Pesquisa-ação na gestão da educação e do processo de trabalho em saúde: uma ferramenta estratégica para acolhimento qualificado da violência entre parceiros íntimos na gravidez

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berger, Sônia Maria Dantas
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2563
Resumo: A violência na gestação relaciona-se a um padrão muito grave de violência e pode ser mais freqüente do que outros agravos rastreados durante o pré-natal. Embora o rastreamento e acolhimento dos casos nos serviços sejam recomendados, no cenário brasileiro, nem a busca ativa das mulheres em situação de violência e, nem tão pouco a formação em saúde prepara os profissionais para lidarem com o problema. Partindo do questionamento sobre que propostas político-pedagógicas poderiam contribuir para uma qualificação profissional em saúde diferenciada e, baseando-se na experiência de um projeto de pesquisa-ação(Projeto VDG), desenvolvido em hospital público com vistas a ‘formar’ profissionais de saúde para a abordagem da violência doméstica na gravidez, o estudo de doutorado objetivou analisar o fenômeno da violência doméstica na gravidez (VDG), com foco na violência entre parceiros íntimos(VPI) e o uso da pesquisa-ação(PA) como ferramenta estratégica na qualificação da atenção em saúde, desdobrando-se em quatro artigos: um ensaio que demarcou conceitualmente o problema da violência contra mulheres e demonstrou a magnitude e complexidade do problema, seus efeitos na saúde da mulher e sua invisibilidade nos serviços; uma revisão que aprofundou dados sobre os limites e oportunidades na formação em saúde; um artigo que descreveu e analisou as entrevistas em profundidade com profissionais de saúde envolvidos na PA; e , o relato e análise da experiência VDG no que se referiu ao uso de entrevistas semiestruturadas e de espaços de discussão coletiva para organização de uma rotina de acolhimento da VPI . Na discussão ampliada da tese, entre os resultados da PA, destaca-se que: a própria metodologia desenvolveu uma estratégia de conhecimento e de ação sobre a VPI, aproximando-se de uma proposta de educação permanente; o processo de ‘visibilidade construída’ sobre os sinais e situações associados à VDG iniciado com as entrevistas e, a ‘angústia compartilhada’ sobre o processo de trabalho em saúde nos espaços coletivos de discussão, tanto potencializaram saberes como ‘humanizaram’ e acolheram os profissionais, o que colaborou para uma mobilização coletiva e a proposição de uma rotina institucional para identificar e acolher a violência; no limiar desta experiência, vislumbrouse o ‘ideal’ de um processo de crescimento profissional-político baseado na reflexão-açãoreflexão coletiva e na articulação permanente da gestão da educação à gestão do processo de trabalho em saúde. Conclui-se que esta forma de ‘experimentação’ em situação real, sem o pressuposto da neutralidade, colaborou no levantamento de informações de difícil acesso e incrementou o conhecimento sobre as percepções e práticas de profissionais e, sobre indicadores qualitativos que comporiam um ‘acolhimento qualificado’ e demarcariam tanto ‘modelos político-pedagógicos’ mais ‘adequados’ à formação em saúde, como as ações necessárias à organização dos serviços frente ao tema da VPI.
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Embora o rastreamento e acolhimento dos casos nos serviços sejam recomendados, no cenário brasileiro, nem a busca ativa das mulheres em situação de violência e, nem tão pouco a formação em saúde prepara os profissionais para lidarem com o problema. Partindo do questionamento sobre que propostas político-pedagógicas poderiam contribuir para uma qualificação profissional em saúde diferenciada e, baseando-se na experiência de um projeto de pesquisa-ação(Projeto VDG), desenvolvido em hospital público com vistas a ‘formar’ profissionais de saúde para a abordagem da violência doméstica na gravidez, o estudo de doutorado objetivou analisar o fenômeno da violência doméstica na gravidez (VDG), com foco na violência entre parceiros íntimos(VPI) e o uso da pesquisa-ação(PA) como ferramenta estratégica na qualificação da atenção em saúde, desdobrando-se em quatro artigos: um ensaio que demarcou conceitualmente o problema da violência contra mulheres e demonstrou a magnitude e complexidade do problema, seus efeitos na saúde da mulher e sua invisibilidade nos serviços; uma revisão que aprofundou dados sobre os limites e oportunidades na formação em saúde; um artigo que descreveu e analisou as entrevistas em profundidade com profissionais de saúde envolvidos na PA; e , o relato e análise da experiência VDG no que se referiu ao uso de entrevistas semiestruturadas e de espaços de discussão coletiva para organização de uma rotina de acolhimento da VPI . Na discussão ampliada da tese, entre os resultados da PA, destaca-se que: a própria metodologia desenvolveu uma estratégia de conhecimento e de ação sobre a VPI, aproximando-se de uma proposta de educação permanente; o processo de ‘visibilidade construída’ sobre os sinais e situações associados à VDG iniciado com as entrevistas e, a ‘angústia compartilhada’ sobre o processo de trabalho em saúde nos espaços coletivos de discussão, tanto potencializaram saberes como ‘humanizaram’ e acolheram os profissionais, o que colaborou para uma mobilização coletiva e a proposição de uma rotina institucional para identificar e acolher a violência; no limiar desta experiência, vislumbrouse o ‘ideal’ de um processo de crescimento profissional-político baseado na reflexão-açãoreflexão coletiva e na articulação permanente da gestão da educação à gestão do processo de trabalho em saúde. Conclui-se que esta forma de ‘experimentação’ em situação real, sem o pressuposto da neutralidade, colaborou no levantamento de informações de difícil acesso e incrementou o conhecimento sobre as percepções e práticas de profissionais e, sobre indicadores qualitativos que comporiam um ‘acolhimento qualificado’ e demarcariam tanto ‘modelos político-pedagógicos’ mais ‘adequados’ à formação em saúde, como as ações necessárias à organização dos serviços frente ao tema da VPI.Violence during pregnancy is related to a very serious pattern of violence and is possibly more frequent than other problems routinely controlled-for during prenatal care. Although the active identification and support of women living in violent situations have been recommended, in Brazil routines for identification of existing cases have not been established, nor does the training of health professionals prepare them for dealing with this problem. This doctoral study begins with the question of which political-pedagogical proposals could contribute to adequate preparation of professionals and analyses an action research project (Domestic Violence during Pregnancy – DVP) which was carried out in a public hospital with the objective of preparing health professional for dealing with domestic violence in pregnancy, with a focus on violence between intimate partners. The study of action research as a strategic tool for constructing quality in health care is organized in 4 papers: an essay that conceptually delimits the problem of violence against women and demonstrates the magnitude and complexity of the problem, its effects on women’s health, and its ‘invisibility’ in health services; a review of literature on education and training of health professionals which reveals the limits and opportunities of such proposals; an article which analyses in-depth interviews with health professionals who participated in the DVP project; and an examination of this experience, which used semistructured interviews and collective discussion groups for the organization of a routine for cases of violence between intimate partners. Among the results of the VDP project, emphasis is given to the fact that the action research methodology developed a strategy of knowledge-building for action as a form of continued education in the case of violence between intimate partners; the process of ‘constructed visibility’ of the signs and situations associated with VDP built on discussion of the interview data and the ‘shared anxiety’ regarding the work process in health which occurred in the collective discussion groups, and both strengthened their perceptions as well as ‘humanized’ and gave support to the professionals, all of which collaborated in a collective mobilization and a proposal to develop a new routine for identifying and supporting women living in violence. This experience exemplified the possibility of professional/political growth based on a process of collective reflection-action-reflection and on the permanent articulation of education within the process of managing health care services. As a conclusion, this form of ‘experiment’ in a real-life situation, with no supposition of neutrality, collaborated in producing strategic information and increased knowledge of professional perceptions and practices and qualitative indicators regarding ‘qualified attention’ which are necessary in political/pedagogical models more adequate for health education, as well as for actions needed for the organization of services which deal with violence between intimate partner.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porViolência contra a MulherGravidezAcolhimentoGênero e SaúdeSaúde Materno-InfantilEducação Profissional em Saúde PúblicaPesquisa nos Serviços de SaúdePesquisa-AçãoTrabalho em SaúdeViolence against WomenPregnancyPregnancyGender and HealthMaternal and Child HealthUser EmbracementEducation, Public Health ProfessionalResearch in Health ServicesAction researchHealth WorkViolência contra a MulherGravidezAcolhimentoGênero e SaúdeSaúde Materno-InfantilEducação Profissional em Saúde Pública/recursos humanosPesquisa nos Serviços de SaúdeMaus-Tratos ConjugaisEducação em Saúde/recursos humanosViolência Doméstica/prevençäo & controleCredenciamento/utilizaçäoPesquisa-ação na gestão da educação e do processo de trabalho em saúde: uma ferramenta estratégica para acolhimento qualificado da violência entre parceiros íntimos na gravidezAction Research in education management and work process in health: a strategic tool for accommodating qualified intimate partner violence during pregnancyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEscola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz.Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.Rio de Janeiro/RJPrograma de Pós-Graduação em Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZORIGINALENSP_Tese_Berger_Sônia_Maria_Dantas.pdfENSP_Tese_Berger_Sônia_Maria_Dantas.pdfapplication/pdf827235https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2563/1/ENSP_Tese_Berger_S%c3%b4nia_Maria_Dantas.pdff16a0dda2524466acf53b0966299eaabMD51TEXTENSP_Tese_Berger_Sônia_Maria_Dantas.pdf.txtENSP_Tese_Berger_Sônia_Maria_Dantas.pdf.txtExtracted texttext/plain350040https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2563/4/ENSP_Tese_Berger_S%c3%b4nia_Maria_Dantas.pdf.txt695f059524895930ed5f88840d0cb2feMD54THUMBNAILENSP_Tese_Berger_Sônia_Maria_Dantas.pdf.jpgENSP_Tese_Berger_Sônia_Maria_Dantas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1231https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2563/3/ENSP_Tese_Berger_S%c3%b4nia_Maria_Dantas.pdf.jpg39541968f3816fd924fac8882d71a33bMD53icict/25632023-01-19 15:05:46.598oai:www.arca.fiocruz.br:icict/2563Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352023-01-19T18:05:46Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
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