Processos históricos da Escola Municipal de Saúde de São Paulo na perspectiva de seus trabalhadores: entre o mito e a realidade
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/35598 |
Resumo: | Atualmente no Brasil, existem quarenta e uma escolas de governo federal, estaduais e municipais que têm por finalidade a formação profissional de trabalhadores da saúde. Este estudo trata da Educação Profissional em Saúde desenvolvida por seus trabalhadores na Escola Municipal de Saúde (EMS) que existe desde 1990. Com o objetivo de reconstruir sua história, este estudo se justifica porque quando não se registra a história, esta pode ser esquecida e os processos de trabalho de um órgão público são coletivos e devem ser publicizados. O percurso metodológico utilizado situa-se na perspectiva histórico-crítica de construção histórica e contraditória das relações sociais. A história da EMS foi garimpada em artigos, teses, dissertações, leis, decretos e documentos oficiais. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas a partir de um roteiro com os trabalhadores e ex-trabalhadores indicados por seus colegas. As informações gravadas foram transcritas e após sucessivas leituras, foram identificados temas recorrentes que foram agrupados de acordo com os períodos históricos identificados pelos entrevistados como mais relevantes. A perspectiva investigativa aberta pretendeu reunir em diálogo os elementos coletados de modo a construir um sentido para o histórico da EMS na perspectiva dos trabalhadores. Concluiu-se que a continuação da história exige maior integração entre gestores e trabalhadores. A EMS carece de unidade. Ainda se faz necessário legitimar a Escola Central e as Escolas Regionais, superando as instabilidades e renovando os compromissos institucionais ao repactuar o que se quer do SUS e o que se quer da Educação Profissional em Saúde para reiniciar novos processos. |
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Trautwein, Carmen Tereza GonçalvesPronko, Marcela AlejandraRodrigues, José dos SantosSantos, Marco Antonio CarvalhoPronko, Marcela Alejandra2019-09-13T21:07:37Z2019-09-13T21:07:37Z2019TRAUTWEIN, Carmen Tereza Gonçalves. Processos históricos da Escola Municipal de Saúde de São Paulo na perspectiva de seus trabalhadores: entre o mito e a realidade. 2019, 218 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2019.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/35598Atualmente no Brasil, existem quarenta e uma escolas de governo federal, estaduais e municipais que têm por finalidade a formação profissional de trabalhadores da saúde. Este estudo trata da Educação Profissional em Saúde desenvolvida por seus trabalhadores na Escola Municipal de Saúde (EMS) que existe desde 1990. Com o objetivo de reconstruir sua história, este estudo se justifica porque quando não se registra a história, esta pode ser esquecida e os processos de trabalho de um órgão público são coletivos e devem ser publicizados. O percurso metodológico utilizado situa-se na perspectiva histórico-crítica de construção histórica e contraditória das relações sociais. A história da EMS foi garimpada em artigos, teses, dissertações, leis, decretos e documentos oficiais. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas a partir de um roteiro com os trabalhadores e ex-trabalhadores indicados por seus colegas. As informações gravadas foram transcritas e após sucessivas leituras, foram identificados temas recorrentes que foram agrupados de acordo com os períodos históricos identificados pelos entrevistados como mais relevantes. A perspectiva investigativa aberta pretendeu reunir em diálogo os elementos coletados de modo a construir um sentido para o histórico da EMS na perspectiva dos trabalhadores. Concluiu-se que a continuação da história exige maior integração entre gestores e trabalhadores. A EMS carece de unidade. Ainda se faz necessário legitimar a Escola Central e as Escolas Regionais, superando as instabilidades e renovando os compromissos institucionais ao repactuar o que se quer do SUS e o que se quer da Educação Profissional em Saúde para reiniciar novos processos.There are forty public schools in Brazil today. They are federal, state and city schools, that have as their main goal the professional training of people who work for the Brazilian Health System. This study deals with the professional health education developed by the workers at Escola Municipal de Saúde de São Paulo - Municipal School of Health (EMS). This school exists since 1990. This study is justified in order to rebuild its history, for when history is not recorded, it can be forgotten and the work processes of a public agency is collective and must be publicized. The historic-critic perspective led to this methodological path, which regards the historic and contradictory construction of the social relations. The history of the EMS was found in articles, theses, dissertations, laws, decrees and official documents. Semi-structured interviews were conducted from a script with workers and former workers indicated by their colleagues. The recorded information was transcribed and, after successive readings, recurrent themes were identified and grouped according to the historical periods identified by the interviewees as most relevant. The information recorded were transcribed after successive readings. The open investigative perspective aimed to gather in the dialogues the collected elements in order to build a meaning for the history of EMS from the workers' perspective. The conclusion is that the continuation of history requires greater integration between managers and workers. EMS lacks unity. Furthermore, it is still necessary to legitimize the Central School and the Regional Schools, overcoming the instabilities and renewing the institutional commitments by renegotiating what is demanded from SUS and what is demanded from Professional Health Education to start new processes.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porEPSJVEducação Profissional em SaúdeFormação de Trabalhadores do SUSTrabalhoEducação e SaúdeProfessional Education in HealthTraining of the SUS WorkerWorkEducation and HealthEducação ProfissionalizanteCapacitação de Recursos Humanos em SaúdePessoal de SaúdeProcessos históricos da Escola Municipal de Saúde de São Paulo na perspectiva de seus trabalhadores: entre o mito e a realidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2019-06-12Coordenação de Pós-Graduação em Educação Profissional em SaúdeFundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim VenâncioMestrado ProfissionalRio de Janeiro, RJPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83118https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/35598/1/license.txtfbc7c5334882957560bb159abf8c3449MD51ORIGINALCarmen_Trautwein_EPSJV_Mestrado_2019.pdfCarmen_Trautwein_EPSJV_Mestrado_2019.pdfapplication/pdf3967304https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/35598/2/Carmen_Trautwein_EPSJV_Mestrado_2019.pdf3979ab25c29e60fad03b044758325963MD52TEXTCarmen_Trautwein_EPSJV_Mestrado_2019.pdf.txtCarmen_Trautwein_EPSJV_Mestrado_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain414745https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/35598/3/Carmen_Trautwein_EPSJV_Mestrado_2019.pdf.txt1448b787e30809374c05474eafbdc297MD53icict/355982019-09-14 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