A participação da mulher no movimento operário de Volta Redonda: uma perspectiva da educação popular em diálogo com a CienciArte e a pesquisa baseada em artes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Roberto Carlos da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/61116
Resumo: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada a partir de narrativas de mulheres que participaram do movimento operário de Volta Redonda, por meio da identificação de características dessa participação, durante as décadas de 1940 a 1980. Escolhemos este recorte geográfico por ser Volta Redonda uma cidade que surge após a chegada dos trabalhadores para a construção da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Nesse contexto ocorre em Volta Redonda o início das Comunidades Eclesiais de Base, que tiveram forte influência na formação dos/das trabalhadores/as dessa região. O presente trabalho é constituído por pesquisa teórico-documental e pesquisa de campo. Nessa pesquisa utilizamos a contribuição das teorias da Psicologia, assim como a produção teórica de Paulo Freire associada a ferramentas teórico-metodológicas da Pesquisa Baseada em Artes. Esses referenciais orientam entrevistas realizadas com mulheres que participaram do movimento operário. A pesquisa documental utilizou imagens (fotografias, vídeos, imagens de jornais e de livros), para entender a questão central: Quais as características da participação de mulheres no movimento operário de Volta Redonda durante as décadas de 1940 a 1980 a partir de suas narrativas? Na pesquisa de campo, utilizamos a Pesquisa Baseada em Artes para identificar nas narrativas das participantes, aspectos da participação da mulher no movimento operário de Volta Redonda, além de realizar análises com base nas teorias de análise de conteúdo. Consideramos os diferentes pontos de vista: o acadêmico, as produções audiovisuais e a visão político-literária da prefeitura sobre as mulheres de Volta Redonda e o movimento operário. A metodologia da Pesquisa Baseada em Artes nos possibilitou construir um mosaico de estratégias, revelando questões obscurecidas e ocultadas. Este mosaico foi composto pelas narrativas das participantes com imagens produzidas por elas na vivência de Arteterapia em uma perspectiva de Carl Gustav Jung. Na composição desse mosaico estão também as narrativas audiovisuais e a utilização de frames e fotografias para analisar como e por quem a história dessas mulheres estavam representadas. Também tivemos a possibilidade de analisar histórias de mulheres que foram homenageadas postumamente ao passo que as mulheres que permanecem atuantes, com raras exceções, dentro de uma narrativa política e acadêmica, foram invisibilizadas pela sociedade, o que foi perceptível também nas narrativas audiovisuais, como mostrou nossa metodologia. Apresentamos, como parte dos resultados, as entrevistas sintetizadas em formato de minidocumentário, valorizando o resgate da memória local e o potencial educativo presente nas narrativas das mulheres entrevistadas. Contribuindo para uma nova perspectiva dialógica entre as narrativas sobre as mulheres e as narrativas das mulheres na Pesquisa Baseada em Artes, o resultado foi uma nova narrativa sobre as histórias das mulheres no movimento operário de Volta Redonda, rompendo com esquemas culturais estigmatizantes e contribuindo para o surgimento de novas identidades.
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Nesse contexto ocorre em Volta Redonda o início das Comunidades Eclesiais de Base, que tiveram forte influência na formação dos/das trabalhadores/as dessa região. O presente trabalho é constituído por pesquisa teórico-documental e pesquisa de campo. Nessa pesquisa utilizamos a contribuição das teorias da Psicologia, assim como a produção teórica de Paulo Freire associada a ferramentas teórico-metodológicas da Pesquisa Baseada em Artes. Esses referenciais orientam entrevistas realizadas com mulheres que participaram do movimento operário. A pesquisa documental utilizou imagens (fotografias, vídeos, imagens de jornais e de livros), para entender a questão central: Quais as características da participação de mulheres no movimento operário de Volta Redonda durante as décadas de 1940 a 1980 a partir de suas narrativas? Na pesquisa de campo, utilizamos a Pesquisa Baseada em Artes para identificar nas narrativas das participantes, aspectos da participação da mulher no movimento operário de Volta Redonda, além de realizar análises com base nas teorias de análise de conteúdo. Consideramos os diferentes pontos de vista: o acadêmico, as produções audiovisuais e a visão político-literária da prefeitura sobre as mulheres de Volta Redonda e o movimento operário. A metodologia da Pesquisa Baseada em Artes nos possibilitou construir um mosaico de estratégias, revelando questões obscurecidas e ocultadas. Este mosaico foi composto pelas narrativas das participantes com imagens produzidas por elas na vivência de Arteterapia em uma perspectiva de Carl Gustav Jung. Na composição desse mosaico estão também as narrativas audiovisuais e a utilização de frames e fotografias para analisar como e por quem a história dessas mulheres estavam representadas. Também tivemos a possibilidade de analisar histórias de mulheres que foram homenageadas postumamente ao passo que as mulheres que permanecem atuantes, com raras exceções, dentro de uma narrativa política e acadêmica, foram invisibilizadas pela sociedade, o que foi perceptível também nas narrativas audiovisuais, como mostrou nossa metodologia. Apresentamos, como parte dos resultados, as entrevistas sintetizadas em formato de minidocumentário, valorizando o resgate da memória local e o potencial educativo presente nas narrativas das mulheres entrevistadas. Contribuindo para uma nova perspectiva dialógica entre as narrativas sobre as mulheres e as narrativas das mulheres na Pesquisa Baseada em Artes, o resultado foi uma nova narrativa sobre as histórias das mulheres no movimento operário de Volta Redonda, rompendo com esquemas culturais estigmatizantes e contribuindo para o surgimento de novas identidades.The present work is the result of research based on the narratives of women who participated of workers' movement in the city of Volta Redonda, identifying features of this participation during 1940s until 1980s. We chose this geographical area because Volta Redonda arose as a city with the arrival of workers for the construction of Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). In this context, the beginning of the Base Ecclesial Communities took place in Volta Redonda, and had a strong influence on the training of workers at that region. The work consists of theoretical and documentary research and field research. In this research, we used the contribution of theories of Psychology regarding the promotion of health for the elderly; the theoretical production of Paulo Freire associated with the theoretical and methodological tools of Arts Based Research. These references guide interviews with women who participated in the labor movement. The documentary research used images (photographs, videos, images from newspapers and books), to understand the central question: What are the features of the participation of women in the workers' movement of Volta Redonda during the 1940s until 1980s from their narratives? In field research, we used Arts-based Research to identify, in the narratives of the participants, aspects of women participation in Volta Redonda workers' movement. The Arts-Based Research methodology enabled us to build a mosaic of strategies, revealing obscured and hidden issues. This mosaic was composed by the narratives of the participants with images produced by them in the experience of Art Therapy in a perspective of Carl Gustav Jung. The composition of this mosaic also includes audiovisual narratives and the use of frames and photographs to analyze how and by whom the history of these women was represented. We also had the possibility to analyze stories of women who were posthumously honored while women who are still alive and remain active, with rare exceptions, within a political and academic narrative were made invisible by society in general.which was also perceptible in the audiovisual narratives, as shown by our methodology. In addition, we carried out our analysis based on theories of content/discourse. We considered the different points of view: the academic, the audiovisual productions and the political literary vision of the municipal government about the women of Volta Redonda and the workers' movement. We present, as part of the results, the interviews synthesized in a mini-documentary format, valuing the recovery of local memory and the educational potential which is present in the narratives of the women interviewed.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porMulherMovimento OperárioPesquisa Baseada em ArtesPsicologiaCienciArteArteterapiaWomenLabor MovementResearch Based on ArtsPsychologyScienceArt TherapyEducação da PopulaçãoCiência nas ArtesVOLTA REDONDAA participação da mulher no movimento operário de Volta Redonda: uma perspectiva da educação popular em diálogo com a CienciArte e a pesquisa baseada em artesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2022Instituto Oswaldo CruzFundação Oswaldo CruzRio de Janeiro/RJPrograma de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txttext/plain1748https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/61116/1/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD51ORIGINALroberto_silva_ioc_mest_2022.pdfapplication/pdf4686301https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/61116/2/roberto_silva_ioc_mest_2022.pdff24c9d5579bd57d91b802c72356c8867MD52icict/611162023-11-09 21:06:43.524oai:www.arca.fiocruz.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352023-11-10T00:06:43Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
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