of the actions in health surveillance has presented a series of issues to municipal government. Amongst these challenges is the matter of qualification of elementary and secondary level workers. The heterogeneous profile and the historical fragmentation of practices make it complex to build up professional identities in the area of health surveillance. The present study aimed to analyze the tensions in the construction of professional identities within the contexts of influence and production of the curriculum for the “Professional development of health surveillance local agents Course – Proformar”, as a curricular policy which brings to a new context a group of discourses that can be detected in the fields of work, education and health on the first half of the years 2000. In the Context of Influence tensions associated to changes in the work relations of late capitalism and its impact on the ways of hiring health surveillance workers have been brought out. Conflicts between the role of international organisms on the wider educational reforms and its expression on health professional education policies have also been pointed out. Furthermore, the clash between the biomedical model’s strength on the building of professional identity on the health field and the counterhegemonic fight for the construction of a new model of care directed to the social problems and needs related to the population’s health have too been considered. In the context of Production, this study attempts to describe the conflicts related to different concepts of integration in health surveillance, as well as the dissonances connected to theoricmethodological references of competence pedagogy and polythecnic education and to the idea of a national curriculum. The discourse analysis of the course’s documents and teaching material pointed out three directions through which Proformar curriculum has projected the identity of the local health surveillance agent: the identity related to the Health System (SUS), the one related to the community and the last one, connected to the area. The examination of the existing contests on the fields of the official and the pedagogic new contexts which originated the course, turned this curriculum from a document with an organizational and technical function, generally attributed to it by technical approaches, into a genuinely disputed territory within power relations.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porTensões na constituição de identidades profissionais a partir do currículo: análise de uma proposta de formação profissional na área de vigilância em saúdeTensions in the formation of professional identities from the curriculum: analysis of a proposal for professional training in health surveillanceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz.Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.MestreRio de Janeiro/RJPrograma de Pós-Graduação em Saúde PúblicaCurriculumStaff DevelopmentCredentialingEducation, ProfessionalHealth SurveillancePoliticsTeaching MaterialsEducation, Public Health ProfessionalCurrículoFormação de Recursos HumanosCredenciamentoEducação ProfissionalizanteVigilância SanitáriaDescentralizaçãoMateriais de EnsinoEducação Profissional em Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZORIGINALENSP_Dissertação_Batistella_Carlos_Eduardo_Colpo.pdfENSP_Dissertação_Batistella_Carlos_Eduardo_Colpo.pdfapplication/pdf1456701https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2360/1/ENSP_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Batistella_Carlos_Eduardo_Colpo.pdfa3f0ee1daa3bc4eec4c62b17d993760bMD51TEXTENSP_Dissertação_Batistella_Carlos_Eduardo_Colpo.pdf.txtENSP_Dissertação_Batistella_Carlos_Eduardo_Colpo.pdf.txtExtracted texttext/plain580707https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2360/4/ENSP_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Batistella_Carlos_Eduardo_Colpo.pdf.txte06875649baa74d424e6b4e42652723bMD54THUMBNAILENSP_Dissertação_Batistella_Carlos_Eduardo_Colpo.pdf.jpgENSP_Dissertação_Batistella_Carlos_Eduardo_Colpo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1339https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2360/3/ENSP_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Batistella_Carlos_Eduardo_Colpo.pdf.jpgd98e5b9cc183723515d37be2f166d327MD53icict/23602023-01-17 11:42:42.549oai:www.arca.fiocruz.br:icict/2360Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352023-01-17T14:42:42Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tensões na constituição de identidades profissionais a partir do currículo: análise de uma proposta de formação profissional na área de vigilância em saúde |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Tensions in the formation of professional identities from the curriculum: analysis of a proposal for professional training in health surveillance |
title |
Tensões na constituição de identidades profissionais a partir do currículo: análise de uma proposta de formação profissional na área de vigilância em saúde |
spellingShingle |
Tensões na constituição de identidades profissionais a partir do currículo: análise de uma proposta de formação profissional na área de vigilância em saúde Batistella, Carlos Eduardo Colpo Curriculum Staff Development Credentialing Education, Professional Health Surveillance Politics Teaching Materials Education, Public Health Professional Currículo Formação de Recursos Humanos Credenciamento Educação Profissionalizante Vigilância Sanitária Descentralização Materiais de Ensino Educação Profissional em Saúde Pública |
title_short |
Tensões na constituição de identidades profissionais a partir do currículo: análise de uma proposta de formação profissional na área de vigilância em saúde |
title_full |
Tensões na constituição de identidades profissionais a partir do currículo: análise de uma proposta de formação profissional na área de vigilância em saúde |
title_fullStr |
Tensões na constituição de identidades profissionais a partir do currículo: análise de uma proposta de formação profissional na área de vigilância em saúde |
title_full_unstemmed |
Tensões na constituição de identidades profissionais a partir do currículo: análise de uma proposta de formação profissional na área de vigilância em saúde |
title_sort |
Tensões na constituição de identidades profissionais a partir do currículo: análise de uma proposta de formação profissional na área de vigilância em saúde |
author |
Batistella, Carlos Eduardo Colpo |
author_facet |
Batistella, Carlos Eduardo Colpo |
author_role |
author |
dc.contributor.member.none.fl_str_mv |
Lopes, Alice Ribeiro Casimiro Vieira, Monica Amâncio Filho, Antenor |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batistella, Carlos Eduardo Colpo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Amâncio Filho, Antenor |
contributor_str_mv |
Amâncio Filho, Antenor |
dc.subject.en.none.fl_str_mv |
Curriculum Staff Development Credentialing Education, Professional Health Surveillance Politics Teaching Materials Education, Public Health Professional |
topic |
Curriculum Staff Development Credentialing Education, Professional Health Surveillance Politics Teaching Materials Education, Public Health Professional Currículo Formação de Recursos Humanos Credenciamento Educação Profissionalizante Vigilância Sanitária Descentralização Materiais de Ensino Educação Profissional em Saúde Pública |
dc.subject.decs.none.fl_str_mv |
Currículo Formação de Recursos Humanos Credenciamento Educação Profissionalizante Vigilância Sanitária Descentralização Materiais de Ensino Educação Profissional em Saúde Pública |
description |
A descentralização das ações de vigilância em saúde tem apresentado uma série de desafios à gestão municipal, dentre os quais, o da qualificação dos trabalhadores de nível fundamental e médio. Seu perfil heterogêneo e a histórica fragmentação das práticas tornam bastante complexa a possibilidade de constituição de identidades profissionais nesta área. Este estudo buscou analisar as tensões presentes na constituição de identidades profissionais a partir dos contextos de influência e de produção do currículo do Curso de Desenvolvimento Profissional de Agentes Locais de Vigilância em Saúde – Proformar, entendendo-o como uma política curricular que recontextualiza um conjunto de discursos presentes nos campos do trabalho, da educação e da saúde na primeira metade da década de 2000. No Contexto de Influência foram destacadas as tensões associadas às transformações nas relações de trabalho no capitalismo tardio e seu impacto nas formas de contratação dos trabalhadores da área de vigilância em saúde; ao papel dos organismos internacionais nas reformas educacionais mais amplas e sua expressão nas políticas de educação profissional em saúde, e à força do modelo biomédico na constituição de identidades profissionais no campo da saúde diante da luta contra-hegemônica para a construção de um novo modelo de atenção, estruturado para o atendimento aos problemas e necessidades sociais de saúde da população. No Contexto de Produção, foram descritos os tensionamentos relativos às diferentes concepções de integração da vigilância em saúde, aos referenciais teórico-metodológicos da pedagogia das competências e da educação politécnica e à idéia de currículo nacional. A análise de discurso de documentos e materiais didáticos do curso apontou três eixos em torno dos quais o currículo do Proformar projetou a identidade do agente local de vigilância em saúde: a identidade com o SUS, a identidade com a comunidade e a identidade de área. O exame das disputas presentes nos campos de recontextualização oficial e pedagógico que deram origem ao curso, retira o currículo do lugar meramente organizacional e de busca de eficiência que as abordagens tecnicistas insistem em lhe atribuir, conferindolhe o estatuto de território contestado, implicado em relações de poder. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-05-04T12:36:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-05-04T12:36:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BATISTELLA, Carlos Eduardo Colpo. Tensões na constituição de identidades profissionais a partir do currículo: análise de uma proposta de formação profissional na área de vigilância em saúde. 2009. 255 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2360 |
dc.identifier.other.none.fl_str_mv |
BR526.1; R362.10425, B333t |
identifier_str_mv |
BATISTELLA, Carlos Eduardo Colpo. Tensões na constituição de identidades profissionais a partir do currículo: análise de uma proposta de formação profissional na área de vigilância em saúde. 2009. 255 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2009. BR526.1; R362.10425, B333t |
url |
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2360 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) instacron:FIOCRUZ |
instname_str |
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
instacron_str |
FIOCRUZ |
institution |
FIOCRUZ |
reponame_str |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
collection |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2360/1/ENSP_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Batistella_Carlos_Eduardo_Colpo.pdf https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2360/4/ENSP_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Batistella_Carlos_Eduardo_Colpo.pdf.txt https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2360/3/ENSP_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Batistella_Carlos_Eduardo_Colpo.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a3f0ee1daa3bc4eec4c62b17d993760b e06875649baa74d424e6b4e42652723b d98e5b9cc183723515d37be2f166d327 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.arca@fiocruz.br |
_version_ |
1813009061910675456 |