Avaliação do impacto sonoro no trafego de helicópteros em áreas urbanas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/50729 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma nova abordagem para a avaliação do impacto sonoro do tráfego de helicópteros em áreas urbanas, com base no mapeamento de ruído em receptores críticos e análise de dados através de um Sistema de Informações Geográficas . Considerando as diferenças operacionais desta modalidade de transporte, a metodologia foi desenvolvida para lidar com a interação de dados de diversas naturezas, tais como, aqueles obtidos nas simulações acústicas em diferentes métricas (DNL, LAeqD, LAeqN,LAeq,1h, SEL, TALA), e parâmetros de controle de ruído aeronáutico estabelecidos pela ICAO (Organização de Aviação Civil Internacional) . Esta metodologia, concebida visando atender as vertentes da Abordagem Equilibrada (controle de ruído na fonte, na gestão de uso do solo, nos procedimentos e restrições operacionais), permite caracterizar globalmente as áreas vizinhas do aeródromo do ponto de vista da poluição sonora, e permite analisar os dados individuais dos receptores críticos estudados ao nível de qualidade acústica das fachadas. |
id |
CRUZ_f589a3c8d9ee153eb7b251a758151582 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.arca.fiocruz.br:icict/50729 |
network_acronym_str |
CRUZ |
network_name_str |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
repository_id_str |
2135 |
spelling |
Gama, Ana PaulaMansur, Webe JoãoPinto, Fernando Augusto de Noronha CastroDutra, Max SuellLenzi, ArcanjoSlama, Jules Ghislain2022-01-11T15:02:11Z2022-01-11T15:02:11Z2012GAMA, Ana Paula. Avaliação do Impacto Sonoro do Tráfego de Helicópteros em Áreas Urbana. 2012. 224 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Programa de Engenharia Mecânica, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/50729Este trabalho apresenta uma nova abordagem para a avaliação do impacto sonoro do tráfego de helicópteros em áreas urbanas, com base no mapeamento de ruído em receptores críticos e análise de dados através de um Sistema de Informações Geográficas . Considerando as diferenças operacionais desta modalidade de transporte, a metodologia foi desenvolvida para lidar com a interação de dados de diversas naturezas, tais como, aqueles obtidos nas simulações acústicas em diferentes métricas (DNL, LAeqD, LAeqN,LAeq,1h, SEL, TALA), e parâmetros de controle de ruído aeronáutico estabelecidos pela ICAO (Organização de Aviação Civil Internacional) . Esta metodologia, concebida visando atender as vertentes da Abordagem Equilibrada (controle de ruído na fonte, na gestão de uso do solo, nos procedimentos e restrições operacionais), permite caracterizar globalmente as áreas vizinhas do aeródromo do ponto de vista da poluição sonora, e permite analisar os dados individuais dos receptores críticos estudados ao nível de qualidade acústica das fachadas.This paper presents a new approach for evaluation the noise impact of helicopter traffic in urban areas, based on the noise mapping of critical receptors and analysis of data via a Geographical Information System. Considering the operational differences of this mode of transport, the methodology was developed to deal with the interaction of various types of data such as those obtained in the simulations in different acoustic metrics (DNL, LAeqD, LAeqN,LAeq,1h, SEL, TALA), and aircraft noise control parameters set out by ICAO - International Civil Aviation Organization. This methodology, designed to meet the concepts of Balanced Approach (noise control at source, in the management of land use, procedures and operational restrictions), allows characterize the noise pollution in the in the surrounding areas, and at the same time, allows to analyze individual data of critical receptors at the level of acoustic quality of the facades.Fundação Oswaldo Cruz. Presidência. Vice-Presidência de Gestão e Desenvolvimento Institucional. Coordenação Geral de Pessoas. Coordenação de Saúde do Trabalhador. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porControle de ruído aeroportuárioHelicópterosAbordagem EquilibradaAcústica AmbientalAvaliação do impacto sonoro no trafego de helicópteros em áreas urbanasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis2012-10Departamento de Engenharia MecânicaUniversidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Universidade Federal do Rio de JaneiroPrograma de pós-graduação e pesquisa de Engenhariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txttext/plain1748https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/50729/1/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD51ORIGINALTese Ana Paula Gama.pdfTese Ana Paula Gama.pdfapplication/pdf19755019https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/50729/2/Tese%20Ana%20Paula%20Gama.pdf60d13ff9c8c6e004fd03bfcf8681dda9MD52icict/507292022-08-04 20:37:56.267oai:www.arca.fiocruz.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352022-08-04T23:37:56Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação do impacto sonoro no trafego de helicópteros em áreas urbanas |
title |
Avaliação do impacto sonoro no trafego de helicópteros em áreas urbanas |
spellingShingle |
Avaliação do impacto sonoro no trafego de helicópteros em áreas urbanas Gama, Ana Paula Controle de ruído aeroportuário Helicópteros Abordagem Equilibrada Acústica Ambiental |
title_short |
Avaliação do impacto sonoro no trafego de helicópteros em áreas urbanas |
title_full |
Avaliação do impacto sonoro no trafego de helicópteros em áreas urbanas |
title_fullStr |
Avaliação do impacto sonoro no trafego de helicópteros em áreas urbanas |
title_full_unstemmed |
Avaliação do impacto sonoro no trafego de helicópteros em áreas urbanas |
title_sort |
Avaliação do impacto sonoro no trafego de helicópteros em áreas urbanas |
author |
Gama, Ana Paula |
author_facet |
Gama, Ana Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.member.none.fl_str_mv |
Mansur, Webe João Pinto, Fernando Augusto de Noronha Castro Dutra, Max Suell Lenzi, Arcanjo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gama, Ana Paula |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Slama, Jules Ghislain |
contributor_str_mv |
Slama, Jules Ghislain |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Controle de ruído aeroportuário Helicópteros Abordagem Equilibrada Acústica Ambiental |
topic |
Controle de ruído aeroportuário Helicópteros Abordagem Equilibrada Acústica Ambiental |
description |
Este trabalho apresenta uma nova abordagem para a avaliação do impacto sonoro do tráfego de helicópteros em áreas urbanas, com base no mapeamento de ruído em receptores críticos e análise de dados através de um Sistema de Informações Geográficas . Considerando as diferenças operacionais desta modalidade de transporte, a metodologia foi desenvolvida para lidar com a interação de dados de diversas naturezas, tais como, aqueles obtidos nas simulações acústicas em diferentes métricas (DNL, LAeqD, LAeqN,LAeq,1h, SEL, TALA), e parâmetros de controle de ruído aeronáutico estabelecidos pela ICAO (Organização de Aviação Civil Internacional) . Esta metodologia, concebida visando atender as vertentes da Abordagem Equilibrada (controle de ruído na fonte, na gestão de uso do solo, nos procedimentos e restrições operacionais), permite caracterizar globalmente as áreas vizinhas do aeródromo do ponto de vista da poluição sonora, e permite analisar os dados individuais dos receptores críticos estudados ao nível de qualidade acústica das fachadas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-01-11T15:02:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-01-11T15:02:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GAMA, Ana Paula. Avaliação do Impacto Sonoro do Tráfego de Helicópteros em Áreas Urbana. 2012. 224 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Programa de Engenharia Mecânica, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/50729 |
identifier_str_mv |
GAMA, Ana Paula. Avaliação do Impacto Sonoro do Tráfego de Helicópteros em Áreas Urbana. 2012. 224 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Programa de Engenharia Mecânica, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. |
url |
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/50729 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) instacron:FIOCRUZ |
instname_str |
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
instacron_str |
FIOCRUZ |
institution |
FIOCRUZ |
reponame_str |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
collection |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/50729/1/license.txt https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/50729/2/Tese%20Ana%20Paula%20Gama.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 60d13ff9c8c6e004fd03bfcf8681dda9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.arca@fiocruz.br |
_version_ |
1798324690925649920 |