Formação-ação em saúde, ambiente e trabalho: uma estratégia para a implementação da Política Nacional de Saúde Integral das populações do campo, da floresta e das águas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Virgínia da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/49594
Resumo: As populações do Campo, da Floresta e das Águas são historicamente negligenciadas pelo poder público, por este motivo os movimentos sociais constroem pautas de reivindicação para solicitar aos governos o acesso aos seus direitos e as políticas públicas. O objetivo geral dessa pesquisa foi analisar e sistematizar o processo de formação-ação que dialogam com a Política Nacional de Saúde Integral da Populações do Campo, da Floresta e das Águas (PNSIPCFA) no âmbito do Curso Especialização e do Curso Livre em Promoção e Vigilância em Saúde, Ambiente e Trabalho, realizado no Ceará 2017-2018, visando a promoção de territórios saudáveis e sutentáveis. Para a realização da pesquisa utilizou-se de metodologia qualitativa, com revisão bibliográfica e documental, observação participante junto aos educandos e a coordenação da especialização, na carta de avaliação final do curso, dos registros nos portfólios dos mesmos e análise dos projetos de intervenção desenvolvido pelos educandos, com destaque para os projetos que envolviam territórios rurais e ou pesqueiros, uma vez que estes territórios são os que dialogam com a PNSIPCFA. Esta pesquisa visou constatar qual metodologia é a mais adequada para a formação de profissionais de saúde que precisam ter um olhar para essas populações focado na equidade, no modo de produzir e reproduzir a vida nos territórios e voltado para a construção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis (TSS), e como consegue contribuir para a implementação da PNSIPCFA. Estes objetivos só foram alcançados uma vez que o projeto pedagógico do curso teve uma intencionalidade pedagógica e uma metodologia que a cada etapa dialogou com os conteúdos com o trabalho dos educandos no território, potencializando assim a atuação deste no território e construindo uma concretude no conteúdo ministrado. Foram desenvolvidos 21 (vinte e um) projetos de intervenção, destes 7 (sete) em territórios do campo, 1 (um) em território pesqueiro, já os demais 13 (treze) em áreas urbanas de Fortaleza e ou região metropolitana. Uma outra observação pertinente foi o potencial de disseminação da metodologia e conteúdo da formação junto as comunidades. A confluência dessas ações estimuladas pelo processo de formação juntamente com o proposto na PNSIPCFA e a na construção de TSS e em outras políticas públicas possibilitam garantir as condições e qualidade de vida e produção no campo, na floresta e nas águas.
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O objetivo geral dessa pesquisa foi analisar e sistematizar o processo de formação-ação que dialogam com a Política Nacional de Saúde Integral da Populações do Campo, da Floresta e das Águas (PNSIPCFA) no âmbito do Curso Especialização e do Curso Livre em Promoção e Vigilância em Saúde, Ambiente e Trabalho, realizado no Ceará 2017-2018, visando a promoção de territórios saudáveis e sutentáveis. Para a realização da pesquisa utilizou-se de metodologia qualitativa, com revisão bibliográfica e documental, observação participante junto aos educandos e a coordenação da especialização, na carta de avaliação final do curso, dos registros nos portfólios dos mesmos e análise dos projetos de intervenção desenvolvido pelos educandos, com destaque para os projetos que envolviam territórios rurais e ou pesqueiros, uma vez que estes territórios são os que dialogam com a PNSIPCFA. Esta pesquisa visou constatar qual metodologia é a mais adequada para a formação de profissionais de saúde que precisam ter um olhar para essas populações focado na equidade, no modo de produzir e reproduzir a vida nos territórios e voltado para a construção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis (TSS), e como consegue contribuir para a implementação da PNSIPCFA. Estes objetivos só foram alcançados uma vez que o projeto pedagógico do curso teve uma intencionalidade pedagógica e uma metodologia que a cada etapa dialogou com os conteúdos com o trabalho dos educandos no território, potencializando assim a atuação deste no território e construindo uma concretude no conteúdo ministrado. Foram desenvolvidos 21 (vinte e um) projetos de intervenção, destes 7 (sete) em territórios do campo, 1 (um) em território pesqueiro, já os demais 13 (treze) em áreas urbanas de Fortaleza e ou região metropolitana. Uma outra observação pertinente foi o potencial de disseminação da metodologia e conteúdo da formação junto as comunidades. A confluência dessas ações estimuladas pelo processo de formação juntamente com o proposto na PNSIPCFA e a na construção de TSS e em outras políticas públicas possibilitam garantir as condições e qualidade de vida e produção no campo, na floresta e nas águas.The rural, forest and water populations have historically been neglected by the public authorities, and therefore social movements have built up demands to demand that governments have access to their rights and public policies. The general objective of this research was to analyze and systematize the process-formation process that dialogues with the National Policy of Integral Health of the Populations of the Field, the Forest and the Waters (PNSIPCFA) within the scope of the Specialization Course and the Free Course in Promotion and Surveillance in Health, Environment and Work, held in Ceará 2017-2018, aiming at the promotion of healthy and sustainable territories. In order to carry out the research, a qualitative methodology was used, with a bibliographical and documentary review, a participant observation with the students and the coordination of the specialization, in the letter of final evaluation of the course, the records in the portfolios of the same and analysis of the intervention projects developed by the students, with emphasis on projects involving rural and / or fishing territories, since these territories are the ones that dialogue with the PNSIPCFA. This research aimed to verify which methodology is most appropriate for the training of health professionals who need to have a look at these populations focused on equity, how to produce and reproduce life in the territories and aimed at building Healthy and Sustainable Territories (TSS), and how it can contribute to the implementation of PNSIPCFA. These objectives were only reached once the pedagogical project of the course had a pedagogical intentionality and a methodology that at each stage dialogued with the contents with the work of the students in the territory, thus enhancing its performance in the territory and constructing a concreteness in the content taught. Twenty-one intervention projects were developed, of these seven (7) in field territories, one (1) in fishing territory, and the other 13 (thirteen) in urban areas of Fortaleza and / or metropolitan region. Another relevant observation was the potential for dissemination of methodology and training content to communities. The confluence of these actions stimulated by the training process together with the one proposed in the PNSIPCFA and the construction of TSS and other public policies make it possible to guarantee the conditions and quality of life and production in the field, in the forest and in the waters.Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.porSaúde da população do campo, da floresta e das águasSaúde do trabalhadorPolítica públicaEducação em saúdeTerritórios, saudáveis e sustentáveisHealth of the population of the field, the forest and the watersWorker's healthPublic policyHealth educationTerritories, healthy and sustainableSaúde da PopulaçãoEducação em SaúdePolítica de SaúdeDesenvolvimento SustentávelAssistência Integral à SaúdePopulação RuralFormação-ação em saúde, ambiente e trabalho: uma estratégia para a implementação da Política Nacional de Saúde Integral das populações do campo, da floresta e das águasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2019-05-24Escola de Governo Fiocruz BrasíliaFundação Oswaldo Cruz. 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