Satisfação, sobrecarga de trabalho e estresse nos profissionais de serviço de saúde mental
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/15168 |
Resumo: | Objetivo: Avaliar o impacto da carga de trabalho e de estresse sobre a satisfação profissional em profissionais do serviço de saúde mental. Método: Estudo transversal com amostra de 23 profissionais de saúde mental. Foram aplicados os instrumentos: Escala de Avaliação do Impacto do Trabalho em Serviços de Saúde Mental (Impacto‑Br), Escala de Avaliação da Satisfação da Equipe em Serviços de Saúde Mental (Satis‑Br) e um questionário sociodemográfico. A pesquisa foi realizada em 2013. Resultados: 60,86% dos participantes eram do sexo feminino, com idade média de 36,48 anos. O escore de satisfação global foi de 3,16 (médio), e o escore de sobrecarga dos profissionais, de 2,33 (médio). O grupo com estresse apresentou menor grau de satisfação com o serviço do que o grupo sem estresse. Conclusão: Os dados obtidos com esta pesquisa demonstram que os profissionais que atuam na área da saúde mental sentem‑se de médio a pouco satisfeitos em relação à qualidade dos serviços oferecidos e ao trabalho realizado em equipe. Os instrumentos se apresentaram adequados para avaliação dos processos de trabalho, fazendo com que haja confiabilidade nos dados e comparabilidade entre diferentes achados, o que possibilita, fundamentalmente, intervir nos processos de trabalho, tornando‑o, como se deseja, o melhor possível. |
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Ferreira, Aldo Pacheco2016-07-26T16:13:56Z2016-07-29T18:34:13Z2016-07-26T16:13:56Z2016-07-29T18:34:13Z2015FERREIRA, Aldo Pacheco. Satisfação, sobrecarga de trabalho e estresse nos profissionais de serviço de saúde mental. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho, v.13, n.2, p.91-9, 2015.1679-4435https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/15168Objetivo: Avaliar o impacto da carga de trabalho e de estresse sobre a satisfação profissional em profissionais do serviço de saúde mental. Método: Estudo transversal com amostra de 23 profissionais de saúde mental. Foram aplicados os instrumentos: Escala de Avaliação do Impacto do Trabalho em Serviços de Saúde Mental (Impacto‑Br), Escala de Avaliação da Satisfação da Equipe em Serviços de Saúde Mental (Satis‑Br) e um questionário sociodemográfico. A pesquisa foi realizada em 2013. Resultados: 60,86% dos participantes eram do sexo feminino, com idade média de 36,48 anos. O escore de satisfação global foi de 3,16 (médio), e o escore de sobrecarga dos profissionais, de 2,33 (médio). O grupo com estresse apresentou menor grau de satisfação com o serviço do que o grupo sem estresse. Conclusão: Os dados obtidos com esta pesquisa demonstram que os profissionais que atuam na área da saúde mental sentem‑se de médio a pouco satisfeitos em relação à qualidade dos serviços oferecidos e ao trabalho realizado em equipe. Os instrumentos se apresentaram adequados para avaliação dos processos de trabalho, fazendo com que haja confiabilidade nos dados e comparabilidade entre diferentes achados, o que possibilita, fundamentalmente, intervir nos processos de trabalho, tornando‑o, como se deseja, o melhor possível.Objective: To evaluate the impact of workload and stress over professional satisfaction, among mental health professionals. Method: 23 mental health professionals were enrolled in a cross‑sectional study. The following instruments have been used: Impacto‑Br; Satis‑Br; and a socio‑demographic questionnaire. The survey was conducted in 2013. Results: 60.86% of the participants were female; the mean age was 36.48 years. The global satisfaction score with the workload was considered medium (3.16) and the global work impact score was medium (2.33). The group with stress showed a lower degree of satisfaction with the service than the group without stress. It was evidenced higher scores overhead in service in the group of professionals who had indicative of stress. Conclusion: The study showed that professionals who work in the mental health area have been medium to low professionally satisfied with the quality of services offered to the patient and teamwork. The instruments showed adequate for evaluation of work processes, so that there is data reliability and comparability between different findings, which enables fundamentally intervene in the work, making it as one wishes, the best possible.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porporAssociação Nacional de Medicina do TrabalhoSatisfação profissionalImpacto de sobrecargaQualidade de vidaProfessional satisfactionWorkload impactQuality of lifeStressOccupational healthSatisfação, sobrecarga de trabalho e estresse nos profissionais de serviço de saúde mentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZORIGINALrbmt_volume_13_nº_2_29320161552567055475.pdfapplication/pdf182936https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/15168/1/rbmt_volume_13_n%c2%ba_2_29320161552567055475.pdfed3b2397ee62adf05c341a4c9ccb3d41MD51TEXTRBMT_0005414_11-11.pdf.txtExtracted 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