Growth status and academic performace in brazilian school age children: growth retardation impairs mathematical, but not reading and spelling abilities

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Gilberto N.O.
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Onis, Mercedes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/10898
Resumo: Objetivo:Examinar o efeito do crescimento no desempenho acadêmico e a associação entre c rescimento ecompetência acadêmica. Método:A estatura de 722 escolares da rede pública de Niterói foi medida através de procedimentos padronizados e escores padronizados da estatura para a idade (HAZ) foram calculados com base em referência internacional. O desempenho acadêmico foi avaliado através de uma adaptação do Wide Range Achievement Test (WRAT3) composto de leitura, aritmética e ditado. Resultados:Crianças com HAZs mais elevados apresentaram um desempenho melhor do que crianças com HAZs mais baixos somente na aritmética. Este achado foi confirmado por uma análise de modelo de re g re s s ã o múltipla dos dados. Ademais, somente o rendimento em aritmética mostrou uma associação positiva com H A Z . Conclusão:Os resultados indicam que o re t a rdo no crescimento impacta especificamente no desen-volvimento de competência em matemática e são consistentes com um modelo de influências durante o curso da vida que inclui efeitos de latência, cumulativos e de trajetória.
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Resultados:Crianças com HAZs mais elevados apresentaram um desempenho melhor do que crianças com HAZs mais baixos somente na aritmética. Este achado foi confirmado por uma análise de modelo de re g re s s ã o múltipla dos dados. Ademais, somente o rendimento em aritmética mostrou uma associação positiva com H A Z . Conclusão:Os resultados indicam que o re t a rdo no crescimento impacta especificamente no desen-volvimento de competência em matemática e são consistentes com um modelo de influências durante o curso da vida que inclui efeitos de latência, cumulativos e de trajetória.Aim:To assess the effect of child growth status on academic achievement and the association between child growth and academic standing. Method:The heights of 722 middle-school children were m e a s u red using standard pro c e d u res and height-for-age z (HAZ) scores were calculated based on an inter-national re f e rence. Academic perf o rmance was assessed by an adaptation of the Wide Range Achievement Test (WRAT3) composed of Reading, Arithmetic and Spelling. Results:C h i l d ren in the group with higher HAZ scores perf o rmed better than children in the group with lower HAZ scores only on the Arithmetic sub-test. This finding was confirmed by a multiple re g ression model analysis of the data. In addition, only per-f o rmance onthe Arithmetic subtest was positively associated with HAZ. Conclusion:These results indi-cate that growth retardation impacts specifically on the development of arithmetic (numeracy) skills and a re consistent with a three-fold model of life course influences on health including latency, cumulative and pathway effects.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Pediatria. Setor de Neurociências. Laboratóorio de Neuropsicologia Clínica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. / Universidade Federal Fluminense. Centro de Ciências Médicas. Setor de Neurociências. Niterói, RJ, Brasil.World Health Organization. Department of Nutrition. Geneva, Switzerland.engAcademia Brasileira de Neurologia - ABNEUROCrescimentoDesempenho AcadêmicoCompetência em MatemáticaDesenvolvimento CognitivoNeurocomportamentoChild GrowthAchievementAcademic StandingMathematical AbilityCognitive DevelopmentNeurobehaviorCrescimentoEficiênciaCrescimento e DesenvolvimentGrowth status and academic performace in brazilian school age children: growth retardation impairs mathematical, but not reading and spelling abilitiesCrescimento e desempenho acadêmico em escolares brasileiros: retardo no crescimento interfere com a matemática mas não com a leitura e a escritainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82354https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/10898/1/license.txt8b4c200b4e10021c5683c6ccaba07169MD51ORIGINALGrowth status and 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