Avaliação da Qualidade da Assistência de Urgência e Emergência: Uma abordagem por triangulação de métodos
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/60903 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo a avaliação da qualidade do atendimento de urgência geral nasunidades de alta complexidade do Sistema Único de Saúde da cidade do Recife nos anos de2006 e 2007. Foram pesquisadas as emergências dos Hospitais da Restauração Getúlio Vargase Otávio de Freitas, sendo entrevistados 420 usuários, 84 médicos, 42 enfermeiros e os trêsDiretores Gerais. É um estudo de casos múltiplos de cunho exploratório e explanatório. Temcomo referencial analítico as dimensões gerais da qualidade a serem avaliadas: 1 – respeitoaos direitos das pessoas, a) confidencialidade das informações, b) privacidade noatendimento, c) direito à informação, d) conforto, e) dignidade e cortesia, f) priorização aousuário, g) percepção da qualidade da assistência pelos usuários, 2 – acolhimento; e a análisede estrutura e processo. Para seu estudo lançou mão de diversos métodos e técnicas paraapreensão da satisfação dos usuários, avaliação das condições de trabalho, motivações dosmédicos e enfermeiros, avaliação das políticas de qualificação da assistência com os gestoreshospitalares, análise dos prontuários dos pacientes e observações dos pesquisadores sobre asdimensões avaliadas. Possibilitando ao final a triangulação dos resultados e análise final. Temcomo principais achados: a) A insatisfação unânime com as condições oferecidas porusuários, profissionais e gestores nas três emergências, sendo a superlotação das emergênciasexpressão mais evidente das más condições oferecidas; b) O trabalho dos profissionais pelosusuários é bem melhor avaliado que as condições oferecidas. Os médicos e enfermeiros têmuma grande motivação para o trabalho nas emergências, mas o grau de motivação nãointerfere na satisfação dos usuários; c) Apesar do reconhecimento dos gestores de que oacolhimento com classificação de risco é o elemento central da requalificação dasemergências em nenhuma das emergências tinha a sua implantação plena, resultado que talvezdetermine a maior insatisfação com as recepções das emergências; d) Quanto às dimensões daqualidade a avaliação no geral foi boa em relação à confidencialidade e a assistência clínica,uma avaliação razoável em relação ao direito à informação e dignidade e cortesia noatendimento e uma avaliação muito ruim em relação ao conforto, confidencialidade dasinformações e aos tempos de espera; e) Apesar da emergência do Hospital da Restauraçãooferecer as melhores condições de trabalho, ter profissionais com boa motivação, ter menorestempos de espera, maior disponibilização de meios diagnósticos, maior implantação doacolhimento com classificação de risco e responsabilização com o usuário, tem a pioravaliação dos usuários provavelmente determinada pelo perfil de maior gravidade dospacientes e uma maior necessidade de presteza na assistência; f) A triangulação de métodosem estudo de casos demonstrou ser uma potente ferramenta metodológica para aproximaçãode problemas complexos. |
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É um estudo de casos múltiplos de cunho exploratório e explanatório. Temcomo referencial analítico as dimensões gerais da qualidade a serem avaliadas: 1 – respeitoaos direitos das pessoas, a) confidencialidade das informações, b) privacidade noatendimento, c) direito à informação, d) conforto, e) dignidade e cortesia, f) priorização aousuário, g) percepção da qualidade da assistência pelos usuários, 2 – acolhimento; e a análisede estrutura e processo. Para seu estudo lançou mão de diversos métodos e técnicas paraapreensão da satisfação dos usuários, avaliação das condições de trabalho, motivações dosmédicos e enfermeiros, avaliação das políticas de qualificação da assistência com os gestoreshospitalares, análise dos prontuários dos pacientes e observações dos pesquisadores sobre asdimensões avaliadas. Possibilitando ao final a triangulação dos resultados e análise final. Temcomo principais achados: a) A insatisfação unânime com as condições oferecidas porusuários, profissionais e gestores nas três emergências, sendo a superlotação das emergênciasexpressão mais evidente das más condições oferecidas; b) O trabalho dos profissionais pelosusuários é bem melhor avaliado que as condições oferecidas. Os médicos e enfermeiros têmuma grande motivação para o trabalho nas emergências, mas o grau de motivação nãointerfere na satisfação dos usuários; c) Apesar do reconhecimento dos gestores de que oacolhimento com classificação de risco é o elemento central da requalificação dasemergências em nenhuma das emergências tinha a sua implantação plena, resultado que talvezdetermine a maior insatisfação com as recepções das emergências; d) Quanto às dimensões daqualidade a avaliação no geral foi boa em relação à confidencialidade e a assistência clínica,uma avaliação razoável em relação ao direito à informação e dignidade e cortesia noatendimento e uma avaliação muito ruim em relação ao conforto, confidencialidade dasinformações e aos tempos de espera; e) Apesar da emergência do Hospital da Restauraçãooferecer as melhores condições de trabalho, ter profissionais com boa motivação, ter menorestempos de espera, maior disponibilização de meios diagnósticos, maior implantação doacolhimento com classificação de risco e responsabilização com o usuário, tem a pioravaliação dos usuários provavelmente determinada pelo perfil de maior gravidade dospacientes e uma maior necessidade de presteza na assistência; f) A triangulação de métodosem estudo de casos demonstrou ser uma potente ferramenta metodológica para aproximaçãode problemas complexos.This study aims to evaluate the quality of general emergency care at high-complexityBrazilian National Health Service units in the city of Recife in 2006 and 2007. Theemergency units studied were those of the Restauração, Getúlio Vargas and Otávio de FreitasHospitals and 420 patients, 84 doctors, 42 nurses and three general directors wereinterviewed. This is a multiple case study of an exploratory and explanatory nature. Theanalytical framework used are the general quality dimensions: 1 – respect for the rights ofthe individual, a) confidentiality, b) privacy, c) the right to information, d) comfort, e) dignityand courtesy, f) patient priority, g) patient perception of quality of care, 2 – reception; and ananalysis of structures and processes. The study uses various methods and techniques toascertain the degree of satisfaction of patients, to evaluate working conditions, to determinethe motivation of doctors and nurses, to evaluate quality care policy with hospital managers,to analyze patient records and collect observations regarding the dimensions of quality understudy. This allowed the results to be triangulated and a final analysis conducted. The mainfindings were: a) the patients, medical staff and managers were unanimous in theirdissatisfaction with the conditions offered, most frequently citing emergency system overload;b) the work of medical staff received a much better evaluation from patients than theconditions. Doctors and nurses are highly motivated to work in emergency units, but this doesnot have an effect on patient satisfaction; c) although managers are aware that specialreception for patients classified as at-risk is the central factor in improvement of the quality ofthe emergency service, this had not been fully installed at any of the emergency units studied,which may explain why dissatisfaction is greatest with regard to reception at emergency units;d) the quality indicators and overall evaluation were good for confidentiality and clinical care,average for information and dignity and courtesy and very poor for comfort, confidentialityand waiting time; e) although the Restauração Hospital emergency unit provides the bestworking conditions, has a highly motivated medical staff, shorter waiting times, morediagnostic procedures available, better implementation of a special reception for patientsclassified as at-risk and greater responsibility towards the patient, it received the worstevaluation from patients. This is probably because of the serious nature of the patients’conditions at this hospital and the greater need for prompt assistance; f) the triangulation ofcase-study methods proved to be a powerful methodological tool for dealing with complexproblems.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.porAvaliação da Qualidade da Assistência de Urgência e EmergênciaAvaliação das Condições OferecidasSatisfação dos UsuáriosMotivação dos ProfissionaisAvaliação das Políticas de Qualificação da SaúdeTriangulação de MétodosEvaluation of Emergency Care QualityEvaluation of Health-Care ConditionsPatient SatisfactionMotivation of Medical StaffEvaluation of Health Care Quality PoliciesTriangulation of MethodsQualidade da Assistência de UrgênciaSatisfação dos UsuáriosCondições OferecidasMotivação dos ProfissionaisAvaliação das Políticas de Qualificação da SaúdeTriangulação de MétodosAvaliação da Qualidade da Assistência de Urgência e Emergência: Uma abordagem por triangulação de métodosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis2009-09-02Departamento de Saúde ColetivaInstituto Aggeu MagalhãesRecifePrograma de Pós-graduação em Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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