Tensões na constituição de identidades profissionais a partir do currículo: análise de uma proposta de formação profissional na área de vigilância em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batistella, Carlos Eduardo Colpo
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2360
Resumo: A descentralização das ações de vigilância em saúde tem apresentado uma série de desafios à gestão municipal, dentre os quais, o da qualificação dos trabalhadores de nível fundamental e médio. Seu perfil heterogêneo e a histórica fragmentação das práticas tornam bastante complexa a possibilidade de constituição de identidades profissionais nesta área. Este estudo buscou analisar as tensões presentes na constituição de identidades profissionais a partir dos contextos de influência e de produção do currículo do Curso de Desenvolvimento Profissional de Agentes Locais de Vigilância em Saúde – Proformar, entendendo-o como uma política curricular que recontextualiza um conjunto de discursos presentes nos campos do trabalho, da educação e da saúde na primeira metade da década de 2000. No Contexto de Influência foram destacadas as tensões associadas às transformações nas relações de trabalho no capitalismo tardio e seu impacto nas formas de contratação dos trabalhadores da área de vigilância em saúde; ao papel dos organismos internacionais nas reformas educacionais mais amplas e sua expressão nas políticas de educação profissional em saúde, e à força do modelo biomédico na constituição de identidades profissionais no campo da saúde diante da luta contra-hegemônica para a construção de um novo modelo de atenção, estruturado para o atendimento aos problemas e necessidades sociais de saúde da população. No Contexto de Produção, foram descritos os tensionamentos relativos às diferentes concepções de integração da vigilância em saúde, aos referenciais teórico-metodológicos da pedagogia das competências e da educação politécnica e à idéia de currículo nacional. A análise de discurso de documentos e materiais didáticos do curso apontou três eixos em torno dos quais o currículo do Proformar projetou a identidade do agente local de vigilância em saúde: a identidade com o SUS, a identidade com a comunidade e a identidade de área. O exame das disputas presentes nos campos de recontextualização oficial e pedagógico que deram origem ao curso, retira o currículo do lugar meramente organizacional e de busca de eficiência que as abordagens tecnicistas insistem em lhe atribuir, conferindolhe o estatuto de território contestado, implicado em relações de poder.
id CRUZ_dcc9fa5e6f1a01d495c236f5976b9171
oai_identifier_str oai:www.arca.fiocruz.br:icict/2360
network_acronym_str CRUZ
network_name_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
repository_id_str 2135
spelling Batistella, Carlos Eduardo ColpoLopes, Alice Ribeiro CasimiroVieira, MonicaAmâncio Filho, AntenorAmâncio Filho, Antenor2011-05-04T12:36:20Z2011-05-04T12:36:20Z2009BATISTELLA, Carlos Eduardo Colpo. Tensões na constituição de identidades profissionais a partir do currículo: análise de uma proposta de formação profissional na área de vigilância em saúde. 2009. 255 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2009.BR526.1; R362.10425, B333thttps://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2360A descentralização das ações de vigilância em saúde tem apresentado uma série de desafios à gestão municipal, dentre os quais, o da qualificação dos trabalhadores de nível fundamental e médio. Seu perfil heterogêneo e a histórica fragmentação das práticas tornam bastante complexa a possibilidade de constituição de identidades profissionais nesta área. Este estudo buscou analisar as tensões presentes na constituição de identidades profissionais a partir dos contextos de influência e de produção do currículo do Curso de Desenvolvimento Profissional de Agentes Locais de Vigilância em Saúde – Proformar, entendendo-o como uma política curricular que recontextualiza um conjunto de discursos presentes nos campos do trabalho, da educação e da saúde na primeira metade da década de 2000. No Contexto de Influência foram destacadas as tensões associadas às transformações nas relações de trabalho no capitalismo tardio e seu impacto nas formas de contratação dos trabalhadores da área de vigilância em saúde; ao papel dos organismos internacionais nas reformas educacionais mais amplas e sua expressão nas políticas de educação profissional em saúde, e à força do modelo biomédico na constituição de identidades profissionais no campo da saúde diante da luta contra-hegemônica para a construção de um novo modelo de atenção, estruturado para o atendimento aos problemas e necessidades sociais de saúde da população. No Contexto de Produção, foram descritos os tensionamentos relativos às diferentes concepções de integração da vigilância em saúde, aos referenciais teórico-metodológicos da pedagogia das competências e da educação politécnica e à idéia de currículo nacional. A análise de discurso de documentos e materiais didáticos do curso apontou três eixos em torno dos quais o currículo do Proformar projetou a identidade do agente local de vigilância em saúde: a identidade com o SUS, a identidade com a comunidade e a identidade de área. O exame das disputas presentes nos campos de recontextualização oficial e pedagógico que deram origem ao curso, retira o currículo do lugar meramente organizacional e de busca de eficiência que as abordagens tecnicistas insistem em lhe atribuir, conferindolhe o estatuto de território contestado, implicado em relações de poder.The decentralization of the actions in health surveillance has presented a series of issues to municipal government. Amongst these challenges is the matter of qualification of elementary and secondary level workers. The heterogeneous profile and the historical fragmentation of practices make it complex to build up professional identities in the area of health surveillance. The present study aimed to analyze the tensions in the construction of professional identities within the contexts of influence and production of the curriculum for the “Professional development of health surveillance local agents Course – Proformar”, as a curricular policy which brings to a new context a group of discourses that can be detected in the fields of work, education and health on the first half of the years 2000. In the Context of Influence tensions associated to changes in the work relations of late capitalism and its impact on the ways of hiring health surveillance workers have been brought out. Conflicts between the role of international organisms on the wider educational reforms and its expression on health professional education policies have also been pointed out. Furthermore, the clash between the biomedical model’s strength on the building of professional identity on the health field and the counterhegemonic fight for the construction of a new model of care directed to the social problems and needs related to the population’s health have too been considered. In the context of Production, this study attempts to describe the conflicts related to different concepts of integration in health surveillance, as well as the dissonances connected to theoricmethodological references of competence pedagogy and polythecnic education and to the idea of a national curriculum. The discourse analysis of the course’s documents and teaching material pointed out three directions through which Proformar curriculum has projected the identity of the local health surveillance agent: the identity related to the Health System (SUS), the one related to the community and the last one, connected to the area. The examination of the existing contests on the fields of the official and the pedagogic new contexts which originated the course, turned this curriculum from a document with an organizational and technical function, generally attributed to it by technical approaches, into a genuinely disputed territory within power relations.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porTensões na constituição de identidades profissionais a partir do currículo: análise de uma proposta de formação profissional na área de vigilância em saúdeTensions in the formation of professional identities from the curriculum: analysis of a proposal for professional training in health surveillanceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz.Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.MestreRio de Janeiro/RJPrograma de Pós-Graduação em Saúde PúblicaCurriculumStaff DevelopmentCredentialingEducation, ProfessionalHealth SurveillancePoliticsTeaching MaterialsEducation, Public Health ProfessionalCurrículoFormação de Recursos HumanosCredenciamentoEducação ProfissionalizanteVigilância SanitáriaDescentralizaçãoMateriais de EnsinoEducação Profissional em Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZORIGINALENSP_Dissertação_Batistella_Carlos_Eduardo_Colpo.pdfENSP_Dissertação_Batistella_Carlos_Eduardo_Colpo.pdfapplication/pdf1456701https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2360/1/ENSP_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Batistella_Carlos_Eduardo_Colpo.pdfa3f0ee1daa3bc4eec4c62b17d993760bMD51TEXTENSP_Dissertação_Batistella_Carlos_Eduardo_Colpo.pdf.txtENSP_Dissertação_Batistella_Carlos_Eduardo_Colpo.pdf.txtExtracted texttext/plain580707https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2360/4/ENSP_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Batistella_Carlos_Eduardo_Colpo.pdf.txte06875649baa74d424e6b4e42652723bMD54THUMBNAILENSP_Dissertação_Batistella_Carlos_Eduardo_Colpo.pdf.jpgENSP_Dissertação_Batistella_Carlos_Eduardo_Colpo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1339https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2360/3/ENSP_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Batistella_Carlos_Eduardo_Colpo.pdf.jpgd98e5b9cc183723515d37be2f166d327MD53icict/23602023-01-17 11:42:42.549oai:www.arca.fiocruz.br:icict/2360Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352023-01-17T14:42:42Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tensões na constituição de identidades profissionais a partir do currículo: análise de uma proposta de formação profissional na área de vigilância em saúde
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Tensions in the formation of professional identities from the curriculum: analysis of a proposal for professional training in health surveillance
title Tensões na constituição de identidades profissionais a partir do currículo: análise de uma proposta de formação profissional na área de vigilância em saúde
spellingShingle Tensões na constituição de identidades profissionais a partir do currículo: análise de uma proposta de formação profissional na área de vigilância em saúde
Batistella, Carlos Eduardo Colpo
Curriculum
Staff Development
Credentialing
Education, Professional
Health Surveillance
Politics
Teaching Materials
Education, Public Health Professional
Currículo
Formação de Recursos Humanos
Credenciamento
Educação Profissionalizante
Vigilância Sanitária
Descentralização
Materiais de Ensino
Educação Profissional em Saúde Pública
title_short Tensões na constituição de identidades profissionais a partir do currículo: análise de uma proposta de formação profissional na área de vigilância em saúde
title_full Tensões na constituição de identidades profissionais a partir do currículo: análise de uma proposta de formação profissional na área de vigilância em saúde
title_fullStr Tensões na constituição de identidades profissionais a partir do currículo: análise de uma proposta de formação profissional na área de vigilância em saúde
title_full_unstemmed Tensões na constituição de identidades profissionais a partir do currículo: análise de uma proposta de formação profissional na área de vigilância em saúde
title_sort Tensões na constituição de identidades profissionais a partir do currículo: análise de uma proposta de formação profissional na área de vigilância em saúde
author Batistella, Carlos Eduardo Colpo
author_facet Batistella, Carlos Eduardo Colpo
author_role author
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Lopes, Alice Ribeiro Casimiro
Vieira, Monica
Amâncio Filho, Antenor
dc.contributor.author.fl_str_mv Batistella, Carlos Eduardo Colpo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Amâncio Filho, Antenor
contributor_str_mv Amâncio Filho, Antenor
dc.subject.en.none.fl_str_mv Curriculum
Staff Development
Credentialing
Education, Professional
Health Surveillance
Politics
Teaching Materials
Education, Public Health Professional
topic Curriculum
Staff Development
Credentialing
Education, Professional
Health Surveillance
Politics
Teaching Materials
Education, Public Health Professional
Currículo
Formação de Recursos Humanos
Credenciamento
Educação Profissionalizante
Vigilância Sanitária
Descentralização
Materiais de Ensino
Educação Profissional em Saúde Pública
dc.subject.decs.none.fl_str_mv Currículo
Formação de Recursos Humanos
Credenciamento
Educação Profissionalizante
Vigilância Sanitária
Descentralização
Materiais de Ensino
Educação Profissional em Saúde Pública
description A descentralização das ações de vigilância em saúde tem apresentado uma série de desafios à gestão municipal, dentre os quais, o da qualificação dos trabalhadores de nível fundamental e médio. Seu perfil heterogêneo e a histórica fragmentação das práticas tornam bastante complexa a possibilidade de constituição de identidades profissionais nesta área. Este estudo buscou analisar as tensões presentes na constituição de identidades profissionais a partir dos contextos de influência e de produção do currículo do Curso de Desenvolvimento Profissional de Agentes Locais de Vigilância em Saúde – Proformar, entendendo-o como uma política curricular que recontextualiza um conjunto de discursos presentes nos campos do trabalho, da educação e da saúde na primeira metade da década de 2000. No Contexto de Influência foram destacadas as tensões associadas às transformações nas relações de trabalho no capitalismo tardio e seu impacto nas formas de contratação dos trabalhadores da área de vigilância em saúde; ao papel dos organismos internacionais nas reformas educacionais mais amplas e sua expressão nas políticas de educação profissional em saúde, e à força do modelo biomédico na constituição de identidades profissionais no campo da saúde diante da luta contra-hegemônica para a construção de um novo modelo de atenção, estruturado para o atendimento aos problemas e necessidades sociais de saúde da população. No Contexto de Produção, foram descritos os tensionamentos relativos às diferentes concepções de integração da vigilância em saúde, aos referenciais teórico-metodológicos da pedagogia das competências e da educação politécnica e à idéia de currículo nacional. A análise de discurso de documentos e materiais didáticos do curso apontou três eixos em torno dos quais o currículo do Proformar projetou a identidade do agente local de vigilância em saúde: a identidade com o SUS, a identidade com a comunidade e a identidade de área. O exame das disputas presentes nos campos de recontextualização oficial e pedagógico que deram origem ao curso, retira o currículo do lugar meramente organizacional e de busca de eficiência que as abordagens tecnicistas insistem em lhe atribuir, conferindolhe o estatuto de território contestado, implicado em relações de poder.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-05-04T12:36:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-05-04T12:36:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BATISTELLA, Carlos Eduardo Colpo. Tensões na constituição de identidades profissionais a partir do currículo: análise de uma proposta de formação profissional na área de vigilância em saúde. 2009. 255 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2360
dc.identifier.other.none.fl_str_mv BR526.1; R362.10425, B333t
identifier_str_mv BATISTELLA, Carlos Eduardo Colpo. Tensões na constituição de identidades profissionais a partir do currículo: análise de uma proposta de formação profissional na área de vigilância em saúde. 2009. 255 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2009.
BR526.1; R362.10425, B333t
url https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
collection Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2360/1/ENSP_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Batistella_Carlos_Eduardo_Colpo.pdf
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2360/4/ENSP_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Batistella_Carlos_Eduardo_Colpo.pdf.txt
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2360/3/ENSP_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Batistella_Carlos_Eduardo_Colpo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a3f0ee1daa3bc4eec4c62b17d993760b
e06875649baa74d424e6b4e42652723b
d98e5b9cc183723515d37be2f166d327
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.arca@fiocruz.br
_version_ 1813009061910675456